• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content

Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this document? Why not share!

Plano de unidade ceprp 6 ¬ serie

on

  • 4,357 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,357
Views on SlideShare
4,357
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Plano de unidade ceprp 6 ¬ serie Plano de unidade ceprp 6 ¬ serie Document Transcript

    • Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: I Período: 01/03 a 04/05 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 6ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Tema: Seres Vivos: caracterização Comunicação  Descrever processos e  Caracterização dos seres vivos. características do ambiente  Identificação das partes da célula eucariótica. ou de seres observados  Reconhecimento e distinção de células animais,  Conhecimento das diferentes vegetais (eucarióticas), das bactérias formas de obter informações (procarióticas). (observação, experimento,  Caracterização dos cinco Reinos da natureza com leitura de texto, entrevista), seus respectivos exemplos de seres (Monera, selecionando aquelas Protista, Fungi, Vegetais e Animais). pertinentes ao tema biológico  Classificação dos seres vivos em táxons em estudo. específicos.  Distinção das teorias de evolução propostas por Lamarck e Darwin.
    • Investigação e Conteúdos Procedimentais Compreensão  Utilizar noções e conceitos de  Elaboração de quadro comparativo com biologia em novas situações de recorte e colagem com os seres vivos e seres aprendizado (existencial ou brutos citando suas características. escolar).  Confecção de maquetes de células: animal,  Utilizar critérios científicos para vegetal e de bactéria, observando as realizar classificações dos seres características de cada um. dos cinco Reinos.  Elaboração de textos.  Elaboração de um glossário científico (uso do dicionário)  Leitura e interpretação de textos diversos; participação efetiva em discussões e construção de painéis.  Construção de paródias em grupo.  Resolução de exercícios com os conteúdos conceituais discutidos.  Esquematização das características principais e dos seres vivos do Reino: Monera, Protista, Fungi, Animal e Vegetal.  Dramatização como algumas doenças relacionadas às bactérias, protozoários e fungos.  Listagem das principais doenças causadas por bactérias, protozoários e fungos.  Experimentação com fungos e bactérias.  Resumos e/ou esquemas dos conteúdos conceituais trabalhados.  Elaboração de cartazes.  Análise de desenhos com as teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin. Contextualização Conteúdos Atitudinais Sociocultural  Julgar ações de intervenção,  Valorização da vida na sua diversidade. identificando aquelas que visam  Respeito à natureza a implementação da saúde  Valorização da saúde individual e coletiva e individual, coletiva e do do auto-conhecimento corporal, psicológico ambiente. e espiritual na busca do equilíbrio.
    • Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: II Período: 07/05 a 13/07 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 6ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Tema: Microbiologia Comunicação Sub-tema: Vírus; Reinos – Monera, Proctista e Fungi.  Conhecer as diferentes  Distinção entre vírus, bactérias, protozoários, algas formas de obter informações, e fungos, a partir de características próprias de cada selecionando aquelas grupo. pertinentes ao tema biológico  Caracterização dos seres do Reino Monera, em estudo. Proctista, Fungi e dos vírus, destacando as principais doenças causadas por eles.  Reconhecimento dos benefícios que alguns seres desses reinos trazem à humanidade.  Conceito de antibióticos e vacinas e suas utilizações.
    • Investigação e Conteúdos Procedimentais Compreensão  Utilizar noções e conceitos de  Busca de informações referentes à doenças Biologia em novas situações do humanas causadas por vírus, protozoários, aprendizado. bactérias e fungos.  Organização e registro das informações obtidas.  Exposição dos resultados das pesquisas.  Elaboração e preenchimento de quadro comparativo com os seres estudados: características, doenças, benefícios, etc.  Confecção de maquete com massa de modelar e isopor dos seres trabalhados.  Resolução de exercícios, testes, glossários, cruzadinhas, etc.  Elaboração de paródias.  Leitura e interpretação de textos. Contextualização Conteúdos Atitudinais Sociocultural  Julgar ações de intervenção,  Valorização do consumo de água potável e da identificando aquelas que visam prática cotidiana de hábitos de higiene a preservação e a favoráveis à saúde. implementação da saúde  Interesse por temas e notícias relacionadas à individual, coletiva e do saúde ambiente.  Valorização da vacinação na prevenção de doenças.
    • Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: III Período: 16/07 a 28/09 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 6ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Tema: Seres Vivos Comunicação Sub-tema: Plantas (todas as divisões) Animais: Filo Porífera e Celenterado  Conhecer as diferentes  Identificação dos principais tipos de plantas ( algas, formas de obter informações, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e selecionando aquelas angiospermas ), através de suas características. pertinentes ao tema biológico  Reconhecimento dos órgãos vegetativos das plantas em estudo. ( raiz, caule e folha ) e dos reprodutivos ( flores, frutos e sementes ) em angiospermas.  Conhecimento e diferenciação da reprodução por sementes e por esporos.  Caracterização de cada parte do vegetal, descrevendo suas funções, utilidades, constituintes e tipos.  Conhecimento de algumas plantas venenosas e de interesse medicinal e industrial.  Identificação, caracterização e descrição de seres do Reino Animal (Filo Porífero e Celenterado).
    • Investigação e Conteúdos Procedimentais Compreensão  Utilizar noções e conceitos de  Elaboração de quadro comparativo com Biologia em novas situações do recorte e colagem de plantas (cartaz) e suas aprendizado. características.  Elaboração de glossários.  Leitura e interpretação de textos.  Participação efetiva nas discussões.  Resolução de exercícios, testes e cruzadinhas.  Coleta e observação das partes das plantas.  Oficina com flores e perfumes, folhas e chás, frutos e sucos.  Elaboração de álbum seriado com Reino Animal (Filo Porífero e Celenterado).  Análise do filme: Procurando Nemo (leitura das imagens) Contextualização Conteúdos Atitudinais Sociocultural  Julgar ações de intervenção,  Apreciação da vida em sua diversidade. identificando aquelas que visam  Valorização da proteção às florestas de Mata a preservação e a Atlântica e da Amazônia, além de outros tipos implementação da saúde de vegetação. individual, coletiva e do  Valorizar a observação como importante meio ambiente. para obter informações.
    • Governo do Estado da Bahia Secretaria de Educação Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa Ano Letivo: 2007 Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Campo do Saber: Ciências Naturais Unidade: IV Período: 01/10 a 21/12 Professores: Vânia Nogueira PLANO DE UNIDADE Série: 6ª EIXO TRANSVERSAL: Saúde pessoal e coletiva: o uso de drogas na escola Competências Conteúdos Conceituais Representação e Tema: Seres Vivos Comunicação Sub-tema: Reino Animal – Invertebrados e Vertebrados.  Conhecer as diferentes  Identificação, caracterização e descrição dos seres formas de obter informações, do Reino Animal - Filos Platelmintos; selecionando aquelas Asquelmintos; (Nematelmintos); Anelídeos, pertinentes ao tema biológico Artrópodes; Moluscos; Equinodermos e Cordados. em estudo.  Diferenciação entre as classes e ordens animais.  Distribuição dos seres vivos do Reino Animal em classes e ordens de acordo com as características por eles apresentadas.  Conhecimento das principais verminoses.  Conhecimento dos benefícios de alguns membros do Reino Animal. Contextualização Conteúdos Atitudinais Sociocultural
    •  Julgar ações de intervenção,  Valorização e proteção dos animais. identificando aquelas que visam  Interesse pela vida animal com preservação dos Investigação e Conteúdos Procedimentais a preservação e a habitats naturais. Compreensão implementação da saúde  Utilizar noções e conceitos de individual, coletiva e do  Elaboração e preenchimento de quadro Biologia em novas situações do ambiente. comparativo diversos com as principais aprendizado. classes dos Invertebrados.  Elaboração de cartazes e painéis.  Desenho dos seres vivos.  Elaboração de álbum seriado com os Cordados.  Resolução de exercícios, glossários, testes e cruzadinhas.  Participação em um bingo com as características dos animais.  Pesquisa sobre as doenças (verminoses) e benefícios destes seres.  Elaboração de paródias com os temas.