Your SlideShare is downloading. ×
0
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Parâmetros curriculares nacionais
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Parâmetros curriculares nacionais

2,891

Published on

Published in: Technology, Education
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,891
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Parâmetros Curriculares NacionaisParâmetros Curriculares Nacionais PCN´sPCN´s Antonio Geraldo da S. Sá BarretoAntonio Geraldo da S. Sá Barreto agssab@gmail.comagssab@gmail.com UNEB - Universidade do Estado da BahiaUNEB - Universidade do Estado da Bahia Campus II – AlagoinhasCampus II – Alagoinhas DCET - Departamento de Ciências Exatas e da TerraDCET - Departamento de Ciências Exatas e da Terra
  • 2. ConceitoConceito Referência curricular e apoio à revisão e/ou elaboração da proposta curricular dos estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino.
  • 3. HistóricoHistórico  Inspirado na iniciativa de criação de um currículoInspirado na iniciativa de criação de um currículo nacional na  Espanha, no início dos anos de 1990.nacional na  Espanha, no início dos anos de 1990.  No Brasil foi elaborada por César Coll, PhilippeNo Brasil foi elaborada por César Coll, Philippe Perrenoud e outros especialistas;Perrenoud e outros especialistas;  Submetida a uma comissão nomeada pelo governo, aSubmetida a uma comissão nomeada pelo governo, a fim de elaborar a proposta final em 2000.fim de elaborar a proposta final em 2000.
  • 4. PrincípiosPrincípios  AutonomiaAutonomia  DiversidadeDiversidade  ContextualizaçãoContextualização  InterdisciplinaridadeInterdisciplinaridade  TransversalidadeTransversalidade  Conteúdos conceituais, procedimentais eConteúdos conceituais, procedimentais e atitudinaisatitudinais  ReflexãoReflexão  PlanejamentoPlanejamento
  • 5. EstruturaEstrutura  Caracterização das áreas – importância histórica e relevânciaCaracterização das áreas – importância histórica e relevância social;social;  Objetivos – sempre em consonância com os objetivos geraisObjetivos – sempre em consonância com os objetivos gerais para o ensino fundamental;para o ensino fundamental;  Organização dos conteúdos – definidos de acordo com osOrganização dos conteúdos – definidos de acordo com os objetivos E organizados como blocos ou eixos temáticos;objetivos E organizados como blocos ou eixos temáticos;  Critérios de avaliação por área ou por ciclo – expectativas deCritérios de avaliação por área ou por ciclo – expectativas de aprendizagem;aprendizagem;  Orientações didáticas – autonomia, diversidade, interação EOrientações didáticas – autonomia, diversidade, interação E cooperação, disponibilidade para aprendizagem, organização docooperação, disponibilidade para aprendizagem, organização do tempo, organização do espaço E seleção do material.tempo, organização do espaço E seleção do material.
  • 6. Áreas do conhecimentoÁreas do conhecimento  Linguagens, CódigosLinguagens, Códigos e suas Tecnologias;e suas Tecnologias;  Ciências da Natureza,Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias;Matemática e suas Tecnologias;  Ciências HumanasCiências Humanas e suas Tecnologias.e suas Tecnologias. Língua PortuguesaLíngua Portuguesa Língua estrangeiraLíngua estrangeira Artes: LiteraturaArtes: Literatura BrasileiraBrasileira Educação FísicaEducação Física InformáticaInformática MatemáticaMatemática BiologiaBiologia QuímicaQuímica FísicaFísica HistóriaHistória GeografiaGeografia FilosofiaFilosofia SociologiaSociologia
  • 7. Temas transversaisTemas transversais  Ética;  Saúde;  Meio ambiente;  Orientação sexual;  Pluralidade cultural.
  • 8. CompetênciasCompetências  Representação e comunicaçãoRepresentação e comunicação  Investigação e compreensãoInvestigação e compreensão  Contextualização sócio-culturalContextualização sócio-cultural
  • 9. Representação e comunicaçãoRepresentação e comunicação  Descrever processos e características do ambiente ou de seresDescrever processos e características do ambiente ou de seres vivos, observados em microscópio ou a olho nu.vivos, observados em microscópio ou a olho nu.  Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia.Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia.  Apresentar suposições e hipóteses acerca dos fenômenosApresentar suposições e hipóteses acerca dos fenômenos biológicos em estudo.biológicos em estudo.  Apresentar, de forma organizada, o conhecimento biológicoApresentar, de forma organizada, o conhecimento biológico apreendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos,apreendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.tabelas, maquetes, etc.  Conhecer diferentes formas de obter informações (observação,Conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto e imagem, entrevista), selecionandoexperimento, leitura de texto e imagem, entrevista), selecionando aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo.aquelas pertinentes ao tema biológico em estudo.  Expressar dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenosExpressar dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.biológicos.
  • 10. Investigação e compreensãoInvestigação e compreensão  Relacionar fenômenos, fatos, processos e idéias em Biologia,Relacionar fenômenos, fatos, processos e idéias em Biologia, elaborando conceitos, identificando regularidades e diferenças,elaborando conceitos, identificando regularidades e diferenças, construindo generalizações.construindo generalizações.  Utilizar critérios científicos para realizar classificações de animais...Utilizar critérios científicos para realizar classificações de animais...  Relacionar os diversos conteúdos conceituais de Biologia naRelacionar os diversos conteúdos conceituais de Biologia na compreensão de fenômenos.compreensão de fenômenos.  Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ouEstabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.processo biológico.  Selecionar e utilizar metodologias científicas adequadas para aSelecionar e utilizar metodologias científicas adequadas para a resolução de problemas, fazendo uso, quando for o caso, deresolução de problemas, fazendo uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de dados coletados.tratamento estatístico na análise de dados coletados.  Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemasFormular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas apresentados, utilizando elementos da Biologia.apresentados, utilizando elementos da Biologia.  Utilizar noções e conceitos da Biologia em novas situações deUtilizar noções e conceitos da Biologia em novas situações de aprendizado.aprendizado.  Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para oRelacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos.entendimento de fatos ou processos biológicos.
  • 11. Contextualização sócio-culturalContextualização sócio-cultural  Reconhecer a Biologia como um fazer humano e, portanto,Reconhecer a Biologia como um fazer humano e, portanto, histórico, fruto da conjunção de fatores sociais, políticos,histórico, fruto da conjunção de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos.econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos.  Identificar a interferência de aspectos místicos e culturais nosIdentificar a interferência de aspectos místicos e culturais nos conhecimentos do senso comum relacionados a aspectosconhecimentos do senso comum relacionados a aspectos biológicos.biológicos.  Reconhecer o ser humano como agente e paciente deReconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.  Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam àJulgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e dopreservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.ambiente.  Identificar as relações entre o conhecimento científico e oIdentificar as relações entre o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico, considerando a preservação dadesenvolvimento tecnológico, considerando a preservação da vida, as condições de vida e as concepções de desenvolvimentovida, as condições de vida e as concepções de desenvolvimento sustentável.sustentável.

×