Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Se eu ficar   mariana afonso
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Se eu ficar mariana afonso

  • 1,120 views
Published

 

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,120
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
3
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  Ficha Técnica do Livro Bibliografia do autor Apresentação Geral do Livro Personagens Importantes Frases Relevantes Relação título/obra Relação pessoal à obra
  • 2.  Título original: If I Stay; Título em português: Se eu ficar; Autor:Gayle Forman; Tradução: Rita Graña; Editora: Editorial Presença; Local de edição: (1º ediçao)Lisboa Data de edição:Março de 2010
  • 3.  Gayle Forman nascida a 5 de junho de 1970, tendo atualmente 41 anos, vive em Brooklyn com a família. Gayle Forman é uma autora premiada e uma jornalista cujos os seus artigos foram publicados nas revistas Cosmopolitan, Seventeen e Elle, entre outras. Se Eu Ficar foi considerado um dos melhores livros juvenis de 2009. Já escreveu Where She Went, Sisters in Sanity, You Can’t GetThere From Here. CURIOSIDADE: Estão a realizar o filme baseado no livro If I Stay.
  • 4.  Data de ínicio da leitura: 24 de outubro de 2011 Data de finilização da leitura:12 de novembro de 2011
  • 5.  Mia, uma rapariga de 17 anos , Teddy seu irmão, sua mãe e seu pai, são como chamamos uma família perfeita. Tiveram um acidente e só Mia sobrevive. A sua alma vai vivendo tudo o que se passa assistindo às visitas que recebera. E assim ela decide ficar. ●Antes do acidente: ●Enquanto Mia se encontra no hospital, ela vai-se recordando de tudo o que já tinha vivido até aquele momento do acidente. Lembra-se de como conheceu Adam, o actual namorado. Eram ambos diferentes ela gostava de música clássica e ele de rock. E foi a música que os juntou. Lembra-se de Kim, a sua melhor amiga. Quando se conheceram agrediram-se fisicamente e ficaram meses e meses sem se falarem, mas foi isso que as juntou ainda mais. Recorda-se também dos avós. Do seu primeiro recital de música. De quando Teddy nasceu.
  • 6.  Esta “família perfeita”, quando num dia de neve vão passear com esperança de ir ter com Henry e Willow, sofrem de desastroso acidente. A alma de Mia parece sair do seu corpo, e esta, procura a família. Primeiro vê o pai deitado no chão com a cabeça completamente destruída, depois sua mãe sem vestígios de sangue (pois morreu com uma paragem cardíaca instantânea) e tenta encontrar Teddy, mas ao procurá-lo encontra-se a si própria. Todos são encaminhados para o hospital acabando Mia por ir para um em Portland. Mia entra nos UCI e a sua alma vai vagueando pelo hospital observando tudo e todos. Seu corpo está ferido e sua alma confusa. Mia pensa estar morta por isso tem de tomar a decisão de ficar ou partir. Vai recebendo visitas ao longo da sua estadia no hospital e são estas visitas que a fazem pensar na decisão que há-de tomar.
  • 7.  Mia- a rapariga a quem lhe cabe tomar a decisão; Teddy-o irmão de Mia que morre no acidente; Mãe- que morre instantaneamente no acidente; Pai- que também morre no acidente; Kim- a melhor amiga de Mia que a apoia sempre; Adam- o namorado de Mia que é a pessoa que mais revela importância na decisão de Mia.
  • 8.  “Estarei morta? Tenho mesmo de colocar esta pergunta a mim mesma. Estarei morta?”(pág.27) “É Adam quem realmente quero ver. Quem me dera saber onde ele está, para poder tentar ir ter com ele. Não faço ideia de como ele vai descobrir o que se passou comigo”(pág.57) “Adam deitou-se na minha cama e esticou os braços sobre a cabeça. Todo o seu rosto sorria: olhos, nariz e boca. -Toca-me-disse. -O quê? -Quero que me toques como se eu fosse um violoncelo.”(pág.62)
  • 9.  Na minha opinião o título tem uma relação bastante boa à obra. A resposta ao título “Se eu Ficar” encontra-se na obra, enquanto a alma de Mia vaguei-a pelos pensamentos e acontecimentos , ela vai apercebendo- se de que resposta e decisão vai ter de dar. Eu gostei deste livro e aconselho a sua leitura. A cada capítulo tem-se mais curiosidade de querer lê-lo e saber como acaba.Pode-se dizer que não é um livro que cansa, pois o seu conteúdo não é sempre omesmo.