Plano de unidade ceprp 6 ¬ serie

4,117 views
3,957 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,117
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de unidade ceprp 6 ¬ serie

  1. 1. Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: I Período: 01/03 a 04/05 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 6ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Comunicação Tema: Seres Vivos: caracterização  Descrever processos e características do ambiente ou de seres observados  Conhecimento das diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto, entrevista), selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo.  Caracterização dos seres vivos.  Identificação das partes da célula eucariótica.  Reconhecimento e distinção de células animais, vegetais (eucarióticas), das bactérias (procarióticas).  Caracterização dos cinco Reinos da natureza com seus respectivos exemplos de seres (Monera, Protista, Fungi, Vegetais e Animais).  Classificação dos seres vivos em táxons específicos.  Distinção das teorias de evolução propostas por Lamarck e Darwin.
  2. 2. Investigação e Compreensão Conteúdos Procedimentais  Utilizar noções e conceitos de biologia em novas situações de aprendizado (existencial ou escolar).  Utilizar critérios científicos para realizar classificações dos seres dos cinco Reinos.  Elaboração de quadro comparativo com recorte e colagem com os seres vivos e seres brutos citando suas características.  Confecção de maquetes de células: animal, vegetal e de bactéria, observando as características de cada um.  Elaboração de textos.  Elaboração de um glossário científico (uso do dicionário)  Leitura e interpretação de textos diversos; participação efetiva em discussões e construção de painéis.  Construção de paródias em grupo.  Resolução de exercícios com os conteúdos conceituais discutidos.  Esquematização das características principais e dos seres vivos do Reino: Monera, Protista, Fungi, Animal e Vegetal.  Dramatização como algumas doenças relacionadas às bactérias, protozoários e fungos.  Listagem das principais doenças causadas por bactérias, protozoários e fungos.  Experimentação com fungos e bactérias.  Resumos e/ou esquemas dos conteúdos conceituais trabalhados.  Elaboração de cartazes.  Análise de desenhos com as teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin. Contextualização Sociocultural Conteúdos Atitudinais  Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.  Valorização da vida na sua diversidade.  Respeito à natureza  Valorização da saúde individual e coletiva e do auto-conhecimento corporal, psicológico e espiritual na busca do equilíbrio.
  3. 3. Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: II Período: 07/05 a 13/07 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 6ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Comunicação Tema: Microbiologia Sub-tema: Vírus; Reinos – Monera, Proctista e Fungi.  Conhecer as diferentes formas de obter informações, selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo.  Distinção entre vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos, a partir de características próprias de cada grupo.  Caracterização dos seres do Reino Monera, Proctista, Fungi e dos vírus, destacando as principais doenças causadas por eles.  Reconhecimento dos benefícios que alguns seres desses reinos trazem à humanidade.  Conceito de antibióticos e vacinas e suas utilizações.
  4. 4. Investigação e Compreensão Conteúdos Procedimentais  Utilizar noções e conceitos de Biologia em novas situações do aprendizado.  Busca de informações referentes à doenças humanas causadas por vírus, protozoários, bactérias e fungos.  Organização e registro das informações obtidas.  Exposição dos resultados das pesquisas.  Elaboração e preenchimento de quadro comparativo com os seres estudados: características, doenças, benefícios, etc.  Confecção de maquete com massa de modelar e isopor dos seres trabalhados.  Resolução de exercícios, testes, glossários, cruzadinhas, etc.  Elaboração de paródias.  Leitura e interpretação de textos. Contextualização Sociocultural Conteúdos Atitudinais  Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.  Valorização do consumo de água potável e da prática cotidiana de hábitos de higiene favoráveis à saúde.  Interesse por temas e notícias relacionadas à saúde  Valorização da vacinação na prevenção de doenças.
  5. 5. Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: III Período: 16/07 a 28/09 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 6ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Comunicação Tema: Seres Vivos Sub-tema: Plantas (todas as divisões) Animais: Filo Porífera e Celenterado  Conhecer as diferentes formas de obter informações, selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo.  Identificação dos principais tipos de plantas ( algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas ), através de suas características.  Reconhecimento dos órgãos vegetativos das plantas ( raiz, caule e folha ) e dos reprodutivos ( flores, frutos e sementes ) em angiospermas.  Conhecimento e diferenciação da reprodução por sementes e por esporos.  Caracterização de cada parte do vegetal, descrevendo suas funções, utilidades, constituintes e tipos.  Conhecimento de algumas plantas venenosas e de interesse medicinal e industrial.  Identificação, caracterização e descrição de seres do Reino Animal (Filo Porífero e Celenterado).
  6. 6. Investigação e Compreensão Conteúdos Procedimentais  Utilizar noções e conceitos de Biologia em novas situações do aprendizado.  Elaboração de quadro comparativo com recorte e colagem de plantas (cartaz) e suas características.  Elaboração de glossários.  Leitura e interpretação de textos.  Participação efetiva nas discussões.  Resolução de exercícios, testes e cruzadinhas.  Coleta e observação das partes das plantas.  Oficina com flores e perfumes, folhas e chás, frutos e sucos.  Elaboração de álbum seriado com Reino Animal (Filo Porífero e Celenterado).  Análise do filme: Procurando Nemo (leitura das imagens) Contextualização Sociocultural Conteúdos Atitudinais  Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.  Apreciação da vida em sua diversidade.  Valorização da proteção às florestas de Mata Atlântica e da Amazônia, além de outros tipos de vegetação.  Valorizar a observação como importante meio para obter informações.
  7. 7. Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: IV Período: 01/10 a 21/12 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 6ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Comunicação Tema: Seres Vivos Sub-tema: Reino Animal – Invertebrados e Vertebrados.  Conhecer as diferentes formas de obter informações, selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo.  Identificação, caracterização e descrição dos seres do Reino Animal - Filos Platelmintos; Asquelmintos; (Nematelmintos); Anelídeos, Artrópodes; Moluscos; Equinodermos e Cordados.  Diferenciação entre as classes e ordens animais.  Distribuição dos seres vivos do Reino Animal em classes e ordens de acordo com as características por eles apresentadas.  Conhecimento das principais verminoses.  Conhecimento dos benefícios de alguns membros do Reino Animal. Contextualização Sociocultural Conteúdos Atitudinais
  8. 8.  Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam a preservação e a implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.  Valorização e proteção dos animais.  Interesse pela vida animal com preservação dos habitats naturais. Investigação e Compreensão Conteúdos Procedimentais  Utilizar noções e conceitos de Biologia em novas situações do aprendizado.  Elaboração e preenchimento de quadro comparativo diversos com as principais classes dos Invertebrados.  Elaboração de cartazes e painéis.  Desenho dos seres vivos.  Elaboração de álbum seriado com os Cordados.  Resolução de exercícios, glossários, testes e cruzadinhas.  Participação em um bingo com as características dos animais.  Pesquisa sobre as doenças (verminoses) e benefícios destes seres.  Elaboração de paródias com os temas.

×