A história da hotelaria

13,138 views
12,436 views

Published on

2 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
13,138
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
270
Comments
2
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A história da hotelaria

  1. 1. Jogos Olímpicos Marco inicial da hospedagem, para a maioria dos autores, os Jogos Olímpicos foram de imensurávelimportância ao desenvolvimento do Turismo Mundial.Na Grécia Antigas, visitantes de várias localidades iam àOlímpia assistir aos jogos Olímpicos, competições essas que duravam dias.
  2. 2.  Para esses eventos, foram construídos o estádio e o pódio, onde se homenageavam os vencedores e ficava a chama olímpica. Mais tarde foram acrescentados os balneários e uma hospedaria, com cerca de 10 mil metros quadrados, com o objetivo de abrigar os visitantes. Essa hospedaria teria sido o primeiro hotel que se tem notícia.
  3. 3.  Para que haja uma hospedagem é necessário que haja primeiro um deslocamento. Baseando-se nesse conceito, muitos autores identificam os grandes deslocamentos do Povo Romano como outro marco de extrema importância para o desenvolvimento dos meios de hospedagem. Centum Cellas - Portugal
  4. 4.  Outros fatos históricos que influenciaram muito no desenvolvimento da Hotelaria e da hospedagem foram as cruzadas, guerras essas que ocorreram entre territórios dominados pela Igreja Católica e territórios dominados pela religião Islâmica. Depois de séculos de guerras, as religiões começaram a recuperar os lugares santos com objetivo de proteção de peregrinos. Esses locais eram chamados de hospitais, "Esse fato propiciou a fundação de hospitais (cuja raiz latina é hospes, que significa hóspede), que se multiplicaram posteriormente entre os povos ocidentais da Europa." . Inicialmente esses Hospitais, que abrigavam velhos, enfermeiros e peregrinos, não possuíam fins lucrativos. Mas com o passar dos anos os hospitais (que eram, muitas vezes mosteiros) passaram a cobrar para estadia dessas pessoas. Muitos desses mosteiros até os dias de hoje são meios de hospedagem muito utilizados e visitados, principalmente na Europa Ocidental.
  5. 5. CRAC DOS CAVALEIROSFica na Síria perto da fronteira doLíbano. Foi uma das grandes senão amaior fortaleza dos Cruzados naTerra Santa, um castelo dosHospitalários que tinha, no seuapogeu, uma guarnição de 2,000homens.
  6. 6.  Os primeiros estabelecimentos de hospedagem com o propósito exclusivamente comercial surgiram no final da Idade Média na Europa. Eram as tabernas e as pousadas. As pousadas eram públicas com fins lucrativos, localizadas em povoados onde se ofereciam alimentos, bebidas e albergues a viajantes, cavaleiros e carruagens. As tabernas tinham o mesmo objetivo das pousadas, mas geralmente estavam localizadas nas estradas ou fora dos povoados, a uma distância que poderia ser percorrida a cavalo durante o dia.
  7. 7.  ...tinham o mesmo objetivo das pousadas, mas geralmente estavam localizadas nas estradas ou fora dos povoados, a uma distância que poderia ser percorrida a cavalo durante o dia. Gralheira é uma freguesia portuguesado concelho de Cinfães, distrito de Viseu, situada em plena serra de Montemuro
  8. 8.  ... eram públicas com fins lucrativos, localizadas em povoados onde se ofereciam alimentos, bebidas e albergues a viajantes, cavaleiros e carruagens.
  9. 9. No século XII, as viagens na Europa voltavam a se tornar mais seguras, e rapidamente as hospedarias se estabeleceram ao longo das estradas. Aos poucos, diversos países implantavam leis e normas para regulamentar a atividade hoteleira, especialmente a França e a Inglaterra. A França, por exemplo, já dispunha de leis reguladoras dos estabelecimentos e serviços hoteleiros no ano de 1254 (século XIII), enquanto na Inglaterra isso aconteceu em 1446 (século XV).No ano de 1514 (século XVI), os hoteleiros de Londres foram reconhecidos legalmente, passando de hostelers (hospedeiros) para innholders (hoteleiros).
  10. 10. Na medida em que foram construídas estradas derodagem e ferrovias que ligavam os grandes centros àscidades portuárias, houve um grande aumento naquantidade de hotéis, principalmente nessas cidadesportuárias. Ex: Bergen-Noruega
  11. 11.  Cesar Ritz é considerado pai da hotelaria moderna. Desde muito jovem ocupou todos os postos de trabalho possíveis em um hotel até chegar a gerente de um dos maiores hotéis de seu tempo. Melhorou todos os serviços do hotel, criou a figura do somellier, introduziu o banheiro nas unidades habitacionais (UHs) criando as suítes, revolucionando a administração. (Converteu os hotéis decadentes nos melhores da Europa, o que lhe gerou o pseudônimo de “mago”)

×