Plano de aula 7 aves e mamiferos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
11,565
On Slideshare
11,565
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
73
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIADEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - DCET CAMPUS II – ALAGOINHAS DOCENTE: CLÁUDIA REGINA DISCENTES: PAULA GABRIELE FREITAS E CHARLENE RODRIGUES PLANO DE AULA SEMANAL VIICOLÉGIO ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANAREGENTE: ANTONIETA NUNESSÉRIE: 2º ANO TURMA: 01 VESPERTINO - ENSINO MÉDIODATA: 07/12/2010 e 10/12/2010CARGA HORÁRIA: 2 H/ AULATEMA • Aves • MamíferosOBJETIVOS ⇒ Conhecer as principais características anatômicas das Aves e Mamíferos; ⇒ Comparar as características dessas classes com os animais já estudados; ⇒ Reconhecer a importância desses animais para o ecossistemaCONTEÚDOS CONCEITUAIS ⇒ Conhecimento das características morfológicas das aves e dos mamíferos; ⇒ Comparação com os outros animais já estudados. ⇒ Descrição de suas características principais e modo de reprodução;
  • 2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS ⇒ Investigação bibliográfica sobre as aves e mamíferos; ⇒ Participação na exposição oral; ⇒ Observações das características das estruturas corpóreas desses animais.CONTEÚDOS ATITUDINAIS ⇒ Valorização do conhecimento desses animais para cotidiano; ⇒ Respeito a estes animais;PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:Aula expositiva dialógica com demonstração didática ⇒ No dia 07/12/10, Iniciarei a aula corrigindo o exercício sobre répteis, solicitado na aula passada, para relembrar o assunto e ficar mais fácil reconhecer as estruturas “evolutivas” que apareceram nesses animais. ⇒ Logo após, começarei a explanar sobre o assunto (Aves); ⇒ Falarei sobre a origem, desenvolvimento dos membros e suas estruturas; ⇒ Num segundo momento, começarei falando sobre Mamíferos, sua origem, suas características, estruturas e farei uma comparação com os outros animais; ⇒ Passarei uma lista de exercício para casa, para poder fixar o assunto; ⇒ Farei a chamada; ⇒ No dia 10/12/10, Iniciarei a aula com a correção da lista de exercício da aula passada, utilizando-a como revisão para a prova final da IV unidade que acontecerá no dia 14/12/2010; ⇒ Farei a chamada.RECURSOS ⇒ Quadro branco; ⇒ Piloto; ⇒ Apostila para aprofundamento dos conteúdos;AVALIAÇÃO
  • 3. ⇒ Participação da aula; ⇒ Atividade complementar para casa;OBSERVAÇÕESPaulaAs aulas transcorreram normalmente, com a participação dos alunos, emboratodos estivessem passados, demonstraram bastante interesse e são bemdedicados.CharleneInicialmente alunos estavam um pouco agitados, com isso dificultou um poucoa aula. Mas a comecei a questioná-los sobre o assunto, fazendo que elesinteragissem, o conteúdo da IV unidade foi concluído, me despedir dos alunose agradeci pela compreensão dele em alguns momentos e por terem aceitominha presença em sala de aula.REFERÊNCIASLopes, S. Bio – Volume Único – São Paulo, Saraiva, 2004.ANEXOS:Colégio Estadual de Feira de SantanaDisciplina: BiologiaProfessora estagiária: Paula FreitasAluno (a):Data: 07/12/10 Apontamento 06Subfilo Vertebrata4) Avesa) Características gerais • Corpo coberto de penas. Aumenta a superfície de atrito com o ar.
  • 4. • Aparelho digestivo completo. Formado pela boca com bico córneo, faringe, esôfago, que possui inferiormente o papo (com função de armazenar e amolecer aos alimentos). Proventrículo (produz suco gástrico e considerado estômago químico das aves). Moela (estômago mecânico ou triturador. • Circulação dupla, completa e fechada. Coração com dois átrios e dois ventrículos. Não ocorre mistura de sangue. Hemácias ovais e nucleadas. • Respiração pulmonar. Apresentam sacos aéreos, que funcionam como uma reserva de oxigênio e ar quente, o que diminui a densidade do corpo das aves. • São homeotérmicos. Apresentam temperatura corpórea constante. • Músculo peitoral bastante desenvolvido, para que ocorra um ideal batimento de asas. • Osso esterno em forma de quilha, melhora a aerodinâmica das aves. • Ossos pneumáticos diminuem o peso do animal, pois na matriz óssea existem lacunas preenchidas por ar. • Coração hipertrofiado • Glândula uropigiana - impermeabilidade das penas.Colégio Estadual de Feira de SantanaDisciplina: BiologiaProfessora estagiária: Paula FreitasAluno (a):Data: 07/12/10 Apontamento 07Subfilo Vertebrata5) Mamíferosa) Características gerais • Vertebrados homeotermos • Corpo coberto de pêlos; pele com glândulas (mamárias, sudoríparas, sebáceas) e com epiderme espessa e revestida por queratina. • Tegumento divide-se em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. A hipoderme, formada por tecido adiposo ou gorduroso, é uma exclusividade dos mamíferos. • Aparelho digestivo completo (boca e ânus). Os dentes são importantes para a caracterização das espécies. São heterodontes e difiodontes.
  • 5. • Circulação dupla, fechada e completa. Coração com 2 átrios e 2 ventrículos. Hemácias em formas de discos e anucleadas. Presença de hemácias, plaquetas e dos glóbulos brancos. • Respiração pulmonar • Corpo dotado de quatro membros • Animais de sexos separados, de fecundação interna e vivípara. • Encontrados em todos os meiosColégio Estadual de Feira de SantanaDisciplina: BiologiaProfessora estagiária: Paula FreitasAluno (a):Data: 07/12/10 Exercícios 21. (UFGO-GO). Um vertebrado que apresenta como características:- reprodução por fecundação externa;- embrião desenvolvido em ovo sem casca;- presença de coluna vertebral;- temperatura variável com o ambiente;- coração com três câmaras.É classificado como:a) peixeb) mamíferoc) anfíbiod) réptile) ave2. (Fatec-SP) Assinale a afirmação incorreta:a) As aves são animais homeotermos, como os mamíferos.b) As aves são os únicos animais providos de penas.c) As aves apresentam circulação dupla e coração com quatro cavidades.d) As aves não possuem bexiga urinária e a excreção é rica em ácido úrico(uricotélicos).e) As aves são amniotas e algumas ordens apresentam pulmões do tipo alveolar, comoos dos mamíferos.
  • 6. 3. (FURRN) O canto das aves é devido à:a) siringe.b) faringe.c) laringe.d) traquéia.e) narinas.4. (PUC-MG) São animais pulmonados, do tipo não-alveolar, porém com grande rede decanais para fácil arejamento interno, sendo que esses canais são ligados a sacos aéreosque, por sua vez, terminam no interior de cavidades dos ossos longos. Tal afirmação seaplica a:a) mamíferos.b) anfíbios.c) répteis.d) peixes.e) aves.5. (UFMG) Todas as afirmativas sobre os mamíferos citados estão corretas, exceto:a) Os cangurus e gambás têm em comum o fato de seu desenvolvimento fetal terminarfora do útero, no marsúpio.b) Os mamíferos marinhos, como as baleias e golfinhos, e os de água doce, como oboto, têm respiração branquial.c) Os mamíferos monotremados se reproduzem através de ovos.d) Os micos e outros macacos são exemplos de primatas que ocorrem no Brasil.e) Os morcegos são, em sua maioria, insetívoros ou frugívoros, sendo úteis napolinização de certas plantas.6. (Vunesp-SP) Mamíferos aquáticos, como os cetáceos, possuem um espessorevestimento de tecido adiposo com importante função para:a) facilitar a flutuação.b) proteção contra predadores.c) evitar perda de calor.d) evitar perda de água.e) moldar o corpo, tornando-o mais hidrodinâmico.7. (FUVEST-SP) O coração com 4 cavidades pode ser encontrado em:a) Mammalia, Aves, Reptilia, Amphibia.b) Aves e Amphibia.c) Mammalia, Aves e Crocodilia.d) Sauria, Mammalia, Pisces.e) só Mammalia.8. (UFSC) Pertencem à classe dos mamíferos as ordens:
  • 7. a) pisciformes, galiformes, columbiformes.b) urodelos, anfíbios, galiformes, cetáceos, proboscídeos.c) lacertílios, quelônios, insetívoros, quirópteros, roedores.d) teleósteos, quelônios, galiformes, quírópteros.e) quirópteros, cetáceos, proboscídeos, roedores.