Your SlideShare is downloading. ×
Revolução chinesa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Revolução chinesa

516
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
516
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. {{ REVOLUÇÃOREVOLUÇÃO CHINESACHINESA
  • 2. Revolução chinesaRevolução chinesa Contextualização
  • 3. Revolução chinesaRevolução chinesa  SÉCULO XX  1905: Fundação do Kuomitang (Partido Nacionalista do Povo) por Sun Yat-sen.  Outubro de 1911 – Proclamação da República – Sun Yat-sen.  Tentativa de unificação contra o poder dos senhores da guerra. (guerra civil)  União do Kuomitang aos comunistas( criado em 1921) numa luta contra os senhores da guerra. (1921-25) Governo autoritário.  ascensão de Chiang Kai-Shek(após a morte de Sun Yat-sen)
  • 4. Revolução chinesaRevolução chinesa Governo de Chiang Kai-shek (1925 - 49) Refúgio no campo e fundação de Ligas camponesas “Longa Marcha” – Fuga dos comunistas de Kiangsi. 12.500 Km em um ano.
  • 5.  Imperialismo japonês (2ª Guerra – Invasão da Manchúria)  nova aliança entre comunistas e Kuomitang contra o “perigo japonês”. Revolução chinesaRevolução chinesa  Reinício da guerra civil entre o Kuomitang X PCC (1946-1949)  Derrubada do Governo Chiang Kai – Shek/ Fundação da república popular da China  Fuga de Kai – Shek para a ilha de Formosa(Taiwan), que é declarada “Província Rebelde”
  • 6. Revolução chinesaRevolução chinesa República Popular da China  Cidades – poucas concessões ao proletariado.  Morte de Stalin (1953) início do rompimento entre Soviéticos e Chineses  Campanha das Cem Flores (1956) crítica às autoridades para diminuir o poder da burocracia.  Movimento social urbano, que se excedeu.  Repressão violenta aos intelectuais.
  • 7. Revolução chinesaRevolução chinesa  Revolução Cultural (1966) – movimento contra os “reacionários” e o “aburguesamento” da China  Morte de Mao(1976), ascenção de Deng Xiaoping  início de reformas que levaram a China a um processo de abertura para o capital estrangeiro.  Enfraquecimento de Mao tsé-Tung Tentativa de reforçar o poder de Mao, através da mobilização das massas, principalmente estudantes. O Livro Vermelho de Mao se torna uma espécie de manual para o bom revolucionário.
  • 8. Revolução chinesaRevolução chinesa Modernização chinesa  Disputa interna no PCC  novos dirigentes desfecharam uma perseguição contra as facções mais radicais de esquerda.  Deng Xiaoping se torna secretário-geral do PCC e se transforma no dirigente máximo da China (1976 a 1997)
  • 9. Massacre da praça da paz celestial 1989 Revolução chinesaRevolução chinesa Manisfestações estudantis Liberdade de manistação Fim da corrupção Fim dos privilégios dos altos funcionários Liberdades democráticas  Repressão do governo
  • 10. Massacre da praça da paz celestial 1989 Revolução chinesaRevolução chinesa Manisfestações estudantis Liberdade de manistação Fim da corrupção Fim dos privilégios dos altos funcionários Liberdades democráticas  Repressão do governo

×