Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

20,916 views
20,641 views

Published on

Published in: Education, Technology
2 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
20,916
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
473
Comments
2
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

  1. 1. Aula 1 – Introdução ao Pensamento Filosófico Prof.: Ms. Felipe Saraiva Nunes de Pinho
  2. 2. Pra que Filosofia? • A palavra Filo-Sofia (Pitágoras) • Conhece-te a ti mesmo; • O Mito da Caverna; • Opinião (doxa) x verdade (alétheia) • A liberdade; • O papel da filosofia consiste em discutir e refletir criticamente sobre a verdade, a validade, a correção, as conseqüências e finalidades das contribuições científicas e sociais.
  3. 3. Pra que Filosofia? • “Uma vida não examinada, não vale a pena ser vivida”! (Sócrates). • Na Grécia Antiga, a busca pelo conhecimento, pela verdade, tinha como principal objetivo orientar as ações humanas visando a justiça e a felicidade. Todos os homens, por natureza, desejam conhecer. (Aristóteles)
  4. 4. A atitude filosófica: o pensamento crítico • A Filosofia pode ser compreendida como um exercício ou uma atitude crítica, de questionar as verdades e os valores estabelecidos, procurando entender os seus fundamentos. A filosofia é “a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”.  A atitude negativa – dizer não ao senso comum e aos pré- conceitos;  A atitude positiva – interrogar sobre o que as coisas são, procurar suas causas, motivos, fundamentos; • “A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber”. (Chaui, 2003)
  5. 5. FILOSOFAR É OUSAR QUERER REFLETIR
  6. 6. A Atitude Filosófica: a reflexão e a indagação • Indagar significar se questionar o que as coisas são, como elas são, suas causas, origens e suas finalidades. A indagação é dirigida ao mundo que nos rodeia. • A reflexão é um movimento radical de volta sobre si mesmo, ou seja, pensar como é possível o próprio pensamento, conhecer como se fundamenta o próprio conhecimento. A reflexão é dirigida ao nosso mundo interno. “Conhece-te a ti mesmo”.
  7. 7. A filosofia: um pensamento sistemático • O pensamento sistemático compreende que existe um todo, cujas as partes estão articuladas de maneira lógica e coerente. • Assim, a Filosofia, a partir, da reflexão racional, busca compreender a organização e a articulação entre as idéias e princípios, sua coerência, sua lógica racional. Busca encontrar os fundamentos dos fenômenos e da própria realidade.
  8. 8. O que é a Filosofia? • O que a Filosofia não é:  Visão de mundo (cultura)  Sabedoria de vida (arte do bem viver)  Esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido (religião)
  9. 9. Uma definição da Filosofia: • A reflexão sobre a fundação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas descreve duas características fundamentais da filosofia: a reflexão e a crítica. “A filosofia é a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas múltiplas formas” (Chaui, 2003). • Segundo o filósofo Francês Michel Foucault, “a Filosofia é uma maneira de refletir, não exatamente sobre o que é verdadeiro ou falso, mas sobre nossa relação com a verdade”. Sendo a filosofia uma maneira de nos perguntarmos: “se esta é a relação que temos com a verdade, como devemos nos conduzir?”. (Jornal Le Monde, 1980)
  10. 10. A importância da Filosofia “Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação e o sentido do mundo, da cultura, da história, das criações humanas, da arte, da ciência e da política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade for útil, então a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes”. (Chaui, 2003) Ú T I L !
  11. 11. Bibliografia CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2003. felipepinho.com

×