Se eu ficar mariana afonso

1,772 views
1,572 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,772
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Se eu ficar mariana afonso

  1. 1.  Ficha Técnica do Livro Bibliografia do autor Apresentação Geral do Livro Personagens Importantes Frases Relevantes Relação título/obra Relação pessoal à obra
  2. 2.  Título original: If I Stay; Título em português: Se eu ficar; Autor:Gayle Forman; Tradução: Rita Graña; Editora: Editorial Presença; Local de edição: (1º ediçao)Lisboa Data de edição:Março de 2010
  3. 3.  Gayle Forman nascida a 5 de junho de 1970, tendo atualmente 41 anos, vive em Brooklyn com a família. Gayle Forman é uma autora premiada e uma jornalista cujos os seus artigos foram publicados nas revistas Cosmopolitan, Seventeen e Elle, entre outras. Se Eu Ficar foi considerado um dos melhores livros juvenis de 2009. Já escreveu Where She Went, Sisters in Sanity, You Can’t GetThere From Here. CURIOSIDADE: Estão a realizar o filme baseado no livro If I Stay.
  4. 4.  Data de ínicio da leitura: 24 de outubro de 2011 Data de finilização da leitura:12 de novembro de 2011
  5. 5.  Mia, uma rapariga de 17 anos , Teddy seu irmão, sua mãe e seu pai, são como chamamos uma família perfeita. Tiveram um acidente e só Mia sobrevive. A sua alma vai vivendo tudo o que se passa assistindo às visitas que recebera. E assim ela decide ficar. ●Antes do acidente: ●Enquanto Mia se encontra no hospital, ela vai-se recordando de tudo o que já tinha vivido até aquele momento do acidente. Lembra-se de como conheceu Adam, o actual namorado. Eram ambos diferentes ela gostava de música clássica e ele de rock. E foi a música que os juntou. Lembra-se de Kim, a sua melhor amiga. Quando se conheceram agrediram-se fisicamente e ficaram meses e meses sem se falarem, mas foi isso que as juntou ainda mais. Recorda-se também dos avós. Do seu primeiro recital de música. De quando Teddy nasceu.
  6. 6.  Esta “família perfeita”, quando num dia de neve vão passear com esperança de ir ter com Henry e Willow, sofrem de desastroso acidente. A alma de Mia parece sair do seu corpo, e esta, procura a família. Primeiro vê o pai deitado no chão com a cabeça completamente destruída, depois sua mãe sem vestígios de sangue (pois morreu com uma paragem cardíaca instantânea) e tenta encontrar Teddy, mas ao procurá-lo encontra-se a si própria. Todos são encaminhados para o hospital acabando Mia por ir para um em Portland. Mia entra nos UCI e a sua alma vai vagueando pelo hospital observando tudo e todos. Seu corpo está ferido e sua alma confusa. Mia pensa estar morta por isso tem de tomar a decisão de ficar ou partir. Vai recebendo visitas ao longo da sua estadia no hospital e são estas visitas que a fazem pensar na decisão que há-de tomar.
  7. 7.  Mia- a rapariga a quem lhe cabe tomar a decisão; Teddy-o irmão de Mia que morre no acidente; Mãe- que morre instantaneamente no acidente; Pai- que também morre no acidente; Kim- a melhor amiga de Mia que a apoia sempre; Adam- o namorado de Mia que é a pessoa que mais revela importância na decisão de Mia.
  8. 8.  “Estarei morta? Tenho mesmo de colocar esta pergunta a mim mesma. Estarei morta?”(pág.27) “É Adam quem realmente quero ver. Quem me dera saber onde ele está, para poder tentar ir ter com ele. Não faço ideia de como ele vai descobrir o que se passou comigo”(pág.57) “Adam deitou-se na minha cama e esticou os braços sobre a cabeça. Todo o seu rosto sorria: olhos, nariz e boca. -Toca-me-disse. -O quê? -Quero que me toques como se eu fosse um violoncelo.”(pág.62)
  9. 9.  Na minha opinião o título tem uma relação bastante boa à obra. A resposta ao título “Se eu Ficar” encontra-se na obra, enquanto a alma de Mia vaguei-a pelos pensamentos e acontecimentos , ela vai apercebendo- se de que resposta e decisão vai ter de dar. Eu gostei deste livro e aconselho a sua leitura. A cada capítulo tem-se mais curiosidade de querer lê-lo e saber como acaba.Pode-se dizer que não é um livro que cansa, pois o seu conteúdo não é sempre omesmo.

×