As Redes Sociais E A Internet Como Ferramentas EstratéGicas De Marketing

3,378 views
3,084 views

Published on

A Internet ganha espaço como ferramenta de grande relevância para a conquista de vantagem competitiva por parte das empresas e, ao lado desta, cresce vertiginosamente a importância das redes sociais como canal de comunicação e interação “com” e “entre” clientes.

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,378
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
107
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

As Redes Sociais E A Internet Como Ferramentas EstratéGicas De Marketing

  1. 1. AS REDES SOCIAIS E A INTERNET COMO FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS DE MARKETING Feliciana Carvalho da Silva Gabriela Furlan Orientadora : Professora Mestre Lilian Maria de Souza Almeida
  2. 2. ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO <ul><li>Objetivo; </li></ul><ul><li>Justificativa; </li></ul><ul><li>Fundamentação Teórica; </li></ul><ul><li>Metodologia; </li></ul><ul><li>Exemplos reais de Sucesso e Fracasso; </li></ul><ul><li>Conclusão. </li></ul>
  3. 3. OBJETIVO Elucidar os aspectos importantes da Internet e das redes sociais como ferramentas de marketing, buscando compreender suas implicações no contexto organizacional.
  4. 4. JUSTIFICATIVA Dada a atualidade do tema proposto, pretende-se, através deste estudo, iniciar e motivar a busca pelo conhecimento de algo novo e desafiador no campo da administração, que se constituem as redes sociais virtuais.
  5. 5. A INTERNET Definição de Internet: A Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro, que têm em comum um conjunto de protocolos e serviços, de forma que os usuários a ela conectados podem desfrutar de serviços de informação e comunicação de alcance global (CYCLADES BRASIL, 2001).
  6. 6. Mídias Sociais As mídias sociais são espaços de exposição, onde o indivíduo apenas publica informações ou arquivos sem gerar relacionamento direto com nenhum usuário específico (ALTERMANN, 2010). Redes Sociais Rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si, em forma de rede ou comunidade (FREITAS, 2010). MÍDIAS SOCIAIS E REDES SOCIAIS
  7. 7. REDES SOCIAIS O objetivo das redes sociais é conectar um grupo de pessoas com interesses comuns em um ou mais assuntos. Ranking das Redes Sociais on-line mais utilizadas no mundo (Fonte: BBC News Technology, 2010)
  8. 8. FACEBOOK Sua página principal mostra as últimas atualizações dos contatos do usuário e uma caixa chamada “No que você está pensando agora?”.
  9. 9. TWITTER É um microblog , constituído de pequenas entradas de blog para apenas um pensamento ou evento em apenas 140 caracteres.
  10. 10. ORKUT É possível criar e participar de comunidades virtuais que abordam assuntos diversos e podem funcionar como fóruns de interesse comum.
  11. 11. MYSPACE O usuário pode criar uma comunidade privada e compartilhar fotos, diários, músicas e interesses com sua rede de contados.
  12. 12. LINKEDIN Esta rede conecta profissionais do mundo inteiro que estejam realmente interessados em contatos profissionais e negócios.
  13. 13. A CONQUISTA DA LEALDADE E FIDELIDADE POR MEIO DA INTERNET O segredo para gerar um grande nível de fidelidade está em entregar um alto nível de valor para o cliente. (KOTLER & KELLER, 2007). Toledo (2007) salienta que a fidelização do cliente é o caminho ideal a ser percorrido pelas organizações que queiram se desenvolver dentro de um ambiente competitivo.
  14. 14. MARKETING E MARKETING ON-LINE O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a administração do relacionamento com o cliente a favor do benefício à organização e ao seu público interessado, através da criação, comunicação e entrega de valores para seus clientes (KOTLER & KELLER, 2007). A Internet é um meio legitimamente global que permite que compradores e vendedores passem de um país para outro em segundos, proporcionando benefícios para consumidores e vendedores.
  15. 15. A INTERNET E A ESTRATÉGIA DO COMPOSTO DE MARKETING PRODUTO PREÇO PRAÇA PROMOÇÃO O Composto de marketing e as principais implicações e mudanças causadas pela Internet.
  16. 16. OS 7C’s: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O COMPOSTO DE MARKETING
  17. 17. METODOLOGIA <ul><li>Escolha do tema; </li></ul><ul><li>Pesquisa Documental e Bibliográfica; </li></ul><ul><li>Contextualização do tema com exemplos reais de Sucesso e Fracasso. </li></ul>
  18. 18. ESTRATÉGIA DIGITAL TECNISA Possui uma estratégia definida e consistente para atuar nesses meios sendo referência na utilização das redes sociais.
  19. 19. A Tecnisa lançou uma promoção exclusiva para os usuários das redes sociais Twitter, Facebook e LinkedIn. VENDA FACILITADA PELO TWITTER
  20. 20. LOCAWEB E OS CUIDADOS NECESSÁRIOS AO USO DAS REDES SOCIAIS Em março de 2010, a empresa Locaweb fechou patrocínio de duas partidas do time São Paulo Futebol Clube. Durante uma das partidas, o então diretor da empresa Alex Glikas, animado com a vitória do time Corinthians, usou palavras inadequadas e ofensivas contra o clube Tricolor e seus torcedores.
  21. 21. CHUVA DE TWIX A campanha contou com um blog , perfis no Twitter, Facebook e YouTube para disseminar a ação que prometia fazer “chover” cerca de 10.000 chocolates Twix.
  22. 22. CHUVA DE TWIX No entanto, o que caiu sobre a multidão foi um monte de papel dourado picado misturado com o chocolate.
  23. 23. SKOL USA ORKUT PARA DISTRIBUIR FANTASIAS DE CARNAVAL A Skol criou uma campanha no Orkut para distribuir aos foliões do Brasil inteiro as fantasias de carnaval utilizadas na propaganda divulgada na televisão.
  24. 24. CONCLUSÃO <ul><li>A Internet como facilitadora das relações de compra e venda; </li></ul><ul><li>Redes sociais como canal de comunicação e interação; </li></ul><ul><li>Consumidores reativos; </li></ul><ul><li>Pessoas físicas e jurídicas não se distinguem no ambiente virtual; </li></ul><ul><li>Redes sociais como ferramenta de conquista e fidelização do cliente. </li></ul>
  25. 25. AS REDES SOCIAIS E A INTERNET COMO FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS DE MARKETING Feliciana Carvalho da Silva Gabriela Furlan Orientadora : Professora Mestre Lilian Maria de Souza Almeida OBRIGADA

×