Teste intermédio

1,394
-1

Published on

Published in: Travel, Technology
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,394
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Teste intermédio

  1. 1. - 1 - NOME Nº DISCIPLINA MATEMÁTICA O trabalho nesta ficha Cotação em % RUB. PROF. RUB E.E.  LEI A , CU I DA DOSA MEN TE, OS EN U N C I A DOS.  APR ESEN TE TODOS OS CÁLC U LOS Q U E TI VER DE EFEC TU A R . 1. Observa a seguinte figura. 1.1. Indica, usando as respectivas notações: Um raio _________; uma corda ______; um diâmetro _______ 1.2 Usa a régua e mede, em milímetros, o raio da circunferência. _______ 1.3 Calcula, em centímetros, a medida do perímetro do círculo ( π=3,14). 2. Ao visitar Londres, o Fernando deu uma volta no London Eye, cujo perímetro é aproximadamente igual a 420 metros. Qual o valor aproximado da medida do raio do London Eye? (Usa 3,14 como valor aproximado de  .) 3. O cilindro de um tractor tem um raio de 600 mm e a altura de 1680 mm. Qual a área da superfície aplanada quando o cilindro dá uma volta completa? E S C O L A B Á S I C A 2 , 3 D E C A B R E I R O S F I C H A D E A V A L I A Ç Ã O S U M A T I V A I N T E R M É D I A ANO 5º TURMA ANO LECTIVO 2009 - 2010
  2. 2. - 2 - R:________________________________________________________________ 4. O desenho seguinte é a planificação de um cilindro ( π=3,14)? Explica a tua resposta. R:________________________________________________________________ 5. A Elisa decorou um frasco cilíndrico, colocando duas fitas iguais à volta do frasco, como se mostra na figura. 5.1. Que quantidade de fita usou? Explica como chegaste à tua resposta. Podes fazê-lo utilizando palavras, esquemas e cálculos. (Usa 3,14 como valor aproximado de ). 6. Na figura, estão representados dois dados sobrepostos. Em qualquer dado, a soma do número de pintas das faces opostas é sempre sete. 6.1. Qual é a soma do número de pintas das três faces horizontais que não se vêem (a face de baixo do dado 2 e as faces de cima e de baixo do dado 1)?
  3. 3. - 3 - 7. Indica, para cada caso, a fracção irredutível correspondente à parte colorida: a) b) c) d) e) f) O Gil comprou amêndoas da Páscoa, umas eram azuis e outras brancas. As amêndoas compradas pelo Gil estão representadas na figura. Dois terços das amêndoas que comprou eram azuis. Quantas amêndoas azuis comprou o Gil
  4. 4. - 4 - O Rui partiu um chocolate em oito bocados iguais e comeu alguns dos bocados do chocolate. O Rui comeu 1 do chocolate. 4 Quantos bocados de chocolate comeu o Rui? Qual das fracções seguintes não é equivalente a 4 7 □ 20 □16 □12 □10 28 35 21 14 Indica um número compreendido entre 3 e 4 5 3 A Flora gastou metade do seu dinheiro na compra de um livro sobre animais. O Tomás comprou um livro sobre o corpo humano, gastando do seu dinheiro. Será possível os dois livros terem custado o mesmo?
  5. 5. - 5 - Explica a tua resposta. Podes fazê-lo por palavras, esquemas ou dando exemplos. Escreve um número no rectângulo de modo que a soma fique correcta. O Rui tem um saco cheio de gomas para distribuir pelos colegas. Sete gomas correspondem a 1 do total. Indica o número de gomas que o Rui tem no saco. 3 A Lili comprou fruta. Comprou estas peras: O Pepe comeu 4 1 das peras que a Lili comprou e o Alex comeu 5 2 . a) Qual dos dois comeu mais peras? b) O que representa a expressão: 5 2 4 1  ?
  6. 6. - 6 - c) Calcula a parte das peras que sobraram. d) Calcula quantas peras sobraram. A Ana foi às compras tendo efectuado as compras seguintes: 5 4 Kg de bananas; 2,5 Kg de peras; 4 10 Kg de maçãs; 2 1 Kg castanhas a) Pesavam mais as peras ou as maçãs? b) Pesavam mais as peras ou as bananas? Quanto mais? c) Calcula o peso total das compras da Ana. Calcula o valor das seguintes expressões numéricas: Indica todos os cálculos que efectuares. a) b 4 6 5 3 1  c)              4 1 3 1 4 3 6 5 .
  7. 7. - 7 - B O M T R A B A L H O ! Os professores

×