Plano de aula_08[1]

547 views

Published on

Published in: Technology, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
547
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de aula_08[1]

  1. 1. Colégio: Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste deAlagoinhas/Litoral Norte - CETEPACurso: Ensino Médio Ano Letivo: 2010Turma: 3º ANO TÉCNICO EM ENFERMAGEM Turno: MatutinoProfessora Regente: ZuleideComponente curricular: BiologiaEstagiária: Elda NunesDATA: 09 de Dezembro de 2010 PLANO DE AULA 08Tema : Núcleo Celular; Divisão Celular; Biotecnologia do DNA: Seres transgênicos e Clonagem.OBJETIVOS  Analise da aprendizagem diante dos conteúdos aplicados na IV unidade.CONTEÚDOS CONCEITUAIS  Descrição da estrutura nuclear;  Conhecer as diversas funções do núcleo.  Reconhecimento dos diferentes tipos de cromossomos;  Descrição do mecanismo básico de reprodução de células de todos os seres vivos (mitose) percebendo que as divisões mitóticas descontroladas podem resultar em processos patológicos conhecidos como cânceres.  Análise e diferenciação da divisão celular: mitose;  Descrição de intérfase e análise das suas fases (G1, S, G2);  Diferenciação das etapas da mitose e a importância desses processos para a vida, (Prófase, metáfase, anáfase, e telófase).  Análise e diferenciação da divisão celular: meiose;  Descrição de mitose;  Diferenciação das etapas da meiose I e a importância desses processos para a vida, (Prófase I, metáfase I, anáfaseI, e telófase I).  Análise e diferenciação da divisão celular: Mitose e Meiose;  Descrição das etapas da mitose e meiose;  Diferenciação das etapas da meiose I e a importância desses processos para a manutenção da vida.  Conhecimento sobre seres transgênicos;  Descrição sobre Clonagem;
  2. 2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS  Resolução de atividade avaliativa.CONTEÚDOS ATITUDINAIS  Respeito às regras já explicitadas durante a entrega da provaPROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:  Aplicação de verificação de aprendizagemSeqüência didática  Arrumarei a sala em fila indiana, de forma que fique organizada;  A avaliação será individual sem consulta, começará as 07h00min, onde previamente estarei iniciando a distribuição de carteira em carteira a prova;  Passar lista de freqüência.RECURSOS  Prova impressa.AVALIAÇÃOO processo avaliativo se dará durante a avaliação para a obtenção de nota.BIBLIOGRAFIAAMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos daBiologia Moderna. Volume único 4º Ed. São Paulo: Moderna, 2006.LAURENCE, J. Biologia: ensino médio. Volume único. 1º Ed. São Paulo.Nova Geração, 2005.PAULINO, Wilson Roberto. Biologia, Volume 1: Citologia/ Histologia. 1º Ed.São Paulo: Editora Ática, 2009.
  3. 3. OBSERVAÇÃO: Devido a uma falha no momento de xerocar as provas, onde afolha que continha a última questão (questão nº 10), não foi xerocada, a provapassou a valer 5,5, sendo conversado antes da aplicação da prova com aturma que esta diferença passaria a valer na nota do seminário apresentado naúltima aula, onde por unanimidade todos aceitaram.
  4. 4. CETEP/LN – Centro Territorial de Educação Profissional doAgreste de Alagoinhas/Litoral NorteTurma: 3º ano/ Técnico em Enfermagem Turno: MatutinoProfessora: Zuleide Disciplina: BiologiaEstagiária: Elda Nunes Data:___/____/_____Aluno (a)________________________________________________Valor da Prova: 5,5 Nota:_______ VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE BIOLOGIAINSTRUÇÕES: 1. Leia atentamente as questões antes de respondê-las. 2. As questões devem ser respondidas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 3. As questões objetivas rasuradas serão automaticamente anuladas. 4. Não é permitido o uso de fones de ouvido ou aparelhos celulares. 5. Evite o empréstimo de material durante a prova. 6. Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a prova. 7. Respeite seu colega, faça sua prova em silêncio.QUESTÕES:01- Qual a importância do núcleo para a célula? Cite pelo menos doiscomponentes básicos de um núcleo.(0,5)____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  5. 5. 02- Todo cromossomo possui um estrangulamento, através do qual sãopuxados pelas fibras do fuso até os pólos da célula para separação dascromátides. Este estrangulamento recebe o nome de centrômero. De acordocom a posição do centrômero, classifique os cromossomos abaixo: (0,5)A ________________________________B_________________________________C_________________________________D_________________________________03- Pesquisadores anunciaram o nascimento da ovelha Dolly, considerada oprimeiro clone de mamífero gerado artificialmente. Um dos objetivos dessapesquisa é a melhoria da pecuária, através da formação de rebanhoshomogêneos. Clones, no entanto, ocorrem naturalmente no cotidiano, lembra ogeneticista Ademar Freire Maia em um artigo do Boletim "Germinis" doConselho Federal de Biologia, de maio/junho de 1997.a) Qual seria a desvantagem biológica de um rebanho de clones? (0,5)________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________b) Dê um exemplo de clone que ocorre naturalmente. (0,5)
  6. 6. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________04- A interfase é um período em que as células estão em repouso. Vocêconcorda? Justifique sua resposta. (0,3)________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________05- Cite duas diferenças entre Mitose e Meiose. (1,0)___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________06- (Enem) A seqüencia a seguir indica de maneira simplificada os passosseguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma vaca: (0,5)I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se umóvulo anucleado.II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isoladoe conservado, desprezando-se o resto da célula.III. O núcleo da célula da glândula mamaria foi introduzido no óvulo anucleado.A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceiravaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone.
  7. 7. Considerando que os animais Z,W, e Y não tem parentesco, podemos afirmarque o animal resultante da clonagem tem as características da vaca: a) Z, apenas. d) Z e da W, apenas. b) W, apenas. c) Z, W e Y. c) Y, apenas.07- Sobre alimentos transgênicos, fale sua opinião, abordando as vantagens edesvantagens, sobre o consumo desses alimentos. (1,0)___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________08- Os esquemas a seguir representam os dois processos de divisão celularque ocorrem na espécie humana e o número no interior dos círculos indica onúmero de cromossomos em cada célula. Observando esses esquemas, julgueos itens: (0,5)Marque com a letra C as alternativas corretas e com E as alternativas erradas:
  8. 8. a. ( ) O processo I representa a mitose.b. ( ) O processo II representa a meiose.c. ( ) O processo I é responsável pela produção de gametas nos animais.d. ( ) O processo II é um dos responsáveis pela variabilidade genética, fatorimportante para evolução.09- A seqüência correta das fases da mitose é: (0,2)a) Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase.b) Prófase, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I, Anáfase II, Telófase II.c) Prófase, Anáfase, Metáfase, Telófase.d) Prófase, Zigóteno, Metáfase, Anáfase, Telófase.e) Prófase, Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno, Diacinese, Metáfase,Anáfase, Telófase10- Analise as figuras a seguir. (0,5)As figuras I, II, III e IV dizem respeito, respectivamente, às seguintes fases damitose:a) Anáfase, metáfase, início da prófase, fim da prófase.b) Início da prófase, fim da prófase, metáfase, anáfase.c) Início da prófase, fim da prófase, anáfase, metáfase.d) Metáfase, início da prófase, fim da prófase, anáfase.e) Metáfase, anáfase, início da prófase, fim da prófase. Feliz Natal!!! Boas Festas...

×