Receitas Farofa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Receitas Farofa

on

  • 2,087 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,087
Views on SlideShare
2,087
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
70
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Receitas Farofa Receitas Farofa Document Transcript

  • Receitas de Farofa Farofa para o peru de natal Ingredientes 2 dentes de alho amassado 1 cebola média picada Bacon 1/2 xícara de azeite Farinha de mandioca amarela Azeitonas pretas ou verde Passas Sal a gosto Pimenta a gosto Cheiro verde a gosto Modo de Preparo Leve ao fogo baixo uma panela com azeite, sal e pimenta e doure a cebola, o alho, o bacon e a azeitona Depois acrescente as passas e o cheiro verde, em seguida é só ir acrescentando a farinha de mandioca ao poucos e deixar torrar um pouquinho Fica realmente uma delícia E é ótimo para acompanhar o peru na ceia de natal
  • Farofa Especial Ingredientes: 1 pacote de farinha de milho tipo biju 1 pacote de sopa de cebola ou queijo 200 gramas de bacom picadinho 1 cebola Modo de fazer: Frite o bacom até que solte a gordura, junte a cebola até dourar Acrescente a farinha e o pacote de sopa, misture bem. Farofa de aparas de carne Ingredientes: 500 g de aparas de carne, sobra de carnes assadas, cozidas ou grelhadas, picadas 200 g de margarina 2 cebolas picadas 3 tomates picados 500 g de farinha de milho hidratada com um pouco de água sal pimenta-do-reino salsinha picada Modo de fazer: Frite a cebola na margarina, coloque a carne para fritar um pouco, coloque os tomates e deixe 1 min, coloque a farinha, mexa bem e deixe fritar, acerte os temperos e sirva. DICA: Essa receita pode ser preparada com sobras de frango, de linguiça ou mesmo de peixe.
  • Farofa de Arroz com Presunto Ingredientes 200 gr de manteiga Mococa 8 fatia(s) de bacon em tiras 15 unidade(s) de azeitona verde picada(s) 15 unidade(s) de azeitona preta picada(s) 1 lata(s) de milho verde 3 unidade(s) de tomate sem semente(s) 10 fatia(s) de presunto sem capa de gordura Sadia em tiras 2 1/2 copo(s) de Arroz cozido(s) quanto baste de farinha de mandioca crua Modo de preparo Refogue o bacon na manteiga e adicione o restante dos ingredientes. Misture bem. A quantidade de farinha de mandioca é de acordo com o gosto. Farofa enriquecida Ingredientes: 1 kg de lingüiça assada (forno a gás), cortada em rodelinhas e em X (xis) -- 1 kg de farofa pronta, de milho (vide obs. 1); 1/2 kg de cenoura ralada; 250 gramas de uvas passas; 2 latas de milho (cozido no vapor); 150 gramas de azeitona, picadinha; 1/2 cebola ralada; 250 gramas de bacon ou 2 cubinhos de caldo de bacon; Cebolinha de cheiro e salsinha; 100 gramas de frutas cristalizadas e cereja, picadinha (Opcional). Obs 1 - Pode substituir a farofa pronta por 2 cubos de caldo de galinha refogados em 250 gramas de margarina e 1 kg de farinha de milho. Preparo: Refogue o bacon, ou caldo de bacon com a cebola. Depois misture a cenoura ralada (mas não deixe a cenoura cozinhar). Em seguida, junte todos os outros ingredientes. Dica: Deixe a panela no fogo só durante o ajuntamento dos ingredientes. Desligue o fogo, adicione o cheiro verde.
  • Paçoca de carne Ingredientes: 1 kg de farinha de mandioca especial e torrada -- 3 kg de carne-de-sol, frita e cortada em pedaços; 1 colher (sopa) de tempero completo (Arisco ou outra marca); 4 colheres (sopa) de manteiga de garrafa. Preparo: Levar ao fogo, misturando o tempero completo na manteiga de garrafa. Reservar. No pilão, socar a carne com a farinha até ficar desfiada, juntar a manteiga já misturada com o tempero e, misturar bem todos esses ingredientes, fora do fogo. Uma opção é bater no liquidificador a carne e a farinha. O prato pode ser guardado fora da geladeira e servido quente ou frio. Carne-de-sol desfiada com farofa de cuscuz e mandioca frita Ingredientes: Farofa de cuscuz - 250 g de farinha de milho para cuscuz - 240 ml de leite - 1 colher (sopa) de banha - 200 g de bacon picado - 2 dentes de alho picados - 1 cebola picada - 1 tomate sem sementes picado - 250 g de feijão-de-corda verde cozido - 2 colheres (sopa) de coentro picado - sal a gosto Mandioca frita - 500 g de mandioca - ½ cebola - 1 dente de alho - 1 tablete de caldo de galinha - óleo para fritar - 600 g de carne-de-sol dessalgada cozida e desfiada - 1 xícara (chá) de manteiga de garrafa - ½ cebola em rodelas finas - coentro a gosto Modo de Preparo: Numa panela, aqueça a manteiga e junte a carne e a cebola. Frite por 3 minutos, adicione o coentro e misture. Retire do fogo e sirva com farofa de cuscuz e mandioca frita. Farofa de cuscuz: umedeça a farinha de milho com o leite, peneire e prepare o cuscuz numa cuscuzeira. Leve ao fogo uma panela com a banha, junte o bacon e frite. Acrescente o alho e deixe dourar. Junte a cebola, o tomate e o feijão e deixe refogar. Desmanche o cuscuz, junte-o ao refogado de feijão e misture bem. Adicione o coentro, acerte o sal. Mandioca frita: descasque a mandioca e cozinhe numa panela com a cebola, o alho e o tablete de caldo de galinha, até ficar macia. Em seguida, corte-a em tiras grossas. Numa panela, aqueça bem o óleo e frite a mandioca. Retire do fogo e sirva.
  • Farofa com bacon Ingredientes: 60 g de bacon cortado em cubos 2 colheres de sopa de cebola picada ¼ xícara de ameixas pretas (secas) picadas 2 xícaras de chá de farinha de mandioca crua 1 colher de sopa de salsinha picada (opcional) Sal e pimenta do reino Modo de Preparo: Corte o bacon em cubos e coloque em uma panela, leve ao fogo e doure os cubos de bacon Sem eliminar a gordura que se formou na panela, adicione a cebola e refogue até que fique bem macia Adicione aos poucos a farinha de mandioca, misturando bem Doure a farinha sem parar de mexer Acrescente os pedaços de ameixa e a salsinha (opcional) Tempere com sal e pimenta do reino Dicas: A farofa é o mais tradicional acompanhamento dos pratos de natal Ela combina tanto com peru, como com chester
  • PERNIL COM FAROFA Ingredientes para o Pernil: 2 xícaras de vinho branco seco ou cerveja clara 6 colheres (sopa) de suco de limão 1 colher (sopa) de sal 6 dentes de alho amassados 1 cebola grande picada 2 folhas de louro picadas 1/2 xícara de cheiro verde picado 1 colher (chá) de pimenta do reino 1 pernil com cerca de 3 kg 2 colheres (sopa) de manteiga. Ingredientes para o Molho: 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo 1/2 xícara de suco de laranja. Ingredientes para a Farofa: 5 colheres (sopa) de manteiga 2 cebolas médias picadas 1 colher (chá) de sal 1 1/2 xícara de farinha de milho peneirada ou farinha de mandioca torrada 1 lata de milho verde escorrido 1 colher (sopa) de salsa picada 2 bananas-nanica maduras e firmes, cortadas em rodelas.
  • Modo de preparo do Pernil: De véspera, em uma tigela grande coloque vinho ou cerveja, suco de limão, sal, alho amassado, cebola, louro, cheiro verde, pimenta, misture bem, junte o pernil e deixe descansar na geladeira até o dia seguinte, virando de vez em quando. Pré-aqueça o forno em temperatura alta (220º C). Coloque o pernil em uma assadeira, unte toda a superfície com manteiga, cubra com papel alumínio e asse por cerca de 2 horas e 30 minutos, regando de vez em quando com o molho da marinada. Tire o papel, asse por mais 30 minutos ou até o pernil ficar dourado, tire o pernil da assadeira e reserve. Modo de preparo do Molho: Leve a assadeira ao fogo médio, acrescente farinha de trigo, suco de laranja, cozinhe, raspando e misturando, até obter um molho espesso, tire do fogo, coe, coloque em uma molheira e reserve. Modo de preparo da Farofa: Coloque manteiga em uma frigideira, aqueça em fogo médio, junte cebola, refogue até ficar macia, tempere com sal e, aos poucos, adicione farinha de milho ou de mandioca, mexendo bem com uma colher de pau. Junte milho verde, salsa, bananas, deixe aquecer misturando bem e tire do fogo. Corte o pernil em fatias, coloque em um prato de servir e leve à mesa, acompanhado do molho e da farofa. Rendimento: 10 porções. Dica: O pernil assado é um prato tradicionalmente servido em ocasiões festivas, como a ceia de Natal ou almoços de aniversário ou de domingo. Para o Natal, acompanhe ainda com maçãs assadas e recheadas com uma mistura de suco de limão, açúcar mascavo, nozes e passas picadas.