Your SlideShare is downloading. ×
Como pesquisar informacao na internet
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Como pesquisar informacao na internet

496
views

Published on

Published in: Education, Technology, Design

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
496
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Como pesquisar informação na Internet
  • 2. Como pesquisar informação na Internet  Preparar a pesquisa;  Recolher informação;  Avaliar a Informação.
  • 3. Preparar a pesquisa - o que pesquisar e que ferramentas utilizar? Atualmente, com um computador e um acesso à Internet facilmente acedemos a trabalhos que outros produziram e disponibilizaram na World Wide Web (WWW). Este acesso à informação é extremamente importante e enriquecedora, sendo, por isso, fundamental escolher os serviços de pesquisa mais adequados. Previamente à elaboração da pesquisa é necessário definir o que pesquisar:  escolher o tipo de pesquisa mais adequado às necessidades e limitações;  saber exactamente o que se pretende pesquisar;  definir palavras chave no âmbito da pesquisa que se vai realizar;  adotar critérios de pesquisa claros.
  • 4. Preparar a pesquisa - o que pesquisar e que ferramentas utilizar? Face ao enorme crescimento que a Internet alcançou nos últimos anos foram criados serviços específicos que procuram ajudar e orientar os cibernautas nas suas pesquisas na Web, nomeadamente, os directórios e os motores de busca. Características importantes dos diretórios Web:  são listas organizadas por categorias e subcategorias de temas que o cibernauta pode visualizar, procurando os sítios que pretende, acedendo-lhes diretamente;  já se encontram organizados por categorias e subcategorias de temas, não sendo possível a pesquisa por palavras chave, como acontece com os motores de busca;  todas as entradas disponíveis num directório já foram anteriormente avaliadas por pessoas que as inscreveram dentro de uma categoria/subcategoria. Exemplos de diretórios:
  • 5. Preparar a pesquisa - o que pesquisar e que ferramentas utilizar? Características importantes dos motores de busca:  são ferramentas que permitem pesquisar os documentos existentes na WWW, com base em palavras chave ou em expressões definidas pelo utilizador;  apresentam, de forma muito célere, um conjunto de recursos que, de outra forma, seriam muito difíceis de reunir tendo em conta a quantidade de informações disponibilizadas na Internet;  exigem critérios de pesquisa e de interpretação dos resultados mais definidos, uma vez que podem devolver sítios com conteúdos falsos, nocivos ou ilegais. Os motores de busca adequam-se a solicitações de pesquisa mais exigentes, sendo necessário definir com mais clareza os critérios da pesquisa e de selecção da informação. Exemplos de motores de busca: www.google.pt ou www.yahoo.com
  • 6. Recolher informações - que informação seleccionar e quais os critérios a usar?  Após ter preparado a pesquisa na Web torna-se fundamental tomar decisões sobre que informação seleccionar. Tendo em conta a quantidade de informação que os motores de busca pode devolver aquando da pesquisa, é importante:  inserir na área de pesquisa a palavra, expressão ou conjunto de palavras sobre as quais pretende recolher informação e passados alguns momentos surgir-lhe-ão as páginas onde essas palavras foram identificadas.  ler adequadamente os resultados, uma vez que as expressões pesquisadas podem estar incluídas quer no título, quer ao longo do conteúdo das páginas identificadas (ver imagem).
  • 7. Recolher informações - que informação seleccionar e quais os critérios a usar?
  • 8. Recolher informações - que informação seleccionar e quais os critérios a usar? Podemos optimizar as nossas pesquisas nos motores de busca se:  usarmos o sinal de adição (+) antes da palavra, indicando que essa palavra deve aparecer no texto;  colocarmos a expressão entre aspas (" ") para procurar por uma frase exacta;  indicarmos o país das páginas a pesquisar (site: pt);  utilizarmos um maior número de palavras, restringindo mais a pesquisa;  recorrermos às opções de "pesquisa avançada", para proceder à filtragem dos resultados, onde podemos escolher a língua, o formato do documento, etc… Quando fazemos uma pesquisa na Web, os resultados obtidos surgem através da apresentação de uma listagem de endereços, seguidos de um breve texto extraído da página no qual aparecem as palavras ou expressões pesquisadas. É importante analisar este excerto, para prever o contexto no qual os termos de pesquisa aparecem na página, evitando aceder a sites impróprios ou irrelevantes.
  • 9. Recolher informações - que informação seleccionar e quais os critérios a usar? Para organizar a recolha de informação, podemos usar uma grelha para estruturar a pesquisa que vamos efetuando, evitando a desorientação na imensidão da informação disponível na Internet. Nessa grelha podemos registar:  URL dos sítios Web / página visitada;  Título do sítio Web;  Temas abordados;  Autor;  Outras observações; Alguns dos sítios enumerados no motor de busca podem não ter qualquer interesse logo à partida, pelo que podem não ser considerados. Outros, porém, podem vir a ser extremamente úteis no trabalho que posteriormente vamos realizar com a informação recolhida e facilitar a consulta desses recursos no futuro.
  • 10. Avaliar a informação - qual a fiabilidade e veracidade da informação? Publicar documentos na World Wide Web é extremamente fácil e está ao alcance de qualquer utilizador da Internet. Qualquer pessoa pode colocar na Web todo e qualquer tipo de informação, podendo esta nem sempre ser verdadeira ou fiável.  Domínios comuns são os seguintes:  edu - educação  com - organizações comerciais  eu - União Europeia  pt - Portugal  org - organizações sem fins lucrativos  net - Internet  gov - governo
  • 11. Avaliar a informação - qual a fiabilidade e veracidade da informação? A fiabilidade e veracidade da informação devem ser acauteladas sob pena de se trabalhar sobre informações que não correspondem à realidade. Como o fazer?  É importante que a informação recolhida num sítio possa ser confirmada noutro(s) sítio(s) como forma de lhe dar consistência e maior credibilidade.  A informação encontrada nos directórios, porque foi avaliada antes de ser colocada nas respectivas categorias e subcategorias, pode garantir algum grau de credibilidade.  A utilização de sítios Web credíveis onde sejam fornecidas hiperligações para outros sítios é também outra das estratégias que podemos utilizar.  Pesquisar em sítios Web que, à partida, são idóneos em termos dos conteúdos que tornam públicos. Temos como exemplo as instituições educativas, que se identificam através do domínio .edu. Todavia, por si só, isto não significa uma certeza absoluta sobre a qualidade da informação veiculada.
  • 12. Avaliar a informação - qual a fiabilidade e veracidade da informação? Ter uma atitude crítica em relação às fontes Preencher uma lista de verificação sobre os sites consultados O conteúdo é fidedigno? A origem do conteúdo é conhecida?   A informação não contém erros?  Quem é o autor desta informação?    A informação é relevante para o grupo etário Em que data foi publicada?  A informação é factual?  A informação resulta da opinião para o qual foi concebido? pessoal de alguém?   Que garantias me são dadas de que posso confiar nesta Os textos e mensagens são facilmente legíveis?  Os textos e mensagens são claros e cientificamente corretos? informação?  Os autores são de confiança em termos científicos?  Inclui informação acerca da última
  • 13. Exercício de Pesquisa 1 - Pesquisa por Tema Utilizando um motor de busca (Altavista, Google...), responda a cada uma das perguntas abaixo e apresente o endereço onde encontrou a informação. Procedimentos:  Abra um novo documento do Word a partir do Menu Iniciar, escreva na primeira linha o Teu nome, turma e ano e cole todas as perguntas.  Volte ao browser, escreve as palavras chave necessárias para responder a cada pergunta.  Selecione de novo o documento do Word , coloque o cursor entre cada uma das perguntas para escrever a resposta e o link da página onde encontrou a informação.  Guarde o documento do Word, na pasta da tua turma do ambiente de trabalho, com o nome Ano_turma_ pesquisa internet_teuNome 2 – Responda a todas as questões. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. Quantos passageiros cabem dentro de um Boeing 737-700? Em 2020, quais serão os dez países mais populosos do mundo? Como se chama o editor de política do "Expresso"? Que idade tem o presidente da república Aníbal Cavaco Silva? Qual é a primeira frase da peça King Lear de William Shakespeare? Qual é a morada do Museu Nacional do Traje? Quanto vale (em euros) um peso mexicano? Em que dia foi lançado o álbum Revolver dos Beatles? Em que dia nasceu Jorge Luís Borges? Que idade tem Jay Leno, do programa "The Tonight Show"? "Sou feliz por ter nascido no tempo dos homens-rãs" pertence a quem? Quem é o atual Ministro da Educação e Ciência? Onde fica Tuvalu? Qual é o número de telefone do Observatório da Imprensa? Qual é a população de Portugal Continental (última estimativa)? Qual é a latitude e a longitude de Lisboa? Que capacidade tem o estádio da Luz? Qual é o nome do reitor da Universidade de Lisboa? De quem é o argumento de África Minha?