• Save
Caracteristicas da Usabilidade
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Caracteristicas da Usabilidade

on

  • 2,429 views

Analise de cases de ecommerce.

Analise de cases de ecommerce.
Caracteristicas de boa/ma usabilidade.
Exemplos de boa/ma usabilidade

Statistics

Views

Total Views
2,429
Views on SlideShare
2,196
Embed Views
233

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

4 Embeds 233

http://www.pensoti.com.br 220
http://localhost 6
http://mobile.dudamobile.com 4
http://fernandovargas.net 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as OpenOffice

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Caracteristicas da Usabilidade Caracteristicas da Usabilidade Presentation Transcript

  • Trabalho de Ergonomia de Interfaces Fernando Vargas fvargaspf@gmail.com
  • www.mobly.com.brQuais foram suas principais dificuldades ou encontrou algum erro? Dificuldade de usabilidade. Se o usuários está com o ponteiro do mouse sobre ocabeçalho do site e deseja acessar algo que está logo a baixo do menu, enfrentará umproblema porque abrirá um menu de navegação.O que você viu de pontos positivos? Tirando o problema citado é de fácil acesso e encontrei rapidamente o que procurava.
  • www.mobly.com.brO que você faria de diferente para melhorar a interface? As cores dos botões / menus estão legais. Todo o fundo é branco e não é possível separar ou identificar alguns blocos do site porcausa disso. Ex: Produto / Fundo da mesma cor. Quando acessa a página inicial, o banner animado (ou flash) não apresenta um tamanhoadequado fazendo com que o usuário tenha que “descer” para ver de forma correta. Achoque o ideal é que utilizasse o tamanho de forma mais adequada. O site possui um bloco de “Lançamentos para você”, porém não leva em consideração ogosto do usuário para listar produtos, logo não é lançamento para mim e sim paraqualquer um.Dê um parecer geral sobre a interface da loja. É interessante, fácil de utilizar e leve. Acho que realmente o que eu pensaria em mudarestá citado acima.
  • www.vitrola.com.brQuais foram suas principais dificuldades ou encontrou algum erro? Achei estranho é que não posso informar na pesquisa se quero um cdou um DVD do Roberto Carlos, por exemplo. Aí se quiser um DVD e filtrar por Roberto Carlos, ele mostra primeiroos CDs (que eu não tenho o mínimo interesse), e se eu clicar no itemDVD não posso filtrar o que quero por DVD.O que você viu de pontos positivos?É possível distinguir o fundo de blocos do site. É extremamente simplesfazer o cadastro. Na realidade você faz o cadastro bem naturalmentedepois até mesmo de já ter escolhido produto.
  • www.vitrola.com.brO que você faria de diferente para melhorar a interface? Ajustaria as buscas por produtos. E deixaria a interface mais“moderna”.Dê um parecer geral sobre a interface da loja. É simples demais e dependendo do ponto de vista tem uma cara deblog. Por mais que tenha um banner considerando promoção de dia dasmães não achei muito atrativo.
  • www.ultrafarma.com.brQuais foram suas principais dificuldades ou encontrou algum erro? O filtro não filtrou hipertensão. Acho que deveria. Nas categoriaspossui pressão-alta, mas não hipertenção. Não sou técnico, deveriasaber que pressão alta é o mesmo que hipertensão?O que você viu de pontos positivos? Foi fácil de efetuar a compra depois que encontrei o produto.
  • www.ultrafarma.com.brO que você faria de diferente para melhorar a interface?Mudar jogo de cores.Trabalhar com palavras chaves ou filtros personalizados.Dê um parecer geral sobre a interface da loja.O site em si é simples, mas não gostei das cores nem dadisponibilização dos blocos de texto.
  • www.sennastore.com.brQuais foram suas principais dificuldades ou encontrou algum erro? Não tive dificuldades, porém os outros eram mais fáceis para realizarcadastro.O que você viu de pontos positivos? É fácil de encontrar produtos, porém é difícil ler os textos.O que você faria de diferente para melhorar a interface? Mudaria o layout, o mesmo não está moderno. As fontes deveriam ser mudadas são pequenas. Os botões não possuem uma qualidade muito boa.Dê um parecer geral sobre a interface da loja.
  • www.cyprianosom.com.brQuais foram suas principais dificuldades ou encontrou algum erro? Inicialmente nenhuma.O que você viu de pontos positivos? Site limpo e de fácil acesso.O que você faria de diferente para melhorar a interface? É muito branco no site. Mudaria o layout.Dê um parecer geral sobre a interface da loja.Apresenta uma característica de sites antigos acho que seriainteressante reformular e repensar fontes e tamanhos.
  • Encontre e explique 10 características ou atributos de boa usabilidadeClareza: muito importante para interface com o usuário. Descobrir de formasimples e fácil como a aplicação funciona.Concisa: é necessário ter cuidado quando se tem clareza para evitar ser “claro demais”. A informação não pode ser tratada como subentendida, porém explique deforma “curta e grossa”, transmitindo a ideia desejada de forma mais diretapossívelFamiliar: precisa ser parecido com algo que o usuário já tenha visto. Fazer umdesign intuitivo é isso, é algo natural, que você por padrão já tenha entendido aover.
  • 10 características ou atributos de boa usabilidadeReponsiva: Importância à respostas rápidas. A experiência do usuário melhoraquando por exemplo de exibe uma barra de carregamento para espera. Quandoapertar um botão ele ficar “pressionado” para você ter certeza de que “clicou”.“Ao invés de carregar a página gradualmente, o Gmail mostra uma barra deprogresso quando você faz login. Isto permite à toda página ser exibidainstantaneamente quando tudo estiver pronto.”
  • 10 características ou atributos de boa usabilidadeConsistente: Permite ao usuário desenvolver hábitos de uso. Aprendem sobrecostumes. Ex: botão de disquete para salvar. Posicionamentos de blocos desoftware.Atrativa: uma boa interface deve ser atrativa. Deve ser agradável. Isso não querdizer que você precisa colocar um monte de “perfumaria inútil”, isso pode acabaratrapalhando ao invés de ajudar.Eficiente: permitir desempenhar suas funções mais rápidamente e com menosesforço possível. Para isso é necessário saber o que o usuário busca alcançar deforma mais exata possível.
  • 10 características ou atributos de boa usabilidadeCapaz de desfazer: Todos erram e você tem que prever que seu usuário tambémfará isso. Importante indicador de qualidade. Prevenção de erros.Relação entre o sistema e o mundo real: muito importante e real. É possívelperceber isso de várias formas, sendo: cores (vermelho = pode ser negativo),carrinho de compras para loja virtual. Falar a língua do usuárioBusca: é importante proporcionar uma ferramenta de busca de forma simples,objetiva e funcional afim de auxiliar o usuário a encontrar o que procura.
  • 10 características ou atributos de má usabilidadeEm websites sons custuman afastar usuários;Sites contendo bugs causam má impressão visual e acabam não setornando atrativos;Não seguir padrões de cor, texto e tamanhos atrapalham;Não manter informações agrupadas por categorias simples;Layouts mal elaborados fazem sua taixa de conversão ficar negativa;
  • 10 características ou atributos de má usabilidadeEscolher nomes para categorias e links que sejam simples e intuitivos;O conteúdo precisa ser relevante e mesmo que seja abrangente aomesmo tempo precisa ser segmentado (g1)Barras de pesquisas incompletas ou mal planejadas levam o usuárioprocuram o que precisa em outro lugarMuitos anuncios podem poluir e tornar a navegação difícil.Formulários muito grandes não conquistam usuários.
  • Cases de boa e de má usabilidade com interaçãoSmartPhones TochScreen VS Celulares convencionais (ex: SMS). Relógio analógico VS Relógio Digital Controle padrão VSC ontroles universais de televisão(apresentam problemas quando possuem muitos botões que não funcionam em determinados televisoers).
  • Obrigado pela Atenção!