Your SlideShare is downloading. ×
0
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Ficheiro de problemas gave2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Ficheiro de problemas gave2

16,221

Published on

Published in: Technology, Sports
0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
16,221
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
13
Actions
Shares
0
Downloads
613
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ficheiro de Problemas 32 Ficheiro de Problemas 33 G.A.V.E. – G.A.V.E. - Sólidos Observa a figura desenhada no quadriculado. Pensa num prisma ou numa pirâmide. X.1 Descreve o sólido em que pensaste, de modo a que seja possível identificá-lo. Na tua descrição terás de utilizar as palavras: • vértices; • bases; • triângulos. X.2 Escreve o nome do sólido que descreveste. X.1 O teu amigo João não viu esta figura, mas tu vais dizer-lhe, sem usares as palavras triângulo nem triangular, como a pode desenhar num quadriculado igual a este. Escreve tudo aquilo que dirias ao teu amigo João.
  • 2. Ficheiro de Problemas 34 Ficheiro de Problemas 35 G.A.V.E. - Expressões G.A.V.E. - Ângulos Numa folha quadriculada, semelhante a esta, desenha um triângulo Copia a expressão que representa o número 5087. X.1 que tenha um ângulo obtuso. 5× 100 0+ 800 +7 X.2 5× 100 0+ 80 +7 X.3 5× 100 0+ 8+ 7 X.4 5× 100 + 80 +7
  • 3. Ficheiro de Problemas 36 Ficheiro de Problemas 37 G.A.V.E. - Figuras G.A.V.E. - Figuras Copia estes desenhos, para uma folha quadriculada. Completa-os, de forma a Copia esta grelha de pontos. Na grelha copiada desenha, utilizando o lápis, um obteres um triângulo e um quadrado. polígono que tenha as seguintes características: • é um quadrilátero; • tem todos os lados geometricamente iguais; • as suas diagonais são diferentes.
  • 4. Ficheiro de Problemas 38 Ficheiro de Problemas 38 G.A.V.E. - Figuras G.A.V.E. - Figuras Um triângulo isósceles tem dois lados com igual comprimento. X.3 Escreve, no teu caderno, qual é o triângulo isósceles. Triâ ngu lo C X.1 Triâ ngu lo A X.4 Triâ ngu lo D X.2 Triâ ngu lo B
  • 5. Ficheiro de Problemas 39 Ficheiro de Problemas 40 G.A.V.E. - Figuras G.A.V.E. - Figuras Copia, para o teu caderno, a grelha de pontos. Não te esqueças de utilizares a Copia (pode ser com papel vegetal) as figuras e pinta, com o teu lápis, todos os régua, para desenhar o segmento de recta. triângulos. O segmento de recta desenhado na grelha de pontos é o lado de um quadrado. Completa o quadrado, utilizando o lápis e a régua.
  • 6. Ficheiro de Problemas 41 Ficheiro de Problemas 42 G.A.V.E. - Figuras G.A.V.E. - Figuras Um rectângulo é um quadrilátero com quatro ângulos rectos. Copia, para o teu caderno, a grelha de pontos. Na figura, está representada uma das diagonais de um rectângulo. Um quadrado é um rectângulo, mas há rectângulos que não são quadrados. Desenha o rectângulo, utilizando o lápis e a régua. Tendo em conta as propriedades dos quadrados e as dos rectângulos, explica por que razão a frase anterior é verdadeira.
  • 7. Ficheiro de Problemas 43 Ficheiro de Problemas 44 G.A.V.E. - Fracções G.A.V.E. - Fracções Na figura está representado um azulejo. A Ana recebeu, no dia dos anos, a caixa de bombons representada na figura. No Copia, para o teu caderno, a fracção do azulejo que está representada a sombreado. mesmo dia comeu dos bombons da caixa. X.1 X.2 X.1 Quantos bombons comeu a Ana nesse dia? X.3 X.4
  • 8. Ficheiro de Problemas 45 Ficheiro de Problemas 46 G.A.V.E. G.A.V.E. - Fracções A Amélia fez um colar com pedras pretas e pedras brancas. O Gil comprou amêndoas da Páscoa, umas eram azuis e outras brancas. As Dois terços das pedras que utilizou eram pretas. amêndoas compradas pelo Gil estão representadas na figura. X.1 Desenha, no teu caderno, o colar. Pinta, com o teu lápis, as pedras pretas do colar da Amélia representado abaixo. Dois terços das amêndoas que comprou eram azuis. Quantas amêndoas azuis comprou o Gil?
  • 9. Ficheiro de Problemas 47 Ficheiro de Problemas 48 G.A.V.E. - Fracções G.A.V.E. - Frisos Na tabela seguinte, estão as quantidades de cada um dos ingredientes da receita. Copia, para o teu caderno, este friso. Completa-o. Completa, depois de a copiares, a tabela seguinte com as quantidades de ingredientes que a Ana deve usar ao fazer o gelado só para três pessoas.
  • 10. Ficheiro de Problemas 49 Ficheiro de Problemas 50 G.A.V.E. - Frisos G.A.V.E. - Gráficos A Elisa está a fazer um colar com contas brancas e contas pretas, seguindo sempre Cada um dos alunos da turma da Sara votou no tipo de programa de televisão de um esquema inventado por ela. que mais gosta. Uma parte do colar está dentro da caixa da figura. Cada aluno só podia escolher um tipo de programa. O gráfico refere-se aos resultados da votação. X.1 Desenha ou descreve a parte do colar que está dentro da caixa X.1 Que tipo de programa foi escolhido por mais alunos? X.2 Todos os alunos da turma votaram. Quantos alunos tem a turma? X.3 Escreve uma frase que traduza a informação representada pela barra correspondente à letra A.
  • 11. Ficheiro de Problemas 51 Ficheiro de Problemas 52 G.A.V.E. - Gráficos G.A.V.E. - Gráficos Na turma da Amélia, todos os alunos responderam à questão: Na Escola da Marta há 112 alunos. O gráfico indica o número de alunos inscritos em «O que fizeste nas férias da Páscoa?» cada modalidade desportiva praticada na Escola. Cada aluno só pratica um desporto. Cada aluno deu uma única resposta. Com as respostas obtidas, construíram o seguinte gráfico. X.1 Qual é o desporto mais praticado na Escola? X.2 Quantos alunos da Escola, rapazes e raparigas, praticam ginástica? X.3 Quantos alunos da Escola, rapazes e raparigas, não praticam qualquer desporto? Explica como chegaste à tua resposta. X.1 Quantos alunos tem a turma da Amélia? X.2 A partir da análise do gráfico, podemos concluir que mais de 50% dos alunos foram visitar familiares. Explica como chegaste à tua resposta. Podes fazê-lo utilizando palavras, esquemas ou contas.
  • 12. Ficheiro de Problemas 53 Ficheiro de Problemas 54 G.A.V.E. - Gráficos G.A.V.E. - Gráficos A figura mostra as conchas que a Rosa apanhou na praia. Com algumas das conchas que apanhou na praia, a Rosa fez o par de brincos que está representado na figura. A Rosa quer fazer um par de brincos, igual a este, para cada uma das suas 6 amigas. De quantas conchas, de cada tipo, vai precisar? Copia e completa o gráfico seguinte de modo que este represente o número de conchas que a Rosa apanhou na praia.
  • 13. Ficheiro de Problemas 55 Ficheiro de Problemas 56 G.A.V.E. - Gráficos G.A.V.E. - Gráficos Na turma da Bela, todos os alunos responderam à questão: «Que mosteiro de A professora perguntou a cada um dos 20 alunos da turma quantos irmãos tinham. Portugal gostarias de visitar?» Mais de metade dos alunos disse que tinha irmãos. X.1 Qual dos seguintes gráficos - gráfico A, gráfico B ou gráfico C - pode representar Cada aluno deu uma única resposta. Com as respostas obtidas, construíram o o número de irmãos dos alunos da turma? gráfico seguinte. X.1 Quantos alunos tem a turma da Bela? X.2 Escreve mais uma pergunta que possa ser respondida com informação do mesmo gráfico. Explica por que razão não escolheste os outros gráficos.
  • 14. Ficheiro de Problemas 57 Ficheiro de Problemas 58 G.A.V.E. - Horários G.A.V.E. - Horas Observa o horário de alguns espectáculos a que se pode assistir no Jardim Zoológico de Lisboa. O João, a Marta e o Pedro combinaram encontrar-se à hora assinalada no relógio. X.1 O João chegou 5 minutos depois da hora marcada. A que horas é que o João chegou? Na sua visita ao Jardim Zoológico de Lisboa, o Manuel e a Rosa assistiram aos seguintes espectáculos: apresentação de aves de rapina, apresentação de répteis e apresentação de golfinhos. Escreve as horas a que eles podem ter entrado para cada um dos espectáculos a que assistiram.
  • 15. Ficheiro de Problemas 59 Ficheiro de Problemas 60 G.A.V.E. - Horas G.A.V.E. - Horas Desenha o ponteiro dos minutos do relógio 2, de modo a que os dois relógios marquem a mesma hora. Escree qual é o relógio que marca a mesma hora que o relógio acima
  • 16. Ficheiro de Problemas 61 Ficheiro de Problemas 61 G.A.V.E. - Horas G.A.V.E. Na imagem, estão os bilhetes de cinema do Rui e do seu pai. X.3 Observa o calendário dos meses de Março a Junho de 2006. X.1 Desenha no relógio o ponteiro das horas e o ponteiro dos minutos, de modo que assinalem as horas e os minutos a que o filme teve Em que dia da semana é que o Rui foi ao cinema? X.4 O Rui ficou sentado na última fila do cinema. Depois de se sentar, viu que havia 9 filas à sua frente. Cada fila tinha 8 lugares. Ao todo, quantos lugares havia no cinema? Explica como chegaste à tua resposta. Podes fazê-lo utilizando palavras, desenhos ou contas. início. X.2 O bilhete do Rui foi mais barato do que o do pai. Quanto é que o bilhete do pai custou a mais do que o bilhete do Rui?
  • 17. Ficheiro de Problemas 62 Ficheiro de Problemas G.A.V.E. – Horas G.A.V.E. - Igualdades Observa o horário da turma do David, que está no 5.o ano. Neste horário, podes ver as horas a que ele tem as aulas das diferentes disciplinas. Completa de modo diferente as duas igualdades: 240 = ____ x ____ 240 = _____ x _____ X.1 Na segunda-feira, a que horas e minutos teve início a aula de Educação Física? X.2 A Clara olhou para o relógio e para o calendário que estão pendurados na cozinha. Pensou na disciplina que o seu irmão David estava a ter àquela hora. Escreve o nome da disciplina que ele teve nesse dia e a essa hora

×