• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Manual twitter 2011
 

Manual twitter 2011

on

  • 1,106 views

Oficina de Redes Sociais

Oficina de Redes Sociais

Statistics

Views

Total Views
1,106
Views on SlideShare
1,106
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
16
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Manual twitter 2011 Manual twitter 2011 Document Transcript

    • 1 MANUAL DO TWITTER – COMPLETO E SIMPLIFICADOÍNDICE (Por páginas): 1. Índice 2. O que é o twitter 3. Glossário 4. Criação de conta 5. Mudando da nova versão do twitter para a antiga 6. Localizando Amigos 7. Twittando/ tuitando - Escrevendo para outras pessoas: 8. DM’s 9. Retweets 10. Favorites 11. Rashtags (ou tags) 12. Lists (ou Listas) 13. Trendings Topics e Compartilhando fotos e vídeos no twitter: 14. Definindo Aparência E Outros Detalhes
    • 2 O QUE É O TWITTER?O Twitter é uma rede social na internet caracterizada como um miniblog.O usuário tem sua conta e pode atualizá-la por meio de mensagens curtas de no máximo 140 caracteres.Pode-se escrever o que quiser, desde um simples “bom dia” até trocar qualquer tipo de informações, fazerpropagandas e divulgações de trabalhos, conhecer pessoas e muito mais!O Twitter é muito usado por pessoas famosas tanto para divulgar trabalhos como por diversão.Um dos principais motivos da fama crescente do Twitter é a facilidade de interação, pois aproxima pessoastidas como comuns de pessoas famosas possibilitando conhecer seu dia a dia e até mesmo falar com elas. As “celebridades” nacionais e internacionais o utilizam muito para divulgar trabalhos, expressar opiniões,se divertirem etc.
    • 3 Glossário – Expressões mais utilizadas no twitter:Twittosfera: o conjunto de todos os twitteiros, como na blogosfera;Tweet / twittada ou tuitada – nome dado a cada mensagem postada no Twitter, que pode ser de, nomáximo, 140caracteres;Tweetar ou tuitar: Produzir tweets, escrever ou postar algo na sua página do twitter;Twitteiro ou tuiteiro - usuário do Twitter;@ – símbolo usado antes do nome de algum usuário para direcionar a mensagem a ele ou para se referir aele.Mention/menção: Quando alguém menciona ou cita você em um tweet;Reply: Resposta, quando você quer responder ao autor de um Tweet, aperta em “Reply” na parte inferiorda mensagem e pode dar sua réplica, ou tréplica e assim por diante/Perfil: É o mesmo que Profile em inglês. É a página que o Twitter gera para você na Internet;TL / Time Line: Significa “linha do tempo”, mas no twitter é sua página, onde você visualiza os tweets etudo o que está sendo postado;Updates: É o conjunto de Tweets e Replies produzidos pelo usuário do Twitter;Follow – termo em inglês que significa “seguir” alguém.Follower / Seguidor: É a pessoa que acompanha os seus Updates, significa que se interessa pelo que vocêescreve ou posta;Following / Seguido: É a pessoa que você segue. Veja bem, nem todos aqueles que você seguir vão segui-lo também.Baleiar: Quando o serviço do Twitter entra em colapso ou sai do ar por qualquer motivo, é exibida umatela com uma baleia branca carregada por passarinhos vermelhos.
    • 4CRIAÇÃO DE CONTAPara utilizar o twitter você precisa criar uma conta com um e-mail válido que você já possua. Veja o passo apasso: 1. Na página inicial da ferramenta (www.twitter.com.br), clique em: New to Twitter? Sign Up >: 2. Preencha os campos: 1- Full name: Inclua seu nome e sobrenome. Se quiser, você pode utilizar nomes fictícios apelidos, abreviaturas ou números. Esse nome de usuário pode ser trocado quando quiser nas configurações de sua conta, desde que o novo não tenha sido criado anteriormente por outro usuário. O twitter não permite “homônimos”. 2- Username: Nome de usuário. Esse é o “Nick” com o qual você vai se comunicar no twitter; 3- Password: Senha. Escolha uma senha segura para quando você precisar utilizar o twitter; 4- E-mail: Você precisa cadastrar um e-mail aonde vai receber as atualizações do twitter. Esse e- mail servirá também para fazer o login. Se você marcar o campo “Let others find me by my email address”, estará permitindo que outros usuários o encontrem pelo seu e-mail; 5- Create my account: Clique aqui para aceitar criação da sua conta. PS: Se marcar a opção “I want the inside scoop—please send me email updates!” você está aceitando que o twitter envie atualizações e propagandas da ferramenta para o seu e-mail. 6- Vá até o e-mail que você informou e confirme a criação da conta. Vai abrir uma outra janela do twitter, utilize esta. Pronto, você já pode começar a “twittar”.
    • 5MUDANDO DA NOVA VERSÃO DO TWITTER PARA A ANTIGA:Assim que criar a sua conta, você estará a nova versão da ferramenta, chamada de “New twitter”.Esta versão possibilita ao usuário certas facilidades como visualizar fotos e vídeos na própria TL.Porém vamos ensinar, através deste guia, a utilização da versão antiga, que consideramos mais fácil paraquem está iniciando.New TwitterPara isso, vá até o canto superior direito, clique na setinha ao lado do seu nome de usuário, e selecione aopção “Switch to Old Twitter” (Mude para o twitter antigo).Mas, caso você prefira utilizar a nova versão e quiser mudar novamente, é só clicar, no canto superior datela principal, em “Switch to New Twitter!”
    • 6LOCALIZANDO AMIGOS:Na página “What to do now” (o que fazer agora), clique na opção 2: Find some friends and followwhat they’re doing (Encontrar alguns amigos e seguir o que eles estão fazendo).Nesta página você pode localizar usuários que já tenham twitter de 05 formas: 1- Find on twitter: Neste campo você procura pelo nome ou usuário que a pessoa utiliza no twitter. Exemplo: Eli Correa Filho; 2- Browse interests: Neste campo você procura por interesses em comum. Exemplo: Política; 3- Suggestions for you: Neste campo você localiza amigos em comum com os que você já estiver seguindo; 4- Find friends: Neste campo você pode localizar amigos que já utilizem o twitter através do seu e- mail, digitando no campo solicitado; 5- Invite by e-mail: Neste campo você pode convidar amigos para utilizar o twitter digitando os e-mails deles;
    • 7UTILIZANDO EFETIVAMENTE O TWITTER - TWITANDO:Diferente de algumas redes sociais, onde pode-se adicionar amigos (como o orkut, por exemplo), o Twitteré dividido em followers (seguidores) e followings (seguidos).Você possui sua conta e segue quem quiser. Assim, você pode ler as mensagens, conhecidas como tweets,destas pessoas (seus seguidos). E as outras pessoas podem te seguir quando elas também quiserem ver oque você está escrevendo: seus tweets. Ou seja, os tweets dos usuários aparecem nas páginas (TL) dequem os segue como atualizações. Logo abaixo aparecerão os tweets das pessoas que você segue(followings). Você verá o a foto e o @NomeDoUsuário dessa pessoa ao lado de seu tweet.Escrevendo para outras pessoas:Você deve utilizar o campo “what’s happening (o que está acontecendo)?” para escrever o que quiser.O twitter permite que você utilize 140 caracteres por vez neste campo:Existem várias maneiras para escrever no Twitter: 3. Geral: Você não cita ninguém. Os seus followers e/ou quem entra na sua TL (timeline) poderão ver tudo o que você postar. Você compartilhar pensamento, links, notícias etc; 4. Direcionada: É característica da rede colocar um @ (arroba) antes do nome de cada usuário. Sendo assim o nome se torna um username (@NomeDoUsuário ) e desta forma você está direcionando um tweet para uma pessoa específica. Exemplo: Para escrever um tweet para o Deputado Eli Correa Filho, você deve escrever @ + EliCorreaFilho + a mensagem e essa pessoa vai receber o que você escreveu em um campo específico, facilitando a comunicação; 5. Respondendo tweets: Quando alguém escreve para você e você quer responder, manda um “Reply”. Como exemplos, vamos utilizar: Pessoa A = Maria2577 e Pessoa B = Joao). @Maria2577: Vou ao cinema hoje. = Significa que Maria escreveu algo em sua TL (timeline); Se o seu amigo, @elicorreafilho, quiser falar com ela sobre isso, você provavelmente irá ver o seguinte tweet: @elicorreafilho: @Maria 2577 Em qual cinema? // Ou ainda: em qual cinema, @Maria2577? – Significa que Eli Correa Filho escreveu para Maria (Independente da ordem em que o username estiver, ele recebe esse tweet). Você pode escrever o @ + username antes de escrever o tweet ou simplesmente colocar o mouse em cima do tweet da pessoa e um botão escrito “reply” aparecerá. Assim o @ dessa pessoa já irá para sua barra e você só precisa escrever a mensagem. Você pode enviar replys para qualquer usuário do twitter, independente se ele segue você ou não.
    • 8  DM (Direct Message): Imagine que Eli Correa Filho não queira que ninguém saiba que ele pretende ir ao cinema com Maria. O que ele pode fazer é mandar uma direct message, conhecida popularmente por DM (mensagem direta). Existem duas formas de enviar DM, entrando no perfil da pessoa e, na caixinha ao lado de “lists”, clicar em DM ou na sua própria página, você clica em DM no canto direito e seleciona para quem quer enviar:Todos os usuários do Twitter podem receber e enviar DM’s, mas há um porém: você só pode enviar DM’spara aqueles que te seguem, o que significa que eles tem interesse em receber suas mensagensconfidenciais.Exemplo:Maria segue Eli Correa Filho, mas ele não segue Maria. Logo, Eli Correa Filho pode escrever uma DM paraMaria, pois ela o segue, mas Maria não pode escrever DM para João, já que ele não a segue.Em sua página inicial, no canto direito, o Twitter mostra quantas DMs não lidas você tem. Basta clicar alipara vê-las. Elas também só podem ser escritas em 140 caracteres.As DMs pode ser facilmente apagadas caso você não queira guardá-las. E se você se arrepender de terenviado alguma, é só ir em DM’s enviadas e apagá-la. Desta forma, a DM não aparecerá mais na sua pasta,nem na pasta de DM’s do destinatário.Em tempo: O Twitter envia um e-mail para o usuário quando ele recebe uma DM, desde que ele defina estaopção em Settings.Visualizando seus “recados” – Tweets que escreveram para você ou o mencionando, diretamente:Sempre que alguém utilizar o @ + o seu nome de usuário, você receberá esse recado, que ficará arquivadona sua página, e você pode visualizar todos os “mentions” no canto direito da sua TL:Dica: Caso você queira ver o que escreveram para qualquer pessoa, você pode incluir o nome de usuáriodessa pessoa no twitter nesse campo em vermelho abaixo e clicar em buscar (azul):
    • 9  Retweets: Se um tweet é uma mensagem, retweet é a mesma mensagem, só que reenviada. Significa que você quer retransmitir para os seus seguidores algo que escreveram e que você gostou, achou interessante ou simplesmente quer colocá-los a par da informação. Exemplo: @EliCorreaFilho escreveu: Hoje vai passar o Programa “Tal” no canal “Zero”! Maria o segue, logo, viu esse tweet. Mas, e se Pessoa C (Vamos chamá-lo de Carlos), que segue Maria, mas não segue João, se interessar por isso? Maria acha que seus seguidores devem ver esse tweet. Ela pode retwitar de 03 formas: 1- Apenas reproduzindo: @Maria escreveu: RT @Joao Hoje vai passar o Programa “Tal”! (A sigla RT é para indicar que a mensagem seguinte foi retwitada). 2- Complementando a informação (escrevendo algo junto): @Maria escreveu: Vou assistir! RT @Joao Hoje vai passar o Programa “Tal” no canal “Zero”! 3- Retuitando integralmente: Colocando o mouse sobre a mensagem aparecerá o botão: retwitar para seus seguidores. Basta clicar nele que o próprio tweet, incluindo a foto da pessoa que escreveu aparecerá na timeline (página) dos seus seguidores, como se eles seguissem essa pessoa retwitada. E embaixo aparecerá: retwitado por Maria.Se você clicar em “Retweets”, no canto direito da sua TL, você irá para a página de retweets.Nessa página você pode verificar:O que foi retweetado pelos demais usuários;O que você retweetou;O que você escreveu e outras pessoas retweetaram;
    • 10Favorites (favoritos):Essa opção permite ao usuário “guardar” algum tweet da sua TL (ou de qualquer outra). Exemplo:Vamos supor que você leu um tweet com um link e que você não pode abrir no momento. Você pode“favoritar” esse tweet, clicando na estrelinha ao lado do mesmo (que ficará amarela):Quando você precisar visualizar ou utilizar esse tweet, é só clicar na opção “Favorites”, no canto direito daTL e poderá verificar tudo o que “guardou”:
    • 11Rashtags (ou tags) - #:As tags são sempre diferenciadas pelo símbolo jogo da velha # + o assunto e tem duas utilidades: 1- Podem tratar de algum assunto comum a todos, em que vários usuários se interessam e, através da “tag” desse assunto, o usuário pode localizar a “conversação” sobre esse assunto. Exemplo: @Maria escreve: Gente, estou acompanhando todas as novidades sobre a reforma eleitoral! Ela estará escrevendo um tweet comum. Porém, se ela twittar: @Maria: Gente, estou acompanhando todas as novidades sobre a #fichalimpa. Essa TAG virará um atalho para que se possa ver todas as mensagens sobre esse assunto. Clicando nessa tag, o twitter lhe mostrará todos os tweets do mundo que a citaram. Ou seja, você poderá ver o que escreveram todas as pessoas do mundo, dentro do Twitter, sobre #fichalimpa. 2- As tags também podem ser utilizadas como piadas, brincadeiras ou até para destacar uma frase ou palavra dentro do seu tweet. Exemplo: @Maria: Nossa! Tenho prova amanhã e não estudei! #ToComMedo! Você até poderá encontrar outras pessoas que tuitaram, por coincidência, usando a mesma tag para tratar de assuntos diversos. Se alguém cria uma piada e nela usa uma tag, você pode clicar nela para ver o que os outros escreveram. Exemplo: @Maria escreveu: @JornaldeSp #publiqueumanoticiasurreal Maria está participando desse tipo de brincadeira e quer saber o que as outras pessoas escreveram sobre isso. Ela pode clicar na tag e verá: @Joao escreveu: Chegaram ETs no Brasil #publiqueumanoticiasurreal @PessoaC escreveu: Nascem 10 gêmeos de 1X! #publiqueumanoticiasurreal @PessoaD escreveu: Neva no Nordeste #publiqueumanoticiasurrealAs #tags podem ser infinitas e deixam os usuários à vontade para expressar sua criatividade.
    • 12Lists (ou Listas):A lista é como um grupo. Você pode dividir esses grupos (as listas) por assuntos, grupo de pessoas etc.Você pode listar usuários e/ou assuntos em uma única página (dentro do seu twitter) e assim facilitar abusca pelos mesmos. Existem duas formas de criar listas: 1- Clicando em “new list” no canto direito da sua TL: 2- Localizando o usuário: Vamos supor que você queira facilitar a visualização (e contato) com deputados, para acompanhar o que eles estão tuitando. No perfil desse usuário você clica em lists:Você pode incluí-lo numa lista já existente ou criar também nesse momento.Depois, digite o nome escolhido para a lista, uma descrição qualquer, escolha se é pública ou privada eclique em “Creat list”:As listas que você criar constarão no canto direito na sua TL.Faça o mesmo para os demais usuários que você irá incluir nesse grupo (como a lista já existe, basta você marcar aopção, sem a necessidade de criar novamente). Você cria quantas listas quiser, de acordo com seus interesses e elaspodem ser publicas (qualquer pessoa poderá visualizar as listas que você segue) ou privadas (apenas você visualizaessa lista).Também no canto direito você poderá observar listas que você não criou. Isso quer dizer que outros usuáriosincluíram você em suas listas. Você pode segui-las ou não. Seguindo-as, você informa que se interessa por aquelalista e poderá acompanhar o que esse grupo está tuitando.OBS: Uma das vantagens dessa ferramenta é que você não precisa seguir no twitter os membros da sua lista, ouseja, você pode ter uma lista, por exemplo, de atores e atrizes, sem seguir nenhum desses usuários.
    • 13Trendings TopicsOs Trendings Topics, ou TTs, é a reunião, feita pelo próprio Twitter, dos assuntos mais comentados nospaíses e no mundo, utilizados com tags ou não.Com a popularização do twitter, os TTs são um excelente termômetro das notícias consideradas maisimportantes no mundo, em qualquer área: política, economia, entretenimento etc.Você pode visualizar os TTs de cada país ou mundial. Se um nome/assunto chegar aos TTs Worldwide, ouseja, no tópico mundial do twitter, significa que todo o mundo está comentando. E quanto mais no topo dalista, mais comentado.Compartilhando fotos e vídeos no twitter:Twitpic, Twiphoto, Twitvideo etc...O Twitter possui ainda site relacionados que possibilitam o usuário postar fotos e vídeos. São vários etodos podem ser usados quando conectados em sua conta do Twitter.Ao incluir uma foto no Twitpic, por exemplo, ele automaticamente manda o link dessa foto por tweet paraque seus seguidores a vejam. Mas na página da twitpic você pode escolher se quer postar a fotoautomaticamente ou apenas armazenar.Esse sites tornam mais fácil a postagem de fotos pelo celular, o que é muito comum para quem temaparelhos que utilizam internet, pois em qualquer lugar que você esteja, basta fotografar com o celular ecom o mesmo enviá-la para um desse sites, desde que seu aparelho tenha acesso à internet. Vocêtambém pode utilizar o twetphoto para fotos e o twitvideo para a post6agem de vídeos.Algo também muito utilizado no twitter é a “twitcam”, famosa por sua interatividade e dinamismo.Utilizando uma webcam, um usuário se comunica com outros (seguidores ou não), como se estivessetransmitindo um programa de TV. Normalmente os próprios usuários ou seus seguidores divulgam os linksquando estão “fazendo uma twitcam”, como é falado popularmente no microblog.Links:www. twitpic.comwww. Twetphoto.comwww. Twitvideo.comwww.twitcam.com
    • 14DEFININDO APARÊNCIA E OUTROS DETALHES (Página inicial):Clique em “home”, no canto superior direito:Profile:Clicando neste campo você verifica tudo o que for escrevendo quando começar a twittar. Também é comoos seus “amigos” vão ver o seu perfil;Settings: 1- Account: Neste campo você pode modificar o nome de usuário, e-mail de cadastro e outras informações, como a proteção do seu twitter (com o twitter protegido, só poderão ver o que você escreve quem você permitir); 2- Password: Neste campo você pode modificar sua senha; 3- Mobile: Neste campo você pode cadastrar um número de celular. Algumas operadoras permitem a utilização por SMS. Verifique sua operadora; 4- Notifications: Neste campo você escolhe se quer receber no e-mail cadastrado atualizações de novos seguidores, DMs e novidades do twitter; 5- Profile: Neste campo você pode incluir uma foto, que será sua foto de perfil, modificar seu nome de usuário, Localização (cidade e estado onde se encontra), incluir uma página da web da sua preferência e, no campo “BIO”, você pode escrever o que quiser, sobre você ou não; 6- Design: Neste campo você escolher ou modificar o “Background” (fundo) do seu twitter. Você pode utilizar um sugerido pelo twitter ou algum de sua preferência, como fotos, paisagens etc. PS: Se você clicar, no canto direito, em Get more creative / Check out Themeleon você poderá escolher BGs diferenciados, customizá-los etc. Pode “brincar” à vontade.Não esqueça de clicar em "SAVE” sempre que fizer uma atualização, para que esta não se perca e você preciserefazer.Você viu acima algumas dicas para a utilização do twitter, porém, muitos desses tópicos você só irádominar com a utilização constante do da ferramenta.E sempre que tiver dúvidas, consulte nosso guia. Caso alguma dessas dúvidas ainda permaneça ouqueira dar sugestões sobre o guia, nos envie um e-mail para imprensa@elicorreafilho.com.br.Siga o deputado Eli Correa Filho no twitter: @EliCorreaFilho