Abnt referências

22,390 views
22,003 views

Published on

Published in: Technology, Education
1 Comment
20 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
22,390
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
20
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Abnt referências

  1. 1. UNEB - Universidade do Estado da BahiaUNEB - Universidade do Estado da Bahia Campus II – AlagoinhasCampus II – Alagoinhas DCET - Departamento de Ciências Exatas e da TerraDCET - Departamento de Ciências Exatas e da Terra Curso de ExtensãoCurso de Extensão ReferênciasReferências Claudia Regina Teixeira de SouzaClaudia Regina Teixeira de Souza E-mail: claudiareginasou@yahoo.comE-mail: claudiareginasou@yahoo.com Alagoinhas, março de 2008Alagoinhas, março de 2008
  2. 2. ConceitoConceito É um conjunto de elementos que permite aÉ um conjunto de elementos que permite a identificação de documentos impressos ouidentificação de documentos impressos ou registrados em qualquer suporte físico, sejamregistrados em qualquer suporte físico, sejam livros, artigos publicados em revistas, jornais,livros, artigos publicados em revistas, jornais, anais, congressos que foram lidos e citados noanais, congressos que foram lidos e citados no corpo do trabalho.corpo do trabalho. Leifeld (2006)Leifeld (2006)
  3. 3. Referência significa um conjunto padronizado deReferência significa um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento,elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.que permite sua identificação individual. NBR/ABNT (2002)NBR/ABNT (2002) apudapud Oliveira (2005)Oliveira (2005) •Referência é usada para trabalhos acadêmicos.Referência é usada para trabalhos acadêmicos. •Bibliografia é usada para trabalhos onde nãoBibliografia é usada para trabalhos onde não existe transcrição de frases, expressões eexiste transcrição de frases, expressões e comentários sobre citações. Ex.: programas decomentários sobre citações. Ex.: programas de disciplinas e planosdisciplinas e planos Oliveira (2005)Oliveira (2005)
  4. 4. • Referências bibliográficas corresponde à lista deReferências bibliográficas corresponde à lista de autores lidos e citados.autores lidos e citados. • Bibliografia consultada refere-se à lista deBibliografia consultada refere-se à lista de autores lidos, mas não citados.autores lidos, mas não citados. • Referências corresponde à todos os autoresReferências corresponde à todos os autores.. Teixeira (2005)Teixeira (2005)
  5. 5. Regras gerais para elaboração dasRegras gerais para elaboração das referênciasreferências • Alinhada somente à margem esquerda;Alinhada somente à margem esquerda; • Escrita com fonte Times New Roman ou Arial;Escrita com fonte Times New Roman ou Arial; • Fonte tamanho 12;Fonte tamanho 12; • Espaçamento simples no corpo da referência eEspaçamento simples no corpo da referência e duplo entre referências;duplo entre referências; • Toda e qualquer informação deve ser indicadaToda e qualquer informação deve ser indicada de acordo com os padrões estabelecidos;de acordo com os padrões estabelecidos; • Pontuação segue normas internacionais;Pontuação segue normas internacionais; • Abreviaturas obedecem às normas contidas naAbreviaturas obedecem às normas contidas na NBR 10522 de 1998.NBR 10522 de 1998.
  6. 6. Os elementos da referência bibliográficaOs elementos da referência bibliográfica devem ser extraídos da página ou folha de rostodevem ser extraídos da página ou folha de rosto do documento, quando isso não for possível,do documento, quando isso não for possível, utiliza-se outra parte da obra ou fontesutiliza-se outra parte da obra ou fontes equivalentes; os elementos retirados de outrasequivalentes; os elementos retirados de outras fontes são indicados entre colchetes.fontes são indicados entre colchetes.
  7. 7. Sinais a serem empregadosSinais a serem empregados Parêntese ( ) indica os dados de série, a responsabilidade intelectual de compilação ou coletânea de uma obra, de forma abreviada (Coord., Org.) e para o grau conferido aos autores de monografias, teses de dissertações. Hífen ( - ) liga as páginas inicial e final de um parte referenciada (ex:18-20) e as datas limites de um determinado período da publicação (ex:1999-2000). Colchetes ( [ ] ) indica que os elementos não foram extraídos diretamente da obra referenciada (ex.: [2000]). Barra ( / ) liga os números e datas dos fascículos referenciados e períodos não seqüenciais (ex: 6/9 e 2000/2002). Reticências ( ... ) empregada quando se faz supressão ao título.
  8. 8. Ponto Final ( . ) usado após: a indicação dos dados dePonto Final ( . ) usado após: a indicação dos dados de autoria, título e edição e no final de cada referência.autoria, título e edição e no final de cada referência. Dois Pontos ( : ) utiliza-se antes do subtítulo e da editoraDois Pontos ( : ) utiliza-se antes do subtítulo e da editora e depois da partícula In;e depois da partícula In; Ponto e Vírgula ( ; ) seguido de espaço é usado paraPonto e Vírgula ( ; ) seguido de espaço é usado para separar os autores.separar os autores. Vírgula ( , ) separa os sobrenomes dos prenome (s) dosVírgula ( , ) separa os sobrenomes dos prenome (s) dos autores da obra, após a editora, separa as indicaçõesautores da obra, após a editora, separa as indicações de: título, local, ano, volume, número, indicação dasde: título, local, ano, volume, número, indicação das páginas e meses de revistas.páginas e meses de revistas. Travessão ( - ) substitui os dados de autoria deTravessão ( - ) substitui os dados de autoria de documento livro, quando o autor de capítulodocumento livro, quando o autor de capítulo referenciado for o mesmo do livro.referenciado for o mesmo do livro.
  9. 9. Uso de letras maiúsculas ou caixa altaUso de letras maiúsculas ou caixa alta – SOBRENOME(S) do(s) autor(es);SOBRENOME(S) do(s) autor(es); – TÍTULO DA OBRA quando a referência iniciar com oTÍTULO DA OBRA quando a referência iniciar com o TÍTULO, nesse caso a obra não possui dados de autoria;TÍTULO, nesse caso a obra não possui dados de autoria; – ENTIDADES COLETIVAS; para NOMES GEOGRÁFICOSENTIDADES COLETIVAS; para NOMES GEOGRÁFICOS que antecedem um órgão governamental e para títulos deque antecedem um órgão governamental e para títulos de EVENTOS.EVENTOS. Uso do grifo, negrito ou itálico:Uso do grifo, negrito ou itálico: •• Título das obras que não iniciam a referência;Título das obras que não iniciam a referência; •• Título dos periódicos;Título dos periódicos; •• Nomes científicos, conforme norma própria;Nomes científicos, conforme norma própria;
  10. 10. LIVROS NO TODOLIVROS NO TODO Livro com um autorLivro com um autor SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (s).SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (s). TítuloTítulo: subtítulo: subtítulo (se houver). Tradução. Edição. Local: Editora, data. p.(se houver). Tradução. Edição. Local: Editora, data. p. (Coleção, nº ). ISBN(Coleção, nº ). ISBN Livro com dois autoresLivro com dois autores SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome.SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. TítuloTítulo:: subtítulo. Edição. Local: Editora, data.subtítulo. Edição. Local: Editora, data. Livro com até três autoresLivro com até três autores SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome;SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome.SOBRENOME, Nome. Título:Título: subtítulo. Edição. Local:subtítulo. Edição. Local: Editora, data.Editora, data. Livro com mais de três autoresLivro com mais de três autores SOBRENOME, Nome et al.SOBRENOME, Nome et al. TítuloTítulo: subtítulo. Edição. Local:: subtítulo. Edição. Local: Editora, data.Editora, data.
  11. 11. CAPÍTULO DE LIVROCAPÍTULO DE LIVRO Sem autoria específica: o autor da parte éSem autoria específica: o autor da parte é também autor da publicaçãotambém autor da publicação SOBRENOME, Prenome(s) do(s) Autor. Nome capítulo.SOBRENOME, Prenome(s) do(s) Autor. Nome capítulo. Título. In:____Título. In:____Título da obraTítulo da obra. Edição. Local de publicação:. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. nº do capítulo ou volume, p.Editora, ano de publicação. nº do capítulo ou volume, p. inicial - final.inicial - final. Com autoria específica: autor da publicaçãoCom autoria específica: autor da publicação difere do autor do capítulodifere do autor do capítulo SOBRENOME, Prenome(s) do(s) Autor. Nome do capítulo.SOBRENOME, Prenome(s) do(s) Autor. Nome do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome(s) do(s) Autor.In: SOBRENOME, Prenome(s) do(s) Autor. Título da obraTítulo da obra.. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. nºEdição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. nº do capítulo ou volume, p. inicial - final.do capítulo ou volume, p. inicial - final.
  12. 12. Sem autoria e título específico: a parteSem autoria e título específico: a parte referenciada não possui título específico e oreferenciada não possui título específico e o autor é o mesmo da obra.autor é o mesmo da obra. A indicação dos elementos, da referência, não altera;A indicação dos elementos, da referência, não altera; nesse caso cita-se apenas o número do capítulo (quandonesse caso cita-se apenas o número do capítulo (quando houver) e/ou as páginas inicial e final, da parte indicada.houver) e/ou as páginas inicial e final, da parte indicada.
  13. 13. Trabalhos Apresentados em Eventos eTrabalhos Apresentados em Eventos e Considerados em ParteConsiderados em Parte SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Título doSOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Título do trabalho. In:NOME DO EVENTO, número do evento ., ano,trabalho. In:NOME DO EVENTO, número do evento ., ano, Local de realização.Local de realização. Título da PublicaçãoTítulo da Publicação. Local: Editora,. Local: Editora, data. página inicial e finaldata. página inicial e final.. Trabalhos Apresentados em Eventos eTrabalhos Apresentados em Eventos e Considerados no TodoConsiderados no Todo NOME DO EVENTO, numeração, ano e local (cidade) deNOME DO EVENTO, numeração, ano e local (cidade) de realização.realização. Título do documentoTítulo do documento... Local de publicação:... Local de publicação: Editora, data de publicação. Número de páginas ou volume.Editora, data de publicação. Número de páginas ou volume.
  14. 14. Publicações PeriódicasPublicações Periódicas RevistasRevistas TÍTULO DA REVISTA. Local de publicação: Editora, AnoTÍTULO DA REVISTA. Local de publicação: Editora, Ano do primeiro e último volume. Periodicidade. ISSN ( sedo primeiro e último volume. Periodicidade. ISSN ( se houver)houver) FascículosFascículos TÍTULO DO FASCÍCULO.TÍTULO DO FASCÍCULO. Título do periódicoTítulo do periódico, Local de, Local de publicação (cidade): Editora, volume, número, mês e ano.publicação (cidade): Editora, volume, número, mês e ano.
  15. 15. Artigo de revistaArtigo de revista SOBRENOME, Prenome (s) do (s) Autor (es). Título doSOBRENOME, Prenome (s) do (s) Autor (es). Título do artigo.artigo. Título da RevistaTítulo da Revista, (abreviado ou não) Local de, (abreviado ou não) Local de Publicação, número do volume, número do fascículo,Publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial - final, mês e ano.páginas inicial - final, mês e ano. Artigo de JornalArtigo de Jornal SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Título daSOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Título da matéria.matéria. Título do JornalTítulo do Jornal, Local de Publicação, dia mês e, Local de Publicação, dia mês e ano. Número ou Título do Caderno, seção ou suplementoano. Número ou Título do Caderno, seção ou suplemento e, páginas inicial e final do artigo.e, páginas inicial e final do artigo.
  16. 16. Resenhas ou RecensõesResenhas ou Recensões SOBRENOME, Prenome (s) do (s) autor (es). Título daSOBRENOME, Prenome (s) do (s) autor (es). Título da obra resenhada. Local de publicação: Editora, data. nºobra resenhada. Local de publicação: Editora, data. nº de páginas. Resenha de: SOBRENOME DO AUTOR,de páginas. Resenha de: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (s). Título da resenha, se houver,Prenome (s). Título da resenha, se houver, Nome daNome da PublicaçãoPublicação, local (em se tratando de livros colocar, local (em se tratando de livros colocar também a editora), data de publicação.também a editora), data de publicação.
  17. 17. Teses e DissertaçõesTeses e Dissertações SOBRENOME, Prenome (s) do autor.SOBRENOME, Prenome (s) do autor. TítuloTítulo: subtítulo (se: subtítulo (se houver). ano de apresentação. Número de folhas.houver). ano de apresentação. Número de folhas. Indicação da natureza do trabalho (categoria ou grauIndicação da natureza do trabalho (categoria ou grau conferido). Nome da Entidade onde o trabalho foiconferido). Nome da Entidade onde o trabalho foi defendido, Local, Ano.defendido, Local, Ano.
  18. 18. EntrevistasEntrevistas Não publicadasNão publicadas SOBRENOME do entrevistado, Prenome (s). Título. Local,SOBRENOME do entrevistado, Prenome (s). Título. Local, dia, mês e ano.dia, mês e ano. Entrevistas publicadasEntrevistas publicadas SOBRENOME do entrevistado, Prenome (s). Título daSOBRENOME do entrevistado, Prenome (s). Título da entrevista.entrevista. Referência da publicaçãoReferência da publicação. Nota de entrevista.. Nota de entrevista.
  19. 19. BulasBulas TÍTULO DA MEDICAÇÃO. Nome do responsável técnicoTÍTULO DA MEDICAÇÃO. Nome do responsável técnico (se houver). Local: Nome do laboratório, ano de(se houver). Local: Nome do laboratório, ano de fabricação. Designação do documento: Bula de remédio.fabricação. Designação do documento: Bula de remédio. Palestras/Catálogos de Exposições:Palestras/Catálogos de Exposições: Individuais e ColetivasIndividuais e Coletivas SOBRENOME, Prenome (s) do (s) autor (es).SOBRENOME, Prenome (s) do (s) autor (es). TítuloTítulo. Local. Local da realização do evento: e a expressão [s. n.] (sineda realização do evento: e a expressão [s. n.] (sine nomine) entre colchetes, ano de realização e número denomine) entre colchetes, ano de realização e número de páginas. Catálogo de exposição, período de realizaçãopáginas. Catálogo de exposição, período de realização (dias, mês e ano), Nome do local onde a exposição foi(dias, mês e ano), Nome do local onde a exposição foi realizada.realizada.
  20. 20. Obras InéditasObras Inéditas Adotar as normas para monografias. Indicar em nota aAdotar as normas para monografias. Indicar em nota a origem do documento (Palestras, Notas de aula, Cartas eorigem do documento (Palestras, Notas de aula, Cartas e outras).outras). Comunicações PessoaisComunicações Pessoais SOBRENOME, Prenome (s) do (s) indivíduo (s) queSOBRENOME, Prenome (s) do (s) indivíduo (s) que forneceram a informação.forneceram a informação. TítuloTítulo (se houver), ano. Atribuir,(se houver), ano. Atribuir, se possível, um título a comunicação e grifá-lo (caso nãose possível, um título a comunicação e grifá-lo (caso não seja possível), escrever no local do título as palavras.seja possível), escrever no local do título as palavras. Comunicação Pessoal.Comunicação Pessoal.
  21. 21. Gravações SonorasGravações Sonoras SOBRENOME do compositor ou intérprete (s), PrenomeSOBRENOME do compositor ou intérprete (s), Prenome (s).(s). TítuloTítulo. Local: gravadora ou equivalente, data. número. Local: gravadora ou equivalente, data. número de CD e especificação do suporte. (tempo de gravação emde CD e especificação do suporte. (tempo de gravação em minutos), número de rotações por minuto, sulco ou digital,minutos), número de rotações por minuto, sulco ou digital, número de canais sonoros. Número de registro do CD.número de canais sonoros. Número de registro do CD. Partes de um documento sonoroPartes de um documento sonoro SOBRENOME do (s) compositor (es), Prenome (s).SOBRENOME do (s) compositor (es), Prenome (s). TítuloTítulo da parteda parte. Intérprete: nome do intérprete da parte. In: Nome. Intérprete: nome do intérprete da parte. In: Nome do Intérprete ou SOBRENOME do compositor, prenomedo Intérprete ou SOBRENOME do compositor, prenome (s), seguida das demais informações que constam da(s), seguida das demais informações que constam da referência do documento sonoro no todo, incluindo osreferência do documento sonoro no todo, incluindo os dados lado, faixa, e minutos.dados lado, faixa, e minutos.
  22. 22. Gravações de Vídeo , Filmes e DVDGravações de Vídeo , Filmes e DVD NOME DO FILME. indicação de responsabilidade: NomeNOME DO FILME. indicação de responsabilidade: Nome da coordenação, se houver. Local: Produtora eda coordenação, se houver. Local: Produtora e distribuidora, data. Descrição física contendo número dedistribuidora, data. Descrição física contendo número de unidades, (duração em minutos), sistema utilizado VHS,unidades, (duração em minutos), sistema utilizado VHS, NTSC, PAL-M, Betamax, indicar abreviaturas son. (sonoro)NTSC, PAL-M, Betamax, indicar abreviaturas son. (sonoro) ou mudo, color para colorido ou p&b para preto e branco.ou mudo, color para colorido ou p&b para preto e branco. Notas especiais.Notas especiais.
  23. 23. Diapositivos (Slides)Diapositivos (Slides) SOBRENOME, Prenome (s) do (s) autor (es).SOBRENOME, Prenome (s) do (s) autor (es). TítuloTítulo.. Local: Produtor, ano. Número de slides, indicação de cor,Local: Produtor, ano. Número de slides, indicação de cor, dimensões em cm.dimensões em cm. FotografiasFotografias SOBRENOME do (s) autor (es), Prenome (s).SOBRENOME do (s) autor (es), Prenome (s). TítuloTítulo. Ano.. Ano. Número de unidades físicas, indicação de cor, dimensões.Número de unidades físicas, indicação de cor, dimensões. Tratando-se de um conjunto de fotografias com suporteTratando-se de um conjunto de fotografias com suporte físico próprio como por exemplo um álbum, estafísico próprio como por exemplo um álbum, esta informação deve proceder o número de fotos.informação deve proceder o número de fotos.
  24. 24. As indicações dos elementos obedecem a mesma regraAs indicações dos elementos obedecem a mesma regra da publicação referenciada em suporte papel, acrescidada publicação referenciada em suporte papel, acrescida das informações relativas à descrição física do endereçodas informações relativas à descrição física do endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido daeletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: data de acesso aoexpressão Disponível em: data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:,documento, precedida da expressão Acesso em:, podendo adicionar os dados de hora, minutos epodendo adicionar os dados de hora, minutos e segundos.segundos. Documentos Eletrônicos
  25. 25. Documentos/informações obtidasDocumentos/informações obtidas via CD-ROMvia CD-ROM Consideradas no TodoConsideradas no Todo SOBRENOME, Prenome (s) do (s) autor (es).SOBRENOME, Prenome (s) do (s) autor (es). TítuloTítulo.. Local: editora, data. Tipo de suporte. Notas.Local: editora, data. Tipo de suporte. Notas. Considerado em parteConsiderado em parte AUTOR DA PARTE. Título da parte. In: AUTOR DOAUTOR DA PARTE. Título da parte. In: AUTOR DO TODO. Título do todo. Local: Editora, data. Tipo deTODO. Título do todo. Local: Editora, data. Tipo de suporte. Notas.suporte. Notas. Para indicar os documentos contidos em disquete,Para indicar os documentos contidos em disquete, utiliza-se a mesma regra daquela aplicada em CD-ROMutiliza-se a mesma regra daquela aplicada em CD-ROM substituindo a designação CD-ROM para disquete,substituindo a designação CD-ROM para disquete, colocando-se a seguir o número de polegadas.colocando-se a seguir o número de polegadas.
  26. 26. AbreviaturasAbreviaturas ap ou apud = citado por, segundo.ap ou apud = citado por, segundo. ca. (cerca de) = aproximadamente (usado para datas).ca. (cerca de) = aproximadamente (usado para datas). cf. = confira , confronte.cf. = confira , confronte. cf.infra = conferir linhas ou páginas abaixo.cf.infra = conferir linhas ou páginas abaixo. cf.supra = conferir linhas ou páginas atrás, isto é, acima.cf.supra = conferir linhas ou páginas atrás, isto é, acima. e.g. (exempli gratia) = por exemplo.e.g. (exempli gratia) = por exemplo. et al. = abreviatura de et alius (e outros) e de et alii (e outros).et al. = abreviatura de et alius (e outros) e de et alii (e outros). Emprega-seEmprega-se para indicar que o documento foi elaborado por outros autores,para indicar que o documento foi elaborado por outros autores, alémalém do indicado na referência bibliográfica..do indicado na referência bibliográfica.. ex. = exemplo.ex. = exemplo. i.e. (id est) = isto é.i.e. (id est) = isto é. ibid ou ibidem = na mesma obra.ibid ou ibidem = na mesma obra. id ou idem = no mesmo autor.id ou idem = no mesmo autor. il. ou ilust. = ilustrações ou ilustrado.il. ou ilust. = ilustrações ou ilustrado. in = em.in = em.
  27. 27. infra = abaixo.infra = abaixo. loc. cit. (loco citado) = no lugar citado.loc. cit. (loco citado) = no lugar citado. op. cit. (opus citatum) = na obra citada.op. cit. (opus citatum) = na obra citada. p. = página(s).p. = página(s). pass. ou passim = aqui e ali.pass. ou passim = aqui e ali. q.v. = queira ver.q.v. = queira ver. s.d. = sem data.s.d. = sem data. s.ed. = sem editor.s.ed. = sem editor. s.l. = sem local.s.l. = sem local. seq. (sequentia) = seguinte ou que se segue.seq. (sequentia) = seguinte ou que se segue. sic. = assim mesmo, tal qual.sic. = assim mesmo, tal qual. s.n.t. = sem notas tipográficas.s.n.t. = sem notas tipográficas. supra = acima.supra = acima. v. = volume.v. = volume. vide. = vide.vide. = vide. v.g. (verbi gratia) = por exemplo.v.g. (verbi gratia) = por exemplo. v. o = ver original.v. o = ver original.
  28. 28. ApêndiceApêndice • Segundo a ABNT, o apêndice é opcional e ficaSegundo a ABNT, o apêndice é opcional e fica após as referências em ordem alfabética.após as referências em ordem alfabética. • Toda construção individual do autor de trabalhosToda construção individual do autor de trabalhos acadêmicos.acadêmicos. • Ex.: Questionários, roteiro de entrevistas,Ex.: Questionários, roteiro de entrevistas, planilhas, fotografias, desenhos, etc.planilhas, fotografias, desenhos, etc. • Ex.: Apêndice A: Perfil dos professoresEx.: Apêndice A: Perfil dos professores Apêndice B: Roteiro de entrevistasApêndice B: Roteiro de entrevistas
  29. 29. AnexoAnexo Também opcional, corresponde a todo eTambém opcional, corresponde a todo e qualquer material técnico e didático constituídoqualquer material técnico e didático constituído por terceiros que contribui para seu trabalhopor terceiros que contribui para seu trabalho acadêmico.acadêmico.
  30. 30. Fontes:Fontes: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Informação e documentação, referências, elaboraçãoInformação e documentação, referências, elaboração:: NBR-6023. Rio de Janeiro, 2002.NBR-6023. Rio de Janeiro, 2002. LEHFELD, Neide Aparecida. Normas para elaboração doLEHFELD, Neide Aparecida. Normas para elaboração do trabalho científico. Ribeirão Preto: Universidade detrabalho científico. Ribeirão Preto: Universidade de Ribeirão Preto, 2006.Ribeirão Preto, 2006. OLIVEIRA, Maria Marly de.OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, relatórios,Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses.monografias, dissertações e teses. 3 ed. São Paulo:3 ed. São Paulo: Campus/Elsevier, 2005Campus/Elsevier, 2005

×