Ac.m4 tarefa video-emil

757 views
683 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
757
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
46
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ac.m4 tarefa video-emil

  1. 1. FirewallFirewallé um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicaruma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser dotipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associadosa redes TCP/IP.Este dispositivo de segurança existe na forma de software e de hardware, a combinaçãode ambos normalmente é chamado de "appliance". A complexidade de instalaçãodepende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras quecontrolam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado. RoteadorRoteador é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, acomunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entrecomputadores distantes entre si.Roteadores são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência. Aprincipal característica desses equipamentos é selecionar a rota mais apropriada paraencaminhar os pacotes recebidos. Ou seja, escolher o melhor caminho disponível narede para um determinado destino.Funcionamento Os routers mais modernos necessitam de um cabo de banda larga ligado a um modem como entrada, e geralmente transmitem o sinal de internet atraves de conectividade sem fio e 4 cabos banda larga. Eles utilizam tabelas de rotas para decidir sobre o encaminhamento de cada pacote de dados recebido. Eles preenchem e fazem a manutenção dessas tabelas executando processos e protocolos de atualização de rotas, especificando os endereços e domínios de roteamento, atribuindo e controlando métricas de roteamento. O administrador pode fazer a configuração estática das rotas para a propagação dos pacotes ou pode configurar o roteador para que este atualize sua tabela de rotas através de processos dinâmicos e automáticos.
  2. 2. SwitchesUm comutador ou switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores parareencaminhar módulos (frames) entre os diversos nós. Possuem portas, assim como osconcentradores (hubs) e a principal diferença entre um comutador e um concentrador, éque o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde umdomínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre os pacotes desegmentos diferentes — ao contrário dos concentradores, cujas portas partilham omesmo domínio de colisão.FuncionamentoOs comutadores operam semelhantemente a um sistema telefônico com linhas privadas.Neste sistema, quando uma pessoa liga para outra, a central telefónica conecta-as numalinha dedicada, possibilitando um maior número de conversações simultâneas.Um comutador opera na camada dois (2) (camada de enlace), encaminhando os pacotesde acordo com o endereço MAC de destino, e é destinado a redes locais parasegmentação. Porém, atualmente existem comutadores que operam em conjunto nacamada 3 (camada de rede), herdando algumas propriedades dos roteadores (routers). Porta 80 E utilizado para receber e enviar pacotes de protocolo TCP e HTTP. Servidor ProxyProxy é um servidor que atende a requisições repassando os dados do cliente à frente:um usuário (cliente) conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço, comoum arquivo, conexão, página web, ou outro recurso disponível no outro servidor.Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta doservidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso mesmo sem se conectar aoservidor especificado. Pode também atuar como um servidor que armazena dados emforma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligaçõestipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.Esses servidores têm uma série de usos, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato,entre outros.
  3. 3. Porta 25 E utilizado para receber e enviar pacotes de protocolo TCP e SMTP. Servidor WebO termo servidor web pode significar duas coisas: 1. Um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos (imagens, etc.); 2. Um computador que executa um programa que provê a funcionalidade descrita acima.
  4. 4. Pacote TCP Cabeçalho de uma trama TCP+ Bits 0 - 3 4-9 10 - 15 16 - 31 0 Porta na origem Porta no destino32 Número de sequência64 Número de confirmação (ACK) Janela96 Offset Reservados Flags Window128 Checksum Ponteiro de urgência160 Opções (opcional)Padding (até 32)224 Dados Detalhe do campo Flags + 10 11 12 13 14 15 96 UrgPtr ACK Push RST SYN FIN
  5. 5. Pacote UDPO Pacote UDP não e confiável porque o checksum é opcional e não e obligatorio.
  6. 6. Endereço IPO endereço IP, de forma genérica, é um endereço que indica o local de um nó em umarede local ou pública.Para um melhor uso dos endereços de equipamentos em rede pelas pessoas, utiliza-se aforma de endereços de domínio, tal como "www.wikipedia.org". Cada endereço dedomínio é convertido em um endereço IP pelo DNS. Este processo de conversão éconhecido como "resolução de nomes".

×