Considerações sobre a área de ciências naturais

5,543 views
5,277 views

Published on

Published in: Technology, Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,543
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Considerações sobre a área de ciências naturais

  1. 1. Considerações sobre a área de Ciências Naturais Por:Cláudia Regina Teixeira de Souza
  2. 2. Educação em Ciências Naturais  Desenvolvimento científico do país ou região.  Desenvolvimento científico mundial.  Conquistas e necessidades tecnológicas.
  3. 3. Concepção da área Conhecimento:  - Partilhado e permanentemente revisto  - Apresenta contradições / não é guiado exclusivamente pela indução e experiência  - Socialmente construído  - Alcance e limitações simultâneos  Empreendimento:  - Desenvolvimento não linear  - Evoluções  - Revoluções  Investigação Humana:  - Sem fim e nunca acabada  - Construída por investigadores influenciados pelo pensamento da época  - Delimitada em um recorte da natureza e/ou
  4. 4. Concepção do Ensino  Problematização do senso comum.  Trânsito entre o conhecimento de senso comum e o científico.  Caráter histórico, processual e coletivo.  Mudança e leitura da realidade onde se insere.  Compreensão do processo científico  Reflexão e ação sobre o mundo em que vive o aprendiz, quer com os outros indivíduos, quer com o meio natural e tecnológico.
  5. 5. Estrutura da Área  Eixos temáticos  Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais  Conceitos de energia, matéria, espaço, tempo, transformações, sistema, equilíbrio, relação, interação e vida.
  6. 6. Por que ensinar Ciências Naturais?  Alfabetização científica  Compreensão do mundo e suas transformações.  Inserção na sociedade  Intervenção na realidade
  7. 7. Perspectivas de abordagem dos conteúdos de Ciências Naturais  1.Conteúdos organizados em blocos temáticos para que não sejam tratados como assuntos isolados;  2.Blocos temáticos dão organização ao conteúdo – possibilitam: estabelecer diferentes seqüências internas aos ciclos, tratar conteúdos de importância local, fazer conexão entre os conteúdos dos diferentes blocos das demais áreas e temas transversais;  3.Em cada bloco temático estão apontados conceitos, procedimentos, atitudes;  4.A organização por temas de trabalho e problemas para a investigação facilitam o tratamento interdisciplinar em Ciências Naturais.
  8. 8. Referenciais para Conteúdos do aprendizado em Ciências Naturais 1. Primeiro referencial – Conceitos – :conhecimentos desenvolvidos pelas diferentes ciências e aqueles relacionados às tecnologias  2. Segundo referencial – Conceitos presentes em diversas áreas – energia, matéria, espaço, tempo, transformação, sistema, equilíbrio, variação, ciclo, fluxo, relação, interação e vida..  3. Terceiro referencial: explicações intuitivas, de senso comum, acerca da natureza e da tecnologia.  4.Procedimentos: modos de indagar, selecionar e elaborar o conhecimento; observar,comparar,registrar,analisar,sintetizar,interpretar e comunicar conhecimentos;  5.Atitudes: relacionar-se ao desenvolvimento de posturas e valores humanos,na relação entre o homem, o conhecimento e o ambiente.
  9. 9. Blocos temáticos e perspectiva de abordagem  1.A escolha dos eixos temáticos no 1º e 2ºciclos orientou-se pela análise dos currículos estaduais atualizados ;no 3º e 4º ciclos somou-se aprofundamento nas áreas e de temas transversais;  2.Os eixos temáticos em conjuntos às demais áreas do conhecimentos vão ganhando complexidade e profundidade;  3.Primeiros ciclos - é uma aprendizagem muitas vezes lúdica, marcada pela interação com os fenômenos, os fatos, as coisas;  4.Nos ciclos finais-sistematização de idéias científicas mais estruturadas.
  10. 10. Eixos temáticos para o Ensino Fundamental  1. Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde,Tecnologia e Sociedade, Terra e Universo – está presente a partir do terceiro ciclo, ainda que se entenda que poderia estar presente nos dois primeiros.
  11. 11. Orientações didáticas para o ensino de Ciências Naturais 1.Valorização da vivência dos estudantes para a escolha de temas de trabalho e de desenvolvimento de atividades;  2.Utilização de situações significativas da vivência dos estudantes;  3.Problematização do conhecimento de senso comum – confrontação dos conhecimentos prévios dos estudantes como o conhecimento especifico;  4.Proposição da busca de informações em fontes variadas: observação, trabalho de campo, experimentação, leitura e escrita de textos informativos, uso da informática;  5. Utilização de planejamento e ou projetos para o desenvolvimento de conteúdos;  6.Utilização de paradidaticos: articulação de conhecimentos de diferentes disciplinas cientificas.
  12. 12. PRINCIPIOS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS NATURAIS
  13. 13. Perspectivas do ensino e aprendizagem dos conteúdos de Ciências Naturais  1.Considerações em relação ao desenvolvimento cognitivo do estudante, relacionado a suas experiências,idade,identidade cultural e social e aos valores que as Ciências Naturais podem ter para ele;  2.Preocupação em relacionar fenômeno naturais e objetos da tecnologia,possibilitando a percepção de um mundo permanente reelaborado;  3.Estabelecimento de relações entre conhecimento e o desconhecido, entre as partes e o todo;  4.Preocupação com a compreensão dos fenômenos naturais,numa perspectiva interdisciplinar;  5.Valorização do ser humano como agente e participante das transformações naturais;  6.Seleção de temas em conjunto com as demais áreas do conhecimento, que vão garantir complexidade e profundidade.
  14. 14. Critérios de seleção de conteúdos em Ciências Naturais  1.Conteúdos devem-se constituir em fatos,conceitos,procedimentos,atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno;  2.Os conteúdos devem favorecer a construção de uma visão de mundo,que se apresenta como um todo formando por elementos inter- relacionados,entre os quais o homem,agente da transformação;  3.Os conteúdos devem ser relevantes do ponto de vista social e ter revelados seus reflexos na cultura.

×