Plano de aula digestão 1

9,120 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,120
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
21
Actions
Shares
0
Downloads
95
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de aula digestão 1

  1. 1. Universidade do Estado da Bahia – UNEB Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Estágio Supervisionado II Docente: Claudia Regina Discente: Cristiane Silva Nascimento PLANO DE AULA SEMANAL 01COLÉGIO: ESTADUAL BRAZILINO VIEGASPERÍODO: 14 DE OUTUBRO DE 2010REGENTE: CRISTIANE SOUZATEMA: DigestãoTempo previsto: 100 minutos (2 aulas).Subtema:  Aspectos gerais da digestão;  O processo digestivo;  Enzimas digestivas;  A digestão no ser humano;  Regulação da digestão.OBJETIVOS  Descrever como ocorre o processo de digestão no ser humano;  Conhecer os órgãos que compõem o sistema digestório;  Manusear dois comprimidos efervescentes a fim de realizar experimento sobre a mastigação (experimento em anexo);  Levantar dúvidas acerca dos conteúdos explanados.
  2. 2. CONTEÚDOS- Conceituais  Compreensão do processo digestivo;  Descrever como as enzimas digestivas agem no nosso organismo;  Caracterização dos órgãos que compõem o sistema digestório.- Procedimentais  Observação da explanação do conteúdo;  Levantamento de dúvidas acerca dos conteúdos explanados;  Observação do experimento realizado em sala.- Atitudinais  Validação da importância da digestão para a manutenção fisiológica do ser humano;  Interessar-se por aspectos relacionados ao corpo humano;  Conscientização da importância de conhecer a estrutura dos órgãos que compõem o sistema digestivo.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOSDiscussão;Resolução de atividade (em anexo); Sequência didática: A aula se iniciará com uma breve apresentação dos alunos para melhorentrosamento com a sala. Logo após as apresentações o tema (digestão) será exposto,com diálogo e demonstrações didáticas com o uso de data show e utilizando o quadroquando necessário. Dois comprimidos efervescentes serão manuseado a fim de realizar experimentoque ajudem a entender a importância da mastigação. Haverá a exibição de um vídeo para melhor aprendizagem e logo após umexercício será proposto para fixar o assunto.
  3. 3.  Recursos didáticosData show, piloto, quadro branco, dois comprimidos efervescente, dois copos com água.AVALIAÇÃOParticipação na aula e resolução do exercício.OBSERVAÇÃO Os alunos se demonstraram bastante interessados. Pude perceber que os vídeos chamaram bastante a atenção deles. Alguns fizeramperguntas e tiraram dúvidas ao decorrer dos slides. Quando o experimento com os comprimidos efervescente foi feito em sala noteique o interesse foi maior, todos fizeram questão de ver o experimento.REFERÊNCIAS  JUNIOR, César da Silva e SEZAR, Sasson. Biologia volume II 2ª série, Seres Vivos: estrutura e função 8ª edição. Editora: Saraiva 2005.  LOPES, Sônia e ROSSO, Sérgio. Biologia volume único. Editora: Saraiva São Paulo 2005.
  4. 4. Anexo
  5. 5. COLÉGIO ESTADUAL BRAZILINO VIEGASProfessora regente: Cristiane SouzaEstagiária: Cristiane Silva NascimentoSérie: 2º ano Atividade de Biologia 1- Qual é o papel da digestão? Transformar as moléculas grandes e complexas dos alimentos em outras, pequenas, simples e solúveis. 2- A digestão abrange dois processos, o mecânico e o químico. Explique como eles ocorrem.  Mecânico: Corresponde a mastigação, a deglutição e a o peristaltismo que são controlados por ação nervosa, voluntária ou não.  Químico: Depende da produção e ação de numerosas enzimas e de outras substancias auxiliares que são reguladas por ação nervosa e hormonal. 3- Quais são os órgãos que compõem o sistema digestivo humano? Boca, faringe, esôfago, estomago,intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. 4- Sabemos que a bile é uma substância produzida pelas células do fígado e armazenada na vesícula biliar, é uma solução amarelo-esverdeada e sem enzimas digestivas. Explique qual é a sua função e como ela age no nosso organismo? Tem uma forte ação emulsificante, que funciona como um verdadeiro detergente, transformando as gorduras em finíssimas partículas, facilitando sua digestão pelas lípases do suco pancreático e do suco intérico (intestinal). Além da ação laxativa, a bile favorece a absorção das vitaminas lipossolúveis que se encontram misturadas as gorduras dos alimentos em digestão.
  6. 6. 5- A digestão se inicia na boca com a mastigação e a atividade da amilase salivar ou ptialina (enzima digestiva contida na saliva). Qual é a glândula que produz a ptialina? Glândulas salivares6- A parede do duodeno produz enzimas digestivas e nessa região do intestino delgado desembocam canais provenientes de dois órgãos que são exclusivos dos vertebrados. Quais são eles? O fígado e o pâncreas7- O produto final da digestão e parte da água e dos sais minerais passa do intestino delgado para a circulação. Que nome se dá a esse processo? Absorção Sucesso!
  7. 7. ExperimentoMateriais: 2 copos com água, 2 comprimidos efervescentesProcedimento: Triture um dos comprimidos sobre uma folha de papel. Coloquesimultaneamente o tablete inteiro em um copo com água e o triturado no outro.Conclusão O triturado se dissolve bem mais rápido. Essa é uma das característicasda digestão: quanto menores os pedaços de alimento, mais rapidamente osnutrientes presentes nele são absorvidos pelo organismo.
  8. 8. Slides O que é digestão ? • É o conjunto de reações químicas por meio das substancias complexas; Digestão • A ingestão de grandes moléculas, como proteínas, lipídios e alguns glicídios, exigem que elas sejam transformadas em moléculas menores para que possam ser utilizadas pelas células. O Processo Digestivo As Enzimas Digestórias• Cada tipo de enzima é • Processos Mecânicos: mastigação, deglutição capaz de digerir pH 7,0 e o peristaltismo; somente determinada pH 2,0 espécie de molécula pH 8,0 – 9,0 presentes nos alimentos; pH 8,0 – 9,0 pH 8,0 – 9,0 • Processos Químicos: ação dos sucos pH 8,0 – 9,0 digestórios no nosso organismo. Esses sucos pH 8,0 – 9,0 contem enzimas digestórias. pH 8,0 – 9,0 pH 8,0 – 9,0 • A digestão se inicia na boca com a mastigação e a A Digestão no Ser Humano atividade da amilase salivar ou ptialina (enzima digestiva contida na saliva), a ptialina é produzida pelas glândulas salivares; O tubo digestivo apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, • O bolo alimentar é empurrado para a faringe de estômago, intestino delgado, intestino grosso, onde passa para o esôfago e deste para o reto estomago. e ânus.
  9. 9. • A ligação do esôfago com o estômago é feita por meio de uma esfíncter muscular chamado esfíncter da cárdia; • Os movimentos peristálticos do estômago facilitam a atuação do suco gástrico e empurram o quimo para o intestino delgado;• No estômago, o alimento sofre a ação da pepsina, enzima digestiva produzida por • Entre o estômago e o intestino delgado existem um glândulas da parede do estômago; esfíncter muscular chamado esfíncter pilórico (mantém o alimento no estômago e impede o retorno do alimento parcialmente digerido).• Glândulas da parede do estomago produzem o ácido clorídrico (HCI). • A parede do duodeno produz enzimas digestivas e nessa região do intestino delgado desembocam• O intestino delgado se divide em três regiões: canais provenientes do fígado e do pâncreas; • O fígado: é uma glândula tubular composta Duodeno: região mais anterior e Jejuno: região mediana que mede Íleo: região posterior que mede modificada, pesa cerca de 1,5 kg, desempenha várias mede cerca de 25 cerca de 4,5 m cerca de 1,5 m funções como armazenamento de glicogênio, síntese cm de uréia degradação de álcool entre outras. Produz a bile.• Bile: é formada em parte por resíduo do • Quilificação: é a transformação final do alimento que metabolismo do colesterol e da degradação de ocorre no intestino delgado; hemácias e por bicarbonato, e em parte por substâncias que emulsionam gorduras; Produto final da digestão (intestino delgado)• O pâncreas: produz bicarbonato e várias enzimas a circulação = Absorção. digestivas que são liberadas no duodeno; Duodeno: ocorre o processo final da digestão. No • Vilosidade: aumenta a superfície de absorção jejuno e no íleo ocorre 90% da absorção dos nutrientes.
  10. 10. • A porção final do intestino delgado, o íleo, comunica-• Capilares sanguíneos: recebem aminoácidos, glicose se com a porção inicial do intestino grosso, o ceco e sais minerais, levam o alimento digerido para o intestinal. Associado ao ceco existe a apêndice fígado, de onde é distribuído para todo o corpo ; vermiforme, praticamente sem função na espécie humana;• Capilares linfáticos: recolhem a água e os lipídios, • O restante do intestino grosso se divide em tem fundo cego, são denominados de vasos cólon ascendente, cólon transverso, cólon quilíferos, não passam pelo fígado e lançam seus descendente e reto. produtos na circulação sanguínea; O Controle dos Processos Digestivos• Os processos digestivos são controlados pelo sistema nervoso autônomo e por hormônios; Origd! b aa Cristiane Silva Nascimento

×