Ficha de trabalho so 1 m4 resolução

529
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
529
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ficha de trabalho so 1 m4 resolução

  1. 1. S.O. - Sistemas Operativos Módulo 4 Ficha de Trabalho 1 Sumário: Software Open SourceUtilizando o documento anterior, responda às questões que se seguem.1. O que significa software open source? Os princípios do “open source” baseiam-se na “liberdade de expressão, acesso à informação, no carácter colectivo do conhecimento, que deve ser construído e disponibilizado democraticamente e não privatizado”. A OSI (Open Source Initiative) responsável pela aprovação e revisão das licenças de código aberto/ Open source, defende que a partilha de código aberto deve obedecer a dez critérios: redistribuição livre; partilha do código fonte; permitir modificações e trabalhos partilhados, manter a integridade do código fonte do autor, caso a licença assim o exija; a licença não deve restringir pessoas ou grupos; os direitos associados ao software devem ser aplicados a todas as pessoas a quem o software é distribuído; a licença não deve ser específica de um produto; a licença não deve restringir a utilização do software em conjunto com outro software; e a licença deve ser tecnologicamente neutra. Existem várias licenças que definem as formas de utilização, alteração e distribuição de software. A mais utilizada em projectos de software livre é a GPL (General Public License), criada por Richard Stallman, no âmbito do projecto GNU da Free Software Foundation. Define: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0); A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo ás suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade; A liberdade de redistribuir cópias. (liberdade nº 2); A liberdade de aperfeiçoar o programa, e libertar os seus aperfeiçoamentos, de modo a que toda a comunidade beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  2. 2. 2. Qual a diferença entre Free software e software open Source? Em inglês, o termo “Free” presta-se a alguns equívocos dado o duplo significado, podesignificar gratuito ou livre. Considera-se software gratuito (freeware) o conjunto de aplicaçõesproprietárias que podem ser obtidas sem custos de aquisição para o utilizador. O Software Open Source designa uma metodologia de desenvolvimento de software e éidentificado por licenças reconhecidas pela Open Source Initiative (OSI).3. Descreve resumidamente as várias fases de evolução do software open Source? A fase primeira fase, Open-Source 1.0 (Software Gratuito e Aberto), da década de 70 atéaos finais da década de 90, com os movimentos de “hackers”, a criação do GNU Project e daFree Software Foundation, caracterizou-se pela pouca adesão comercial. A segunda fase, Open-Source 1.5 (Software Gratuito e Aberto; Serviços Comerciais), inicia-se com a profissionalização e aumento da importância do Open Source para a indústria emgeral. Tornando a manutenção e o suporte do software uma actividade comercial, mantendo osoftware gratuito. A terceira fase, Open-Source 2.0 (Software Aberto; Qualidade Comercial) foi marcada peloaparecimento do modelo de licenciamento "Managed Open-Source", com vista àresponsabilização do fornecedor (homologação, testes e verificação automática deintegração), entrega de versões homologadas com ambiente “pronto a usar”, disponibilizaçãode todos os códigos fontes e inclusive documentos da metodologia, com direitos aactualização, entre outros. Com vista a poderem concorrer com a qualidade e fiabilidade dosprodutos proprietários.4. Diga de forma sucinta, quais as principais vantagens do software open Source?As principais vantagens da utilização de software open source são: garantia de continuidade da solução (a disponibilidade do código fonte garante que a solução possa ser mantida por decisão estratégica da corporação); garantia de interoperabilidade; redução de custos; liberdade de software e de informação; partilha e cooperação na rápida resolução de problemas encontrados.5. Lista alguns exemplos de projectos de sucesso?
  3. 3. Alguns projectos de sucesso são o Apache HTTP Server, o Linux, Mozilla Firefox e My SQL.6. O que é o OSOR? Por quem foi desenvolvido e qual o seu objectivo? O OSOR (Open Source Observatory and Repository) consiste num portal que permitirá àsadministrações públicas europeias armazenar, centralmente, e partilhar o código de softwaree as aplicações, bem como disponibilizar informação sobre o uso de aplicações, as diferentesversões do software, licenças de código aberto e material relacionado com contratos. Tendocomo objectivo partilhar e reutilizar aplicações, permitindo reduzir os custos e apoiar-se emexperiências de sucesso de outros organismos europeus.

×