O que a bíblia diz
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

O que a bíblia diz

on

  • 259 views

 

Statistics

Views

Total Views
259
Views on SlideShare
259
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O que a bíblia diz O que a bíblia diz Document Transcript

  • 1 Todos somos tentados por desejos de coisas que Deus proibiu (Tiago 1:14-15). Eva desejou o fruto proibido no Éden (Gênesis 3:6). Algumas pessoas desejam ganho desonesto (Tito 1:7). Alguns homens desejam as esposas de outros (Mateus 5:28). Algumas pessoas desejam outras do mesmo sexo Gênesis 19:4-5). Deus exige que aprendamos a nos dominar para negar nossos desejos pecaminosos e para aceitar os limites que ele colocou ao nosso comportamento (2 Pedro 1:6; Gálatas 5:23). Tema: “A União Homossexual é Condenada Por Deus” Texto Áureo: Lv 18.22 Texto Bíblico básico: Rm 1.26-32 _________________________________________ PALAVRA INTRODUTÓRIA - Professor(a), comente que a igreja não deve ter dúvida acerca da questão homossexual, os homossexuais não herdarão o reino de Deus. Procure se preparar para essa aula, é interessante você saber o que há de mais atual sobre esse assunto, veja os seguintes termos: - homofobia: etimologia correta: “medo de homossexual”, termo divulgado pela mídia como “aversão ou repulsa ao homossexual.” casa. - LGBT ou LGBTTT: Abreviatura de Lésbicas Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. - É interessante esclarecer que nós não condenamos o homossexual, mas sim a prática do homossexualismo. __________________________________________ 1. O QUE É HOMOSSEXUALISMO - “comportamento aprovado”, em algumas cidades gregas a prática homossexual era comum, como em Atenas por exemplo, isso ocorria devido ao pouquíssimo valor que a mulher tinha na sociedade, por isso era mais notável se um homem conquistasse outro homem. - “já é um castigo”, na passagem de referência de Rm 1.24 afirma que o Senhor deixou essas pessoas de lado e entregou eles aos seus próprios erros. - “a recompensa”, é o pagamento para todos que se dão às práticas de prostituição e homossexualismo. _________________________________________ 2. O QUE A BÍBLIA DIZ ACERCA DO HOMOSSEXUALISMO - APalavra de Deus condena o homossexualismo e um projeto de lei de homofobia que sido aprovado na Câmara e encaminhado ao Senado, a PL 122 que trazia um artigo que tratava de publicações homofóbicas classificando-as como crime, havia um receio geral de que essa lei enquadrasse a Bíblia como um livro homofóbico, graças a Deus e a nossos irmãos em Cristo que estão no Senado, esse projeto de lei foi retirado da pauta do senado para nova redação.
  • 2 - “sodomita”, esse termo faz alusão ao habitante de Sodoma, cidade que foi destruída por Deus devido a sua perversão sexual e moral, onde a prática do homossexualismo era comum Gn 19.1-13. 3. A HOMOSSEXUALIDADE É UMA QUESTÃO GENÉTICA? - Se fosse comprovada a tese de que alguém já nasce homossexual, seria um argumento fortíssimo para aprovação de novas leis, pois o Estado teria que proteger essa pessoas que não pediram para nascer assim. Porém sabemos que isso não existe, a homossexualidade é um comportamento. 3.1. O homossexualismo é uma questão comportamental - O homossexualismo geralmente é motivado por distúrbios psicológicos complexos, muitas vezes originados na infância do indivíduo. - “modelos e padrões”, esses modelos são as relações familiares de casais de sexos opostos, numa casa onde falta um desses elementos, haverá a possibilidade de surgir o comportamento homossexual. Casamentos com o pai ausente, também pode gerar a inclinação sodomita no filho. - Quanto aos padrões, existe um padrão familiar onde o homem é o cabeça e traz o sustento, e a mulher é adjutora, que cuida do lar, na sociedade moderna esse padrão é ignorado e isso também pode gerar um comportamento homossexual. - Para comportamento o Senhor deixa mandamento Lv 18.22, se fosse genética o Senhor deixaria orientações como em Jr 17.9 onde Ele afirma que o coração é enganoso se fosse comportamento o Senhor mandaria: “Não seja o vosso coração enganoso!”. 4. PRINCÍPIOS QUE DEUS ESTABELECEU PARA O RELACIONAMENTO HUMANO - “Deus abandonou”, isso quer dizer que a pessoa ficou entregue a sua própria sorte não sendo repreendida pelo Senhor, isso explica porque muitos homossexuais tem vida abastada e tranquila. Não devemos olhar para isso e deixar que isso abale nossa fé. - Se você achar conveniente, também pode comentar que alguns casais hetero fazem uso de práticas homossexuais, como é o caso do sexo anal, isso é igualmente reprovável por Deus. 4.1. A satisfação decorrente do relacionamento conforme o propósito de Deus - ... 5. CONSEQUÊNCIA DO PECADO DA HUMANIDADE - “Consequências”, é o que resulta do pecado, Deus perdoa o pecado, mas as consequências são inevitáveis. - “imoralidades sexuais”é o desequilíbrio e a inversão de valores, a perda dos limites do prazer sexual, isso pode ocorrer homossexuais e heterossexuais. - “paixões vis”, são tentações pela sensualidade que escravizam os sentimentos do indivíduo e destroem casamentos e relacionamentos.
  • 3 5.1 A consequência para o pecado de Sodoma e Gomorra - Todo a sociedade de Sodoma e Gomorra, foi destruída e isso é o que está ocorrendo com a nossa sociedade. Problemas como crack e homossexualidade tem sido insolúveis devido ao fato de a família estar sendo rejeitada e a imoralidade estar na modo do mundo. 6. A NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO - “passivo”, o passivo é o que sofre a ação, é o que pratica o ato como mulher. É bem provável que o texto esteja enquadrando os dois tipos, ativo e passivo, pois alguém pode achar que por ser um homossexual ativo, estará cumprido o papel de homem podendo assim estar livre da condenação. 7. O PAPEL DE IGREJA NA QUESTÃO HOMOSSEXUAL -“amar não é...”, explique nós não temos que ser bonzinhos, mas temos que ser justos e o justo não tolera o erro. - Não é porque o mundo sendo influenciado pelo liberalismo moderno vai se transformando que os crentes também mudarão suas crenças. - Independente de qualquer lei aprovada, o homossexualismo continuará sendo pecado.
  • 4 Sodomia é uma palavra de origem bíblica usada para designar as perversões sexuais, com ênfase para o sexo anal, que pode ser entre homossexuais Significado de Sodomia:Pessoa que pratica o sexo anal. Na Bíblia, em Deuteronômio 23:17, há referência claramente `a sodomia entre os filhos de Israel, frise-se o termo masculino, ou seja, o sexo anal entre os homens; o homossexualismo. Gênesis, capítulo 19, versículos 1 a 11 Antigo Testamento “(48) Vivo eu, diz o Senhor Deus, não fez Sodoma, tua irmã, nem ela nem suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas. (49) Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. (50) Também elas se ensoberbeceram, e fizeram abominação diante de mim; pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar. ”— Ezequiel 16:48-50, “Então saiu Ló a porta, e fechou a porta atrás de si, e disse: Meus irmãos rogo-vos que não façais mal; Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão; fora vo- las trarei, e farei delas como for bom aos seus olhos; somente nada façais a estes varões, porque por isso vieram a sombra do meu telhado. ”— Gênesis 19:6-8, “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação. Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.Com nenhuma destas coisas vos contaminareis, porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso. ” Levítico 18:22-24, Novo Testamento “(14) E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. (15) Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. ”— Mateus 10:14-15, “(15) Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso, Deus os
  • 5 abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. ”— Romanos 1:25-27, “(16) Havia também sodomitas na terra; fizeram conforme a todas as abominações dos povos que o SENHOR tinha expulsado de diante dos filhos de Israel. ”— I Reis 14:24, “(17) Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram. ”— I Reis 15:12, “(18) Isaias - 3: 9. O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos. “(19)I Coríntios - 6: 9. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, ”(20)I Timóteo - 1: 10. Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, ”II Pedro 2:6 E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; ”(7)Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. ”— Judas 1:7,
  • 6 CONCLUSÃO - Comente que o crente deve influenciar os ímpios e não o contrário. Enquanto o ímpio estiver recebendo a Palavra e conselhos, então devemos abraçá-lo e compartilhar experiências. - Você pode acrescentar dizendo que comissão de juristas que elabora a proposta do novo Código Penal aprovou texto que inclui a discriminação por orientação sexual como crime. Ou seja, após a aprovação do novo Código Penal, se algum homossexual conseguir comprovar que foi discriminado pela sua “orientação sexual”.