Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

1,441 views
1,345 views

Published on

Conteúdo: Por que mensurar. Cenário. ROI. Mensurando Interesse do Público. Mensurando Anúncios Publicitários. Mensurando Visitação de Websites. Mensurando Ações em Mídias Sociais. Recomendações.

Palestra ministrada no 1º Encontro de Marketing Digital POSMIDIADIGITAL

Published in: Business
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,441
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
46
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Mensurando Resultados de Ações Digitais - Métricas e Ferramentas

  1. 1. Mensuração de Resultados de Ações Digitais: Métricas e Ferramentas 25/04/2012 Felipe Augusto Pereira felipe.pereira@posmidiadigital.com.br | @felipeunu
  2. 2. Agenda• Por que mensurar?• Cenário• ROI• Mensurando Interesse do Público• Mensurando Anúncios Publicitários• Mensurando Visitação de Websites• Mensurando Ações em Mídias Sociais• Recomendações 2
  3. 3. Onde investir meu orçamento? 3
  4. 4. Como estou diante de estou concorrentes? Como meus diante de meus concorrentes? 4
  5. 5. Como justifico um orçamento? 5
  6. 6. MENSURAÇÃO! 6
  7. 7. Mitos da MensuraçãoA mensuração é realizada com o objetivo de punirMedir vai me dar mais trabalhoMedir é caroSe não é possível calcular o ROI, por que se preocupar?Medir é estritamente quantitativoA mensuração deve ser feita ao final dos projetos“Eu sei o que está acontecendo, não é preciso pesquisar” Fonte: Paine (2011) 7
  8. 8. O Marketing Digital é Jovem! 8
  9. 9. Ausência de Padrões 9
  10. 10. Facilidade para Acesso a Dados 10
  11. 11. Sobrecarga de Dados/Informações 11
  12. 12. Ter Relatórios não é ter Estratégia! 12
  13. 13. Monitorar Corrigir Controlar 13
  14. 14. Planejamento Controle 14
  15. 15. Return On Investiment 15
  16. 16. ROI RetornoInvestimento 16
  17. 17. Cálculo do ROI 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 − 𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜𝑅𝑂𝐼 = 𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜 17
  18. 18. Exemplo de Cálculo do ROI• Campanha de Adwords – Orçamento = R$ 1000,00 – Vendas = R$ 3000,00 18
  19. 19. Exemplo de Cálculo do ROI• Campanha de Adwords – Orçamento = R$ 1000,00 – Vendas = R$ 3000,00 3000 − 1000 2000 𝑅𝑂𝐼 = = =2 1000 1000 19
  20. 20. Exemplo de Cálculo do ROI • Campanha de Adwords – Orçamento = R$ 1000,00 – Vendas = R$ 3000,00 3000 − 1000 2000 𝑅𝑂𝐼 = = =2 1000 1000Um ROI de 2 indica que para cada R$ 1,00 investido,obtêm-se R$ 2,00 de receita. 20
  21. 21. COMO MENSURAR OINTERESSE DO PÚBLICO GERAL EM PRODUTOS, PESSOAS OU IDEIAS? 21
  22. 22. 22
  23. 23. COMO FOI A ELEIÇÃOMUNICIPAL PARA PREFEITO 2008? QUEM VENCEU? 23
  24. 24. Eleições Recife 2008 24Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2008/recife/pesquisas/
  25. 25. Eleições Recife 2008 25
  26. 26. 26
  27. 27. MALDITOS?! 27
  28. 28. Pôneis Malditos 28
  29. 29. COMO MENSURAR UMACAMPANHA DE ANÚNCIOSPUBLICITÁRIOS (ex. Google Adwords, blogs)? 29
  30. 30. Funil de Conversão Visualização CliqueMicro Conversão 1Micro Conversão 2 ... Macro Conversão 30
  31. 31. Informações Prévias• Ticket-médio• Lucro/venda• Orçamento da campanha 31
  32. 32. Métricas de Visitação• CPC (custo por clique)• Exibições (visualizações do anúncio)• Cliques (visitas)• CTR (taxa de cliques = cliques/visualizações) 32
  33. 33. Métricas de Aquisição• Conversões (aquisição, ex. vendas)• Taxa de conversão (vendas/visitas)• CPA (custo por aquisição = custo/conversões)• Receita (vendas x ticket-médio)• ROI (retorno sobre investimento) 33
  34. 34. Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis• Ticket-médio: R$ 200,00• Lucro/venda: R$ 40,00• Orçamento da campanha: R$ 500,00 34
  35. 35. Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis• Ticket-médio: R$ 200,00• Lucro/venda: R$ 40,00• Orçamento da campanha: R$ 500,00• CPC: 0,50• Exibições: 90000• Cliques: 1000• CTR: 1000/90000 = 1,11%• Macro Conversões: 120 vendas• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%• CPA: 500/120 = R$ 4,17• Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00• ROI: (24000-500)/500 = 47 35
  36. 36. Ex 1: Campanha para E-Commerce de Tênis• Ticket-médio: R$ 200,00• Lucro/venda: R$ 40,00• Orçamento da campanha: R$ 500,00• CPC: 0,50• Exibições: 90000• Cliques: 1000• CTR: 1000/90000 = 1,11%• Macro Conversões: 120 vendas• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%• CPA: 500/120 = R$ 4,17• Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00• ROI: (24000-500)/500 = 47 36
  37. 37. Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas• Campanha para Venda de Camisetas Online – Ticket-médio: R$ 25,00 – Lucro/venda: R$ 4,00 – Orçamento da campanha: R$ 500,00 37
  38. 38. Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas• Ticket-médio: R$ 25,00• Lucro/venda: R$ 4,00• Orçamento da campanha: R$ 500,00• CPC: 0,50• Exibições: 90000• Cliques: 1000• CTR: 1000/90000 = 1,11%• Macro Conversões: 120 vendas• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%• CPA: 500/120 = R$ 4,17• Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00• ROI: (3000-500)/500 = 5 38
  39. 39. Ex 2: Campanha para E-Commerce de Camisetas• Ticket-médio: R$ 25,00• Lucro/venda: R$ 4,00• Orçamento da campanha: R$ 500,00• CPC: 0,50• Exibições: 90000• Cliques: 1000• CTR: 1000/90000 = 1,11%• Macro Conversões: 120 vendas• Taxa de conversão: 120/1000 = 12%• CPA: 500/120 = R$ 4,17• Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00• ROI: (3000-500)/500 = 5 39
  40. 40. COMO MENSURAR A VISITAÇÃO DE MEU WEBSITE? 40
  41. 41. Algumas Métricas para Websites• Visualizações de páginas• Visitantes únicos• Tempo de visitação• Novos visitantes• Retorno de visitas• Fontes de tráfego• Conversão• Cidade de origem dos visitantes• Configurações (browser, sistema operacional, etc.)• Taxa de rejeição 41
  42. 42. Analytics – Visão Geral 42
  43. 43. Analytics - Fontes de Tráfego 43
  44. 44. Analytics – Tráfego Direto 44
  45. 45. Analytics - Referências 45
  46. 46. Analytics - Palavras-Chave de Busca 46
  47. 47. Localização 47
  48. 48. COMO MENSURAR AÇÕES EM MÍDIAS SOCIAIS? 48
  49. 49. Mídias Sociais – Algumas Métricas• Visibilidade: Visualização da marca – Visualizações, visitantes únicos, cliques• Relevância: Reputação – Rating/ranking, referências, membros, conexões, tempo de visitação• Engajamento: Potencial de propagação – Comentários (número absoluto, por thread/usuário/etc.), frequência de interação, marcação como favorito, menções, recomendações 49
  50. 50. Algumas Métricas para Facebook• Curtidas• Compartilhamentos• Citações• Cliques em links• Números de comentários• Tipos de comentários (positivos, negativos e neutros)• Perfil do público (detratores, simpatizantes, etc.) 50
  51. 51. Facebooks Insights – Visão Geral 51
  52. 52. Facebooks Insights – Publicações 52
  53. 53. Facebooks – Curtir 53
  54. 54. Sequaz – Community Analytics (em desenv.)• o início do grupo, foram 1829 posts e 6759 comentários. Numa relação de 3,7 comentários por post. Não mudou muito, já que em Dezembro passado era de 3,3. Apesar de termos 922 membros no grupo e estarmos crescendo à taxas chinesas, apenas 221 pessoas já fizeram algum post. Ou seja aproximadamente 24% do total. As 20 pessoas que mais postaram (2% do total de membros) respondem por 57% do total de posts. (...) Os 03 membros do grupo quem obtiveram mais curtir em seus comentários foram Fulano de Tal (768), Cicrano (568) e Beltrano (168 54
  55. 55. Facebook Ads 55
  56. 56. TWITTER 56
  57. 57. Algumas Métricas para Twitter• Tweets (em comparação com concorrentes)• Seguidores• Seguidores de seguidores• RT e mentions• #FF• Favoritos• Cliques em links• Momentos para tweetar• Tipos de comentários (positivos, negativos e neutros)• Perfil do público (detratores, simpatizantes, etc.) 57
  58. 58. tHE ARCHIVIST 58
  59. 59. HootSuite – Dados Gerais 59
  60. 60. HootSuite – Click Stats 60
  61. 61. Sequaz – Dados Gerais 61
  62. 62. Sequaz – Followers Overlap 62
  63. 63. Sequaz – Followers Activity 63
  64. 64. Sequaz – Evolução de Seguidores 64
  65. 65. Sequaz – Seguidores por Data de Criação 65
  66. 66. Sequaz – Top 50 by followers count 66
  67. 67. Sequaz – Top 50 by followers count ... 67
  68. 68. Sequaz – Word Cloud 68
  69. 69. CUIDADO! 69
  70. 70. Tempo de Visita em Websites Por que não 8m10s?Fonte: http://www.slideshare.net/leonaressi/metricas-e-otimizacao-intercon-2009 70
  71. 71. De onde acesso a Internet? Eu sou um visitante diferente apenas porque mudei de dispositivo?Fonte: http://www.slideshare.net/leonaressi/metricas-e-otimizacao-intercon-2009 71
  72. 72. Quantos seguidores eu tenho? 72
  73. 73. Quantos curtir eu tenho no FB? 73
  74. 74. Quantos curtir eu tenho no FB? 74
  75. 75. Para Finalizar...• Torne a mensuração parte do seu planejamento• Alguns aspectos não podem ser mensurados quantitativamente• Engajamento é melhor do que números• Seja desconfiado• Faça mensuração durante a execução• Analise o porquê dos resultados• Ação é imprescindível 75
  76. 76. Obrigado!• Felipe Pereira• felipe.pereira@posmidiadigital.com.br• @felipeunu• FB: felipeunu• Skype: felipe_pereira• www.slideshare.net/felipeunu• www.posmidiadigital.com.br 76

×