Perigos da internet final (1)-2

1,128 views
939 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,128
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Perigos da internet final (1)-2

  1. 1. Trabalho realizado por: •Mafalda Oleirinha nº13 9ºE •Margarida Carvalho nº15 9ºE •Nádia Azevedo nº21 9ºE Perigos da Internet
  2. 2. A Internet  A Internet é uma rede mundial de computadores de acesso de público ilimitado. Com esta nova tecnologia, conseguimos fazer coisas que eram impensáveis à uns anos atrás.  Podemos até dizer que, “temos o mundo à distância de um clique”, pois permite um maior acesso a todo o tipo de informação.
  3. 3. A Internet  Para além da informação que nos pode transmitir, a internet também pode ser considerada um meio de comunicação, pelo que através dela podemos falar com amigos e ou familiares, que podem estar no outro lado do mundo.  Para comunicar em tempo real e de forma barata com amigos e familiares, temos disponivel o Facebook, Twitter, Skype, Menssenger, entre outros. Além da comunicação por escrito, também é possível falar e ver as pessoas com que estamos em contacto através da câmara Web, áudio e video.
  4. 4. As Vantagens da Internet • Banco (Netbanco); • Estado (Finanças); • Segurança Social; • Windows live Mensenger; • Correio eletrónico; • Sites de informação, etc. •A Internet tem uma oferta de serviços cada vez maior e mais acessível, faz-se uma utilização cada vez mais frequente, quer seja por questões de informação, lazer, social, ou para contacto com entidades, tais como:
  5. 5. As Vantagens da Internet  Com isto, para além da comodidade de fazer os pagamentos/outros com toda a segurança em casa, as pessoas evitam as filas existentes nos Bancos, Repartições das Finanças entre outras. Consegue-se efectuar todas as operações que necessitam em tempo real, ganhando até um maior controlo sobre a informação disponível. Entregam a declaração de IRS, via Internet, bem como efectuam pagamentos/consultas de outros impostos da mesma forma.
  6. 6. A Internet  Contudo, para além destes benefícios a Internet tem o seu lado menos bom, pois a cada acesso que fazemos a esta, estamo-nos a expor a um mundo. E assim estamos habilitados a violações de privacidade, ganhar vírus no computador, entre outros.
  7. 7. O Crime na Internet  O crime também existe na internet e está prevista a sua punição por lei. É assim possível apresentar queixa às autoridades, caso isso suceda. Porém, por vezes não é fácil em diversas situações pôr os culpados na cadeia. Os crimes associados á internet são:  Violação da privacidade  Vírus  Pedofilia;  Racismo;  Violência.
  8. 8. O que podes fazer para prevenir os perigos  Para acedermos a determinados conteúdos, não devemos fazê-lo em locais públicos, porque corremos o risco de estarmos a ser observados, para além de potenciarmos a exposição da informação privada com outros utilizadores.  Nunca digas as tuas passwords a ninguém  Nunca dês informações sobre ti, de forma a poderes ser identificado (nome, telefone, morada, foto)  Não abras e-mails de quem não conheças (pode conter um vírus!)  Evita o envolvimento em discussões desagradáveis
  9. 9. O que podes fazer para prevenir os perigos  Abandona os “chats” se alguém for rude ou desagradável contigo  Nunca deves ter encontros com “amigos” feitos online, sem a presença de um adulto, de preferência os teus pais. (Na realidade não sabes quem esses amigos são)  Comporta-te sempre de forma educada  Pede ajuda aos teus pais e/ou aos professores quando tiveres algum problema
  10. 10. Chats e Páginas Pessoais  Facebook -  hi5-  Youtube-
  11. 11. Tipos de Crime Ameaça – É um crime em que uma pessoa escreve uma ameaça alguém, dizendo que a pessoa será vitima de algum tipo de violência, ou outros, mesmo sendo uma brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anónima, é possível para a polícia descobrir quem é que fez a ameaça. Violação da privacidade - Pode ocorrer nas redes sociais quando por exemplo, uma pessoa divulgue informações que venham manchar a imagem de outra. O seja, pode ser um atentado á honra.
  12. 12. Tipos de Crime Falsa identidade – Ocorre quando alguém mente sobre a sua idade, nome, sexo, com vista em obter alguma vantagem ou prejudicar outra pessoa. Pirataria – É copiar músicas, livros, entre outros sem autorização do autor. A pirataria é um grande problema para quem produz CDs, filmes, livros e softwares.
  13. 13. Sítios de Prevenção  Sites de prevenção: Linha alerta http://linhaalerta.internetsegura.pt/ Dadus http://dadus.cnpd.pt/ Miúdos seguros http://www.miudossegurosna.net/sobre/titodemorais.html Net segura http://seguranet.pt
  14. 14. Fim Fim

×