Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Meningite
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Meningite

  • 2,177 views
Published

 

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
2,177
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
69
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. MENINGITE
  • 2. HISTÓRIA  O primeiro relato de infecção bacteriana subjacente à meningite foi feito pelo bacteriologista austríaco Anton Weichselbaum;  A mortalidade era muito alta nos relatórios iniciais, cerca de 90% dos pacientes evoluíam para o óbito;  1944: penicilina;  Final do século XX: introdução de vacinas contra o Haemophilus influenzae;  2002: o tratamento com corticoides poderia melhorar o prognóstico da meningite bacteriana.
  • 3. MENINGITE E SEUS SINTOMAS  Inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges; Sintomas:  Dor de cabeça e rigidez de nuca associados a febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e fotofobia ou fonofobia.
  • 4. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO  A principal forma de diagnóstico é através da punção lombar;  O procedimento envolve a inserção de uma agulha no canal medular para extração de uma amostra de líquor, o líquido que envolve o encéfalo e a medula espinhal; Tratamento:  Pronta administração de antibióticos e, por vezes, fármacos antivirais. Corticóides podem ser usados para prevenir complicações da inflamação hiperativa. Pode ter complicações sérias a longo prazo.
  • 5. EPIDEMIOLOGIA A meningite bacteriana ocorre em cerca de 3 por 100.000 pessoas anualmente em países ocidentais. Estudos populacionais têm mostrado que a meningite viral é mais comum, em 10,9 por 100.000, e ocorre com mais freqüência no verão; No Brasil, a taxa de meningite bacteriana é maior, em 45,8 por 100 mil anualmente; Em vermelho: A África Subsaariana: “cinturão da meningite”; “Cinturão da Fatores associados com o desenvolvimento meningite”; de epidemias no cinturão da meningite: Em laranja: zonas condições médicas (suscetibilidade Epidêmicas; imunológica da população), condições Em cinza: casos demográficas (viagens e deslocamentos de esporádicos. grande parte da população), as condições socioeconômicas (superlotação e más condições de vida), as condições climáticas (seca e tempestades de poeira), e infecções concomitantes
  • 6. GRUPO  ISABELLA FERNANDES;  ISABELLA AMARO;  YASMIN MELO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO – ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FUNDAÇÃO SÃO JOSÉ PROFESSOR JANIMAR KIFFER