Your SlideShare is downloading. ×
Vantagens e riscos associados à utilização da internet (pp)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Vantagens e riscos associados à utilização da internet (pp)

8,990
views

Published on


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
8,990
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
51
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1.  Este trabalho surgiu no âmbito do projeto Comenius. No qual,a professora Filomena Clemente sugeriu-nos que fizéssemosum trabalho sobre as vantagens e os riscos associados àutilização da Internet. Entre este grande tema, tivemos queescolher entre os seguintes subtemas: Vantagens associadas ao uso Internet; Riscos associados ao uso da Internet; Conselhos/cuidados para reduzir os riscos associados aouso da Internet; Nós optamos por fazer todos os subtemas, pois, devido àssuas interligações, achamos mais interessante falar sobrecada um e ainda, optamos por fazer uma pequena definiçãode Internet.
  • 2. A Internet é uma ampla rede mundial que une milhões decomputadores em todo o mundo, desde de vários tipos etamanhos, a diferentes marcas e modelos e até com diferentessistemas operacionais.Assim, pode-se dizer que a Internet é um modo barato e simples defazer com que os computadores comuniquem entresi, independentemente da distância.Atualmente, a Internet revela-se um grande fator decomunicação, integração social, armazenamento de informações eglobalização de produtos.
  • 3. Desde da criação daInternet, em 1957, esta temsofrido diversasalterações, isto é…Aumento das vantagens Redução dasdesvantagensEvolução da Internet
  • 4.  Sendo assim as grandes vantagens da internet são:ComunicaçãoComércio eletrónicoEntretenimentoInformaçãoFormação de comunidades
  • 5. A grande quantidade de informação, que é a maior vantagem quepodemos retirar ao usar a Internet. Pois, atualmente é possívelpesquisar, qualquer tema e informação, com facilidade, bastandoter um computador com ligação à Internet.A comunicação, que é o principal objetivo da Internet. Pois, aoenviarmos, por exemplo, um e-mail, podemos contactar comalguém que esteja a milhares de quilómetros de distância, que empoucos segundos a mensagem estará transmitida. Apesar detudo, a comunicação ainda se encontra num processo dedesenvolvimento, com o objetivo de a tornar mais segura erápida, para, assim, termos acesso a uma Internet segura epodermos evitar todos os Perigos da InternetO entretenimento, como jogos de vídeo, músicas, filmes, salas dechat, notícias, redes sociais, etc…, que na Internet são meios muitopopulares entre os utilizadores;O comércio eletrónico, que é uma opção fantástica, na qualpodemos comprar qualquer coisa, necessitando, somente, autilização de Internet;A formação de comunidades, pois através de fóruns e temas dediscussão, consegue-se atingir um número elevado depessoas, que em diferentes tipos de debates e discussões, podemexpressar as suas opiniões e, por fim, reunir e partilhar diversosconhecimentos.Para terminar, também, existem outros diversos serviços que sãooferecidos por via Internet, como por exemplo: A oferta de emprego; O banco online; A reserva e compra de bilhetes de cinema; As reservas de hotéis.
  • 6. Visionamentode conteúdosimprópriosVenda de drogaselícitas, armas epessoasAnonimatoFalta deprivacidadeExistência de sitesviolentos, racistas ou aindaxenófobo Sendo assim as grandes desvantagens da internet são:
  • 7. A falta de privacidade, pois muitas pessoas, devido a fotos, vídeos,informações etc…, acabam por ficar expostas, na Internet. Assim,muitas delas acabam por ser vítimas de golpes, roubos, entreoutros variados crimes;O anonimato, pois muitas pessoas nocivas se escondem por detrásde algo que não são para conseguirem atingir os seusobjetivos, objetivos esses, a realização de crimes.O fácil acesso ao visionamento de conteúdos impróprios, tambémconhecidos como conteúdos para adultos oupornografia, isto, devido ao aumento do número de sites quetransmitem esse mesmo conteúdo.A existência de muitos sites de conteúdo racista, xenófobo ou,ainda, com conteúdos violentos.A venda de drogas elícitas, armas e pessoas, maioritariamentecrianças;Apesar de tudo, o maior perigo pode vir de umaconversa, aparentemente inocente, tida numa rede social ou numasala de chat, com um anónimo.
  • 8.  Como vimos anteriormente existem muitos perigos associadosa internet e assim temos que nos adaptar e a aprender a lidarcom essas situações. Sendo assim os principais cuidados quese devem ter são: Nunca dizer as passwords a ninguém; Nunca dar informações pessoais, isto é, o nome, otelefone, a morada, fotos; Não abrir e-mails de desconhecidos, pois podem contervírus;
  • 9.  Evitar o envolvimento em discussões desagradáveis; Abandonar os chats, em caso de alguém ser rude oudesagradável; Nunca marcar ou ir a encontros com “amigos” feitosonline, sem a presença de um adulto, que deverá, depreferência, ser os pais. Pois, na realidade, não se sabequem está por detrás do computador; Mas, acima de tudo, pedir sempre ajuda aos pais ou aosprofessores quando se tem um problema, seja ele ounão, relacionado com o uso da Internet.
  • 10.  Nós gostámos de fazer este trabalho porque conseguimosentender todo o conceito que envolve a Internet. Isto é, estatem, como tudo, as suas vantagens e desvantagens.Contudo, o mais difícil é distinguir entre aquilo que é, ounão, perigoso. Nós acreditamos que as vantagens da Internet são superioresàs suas desvantagens, mas, apesar de tudo, até que ponto aInternet é um meio credível e positivo? A verdade é que graças à Internet muitas pessoas sesuicidaram, sofreram…será que, assim, as desvantagens nãodeixam tudo a perder?
  • 11.  Estas são as perguntas que ficam no ar, mas outra verdade éque, atualmente existem várias formas de alertar para osriscos associados ao uso da Internet. Portanto, achamos que, tal como tudo, a Internet tem o seulado positivo e negativo, todavia temos que nos adaptar enavegando com cautela, na grande rede mundial, não nosperderemos.
  • 12.  http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-apl.htm http://perigosdainternet.com/perigos-das-redes-sociais/ http://www.prof2000.pt/users/lbastos/os%20perigos%20da%20internet.htm http://danielasale.blogs.sapo.pt/10343.html http://perigosdanet2011.blogspot.pt/2011/01/as-vantagens-e-desvantagens-da-internet_14.html http://prgjean.blogspot.pt/2011/03/vantagens-e-desvantagens-da-internet-o.html http://perigosdainternet.com/vantagens-da-internet/
  • 13.  Bruno Costa, Nº 4 Frederico Dias, Nº 8 Joana Mendes, Nº 10 Nelson Simões, Nº 229ºE2012/2013Filomena ClementeObrigadopela, atenção!