3 plano de aula muscular .mona

1,219
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,219
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

3 plano de aula muscular .mona

  1. 1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – DCET CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOCENTE: CLÁUDIA REGINA SOUZA DISCENTE: MONALISA DE QUEIROZ NUNES PROFESSORA REGENTE: REJANE BORGES PLANO DE AULA: 3º SEMANATEMA: HISTOLOGIA ANIMALSUB-TEMA: TECIDO MUSCULAROBJETIVOS:  Definir tecido muscular e listar as funções e características;  Diferenciar os tipos de tecido muscular e onde se localizam no corpo humano;  Valorizar o corpo humano.CONTEÚDOS:CONCEITUAIS:  Definição de tecido muscular e descrição das funções e características do mesmo;  Diferenciação de tecido muscular e localização dos mesmos no corpo humano.  Diferenciação dos tipos de tecido muscularPROCEDIMENTAIS:  Ler e responder questões do texto sobre anabolizantes.ATITUDINAIS:  Valorização do corpo humano.
  2. 2. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:  Leitura e discursãoSEQÜÊNCIA DIDÁTICA: (13/11/2010) 9H:50MIN. ÀS 11H:30MIN.TEMPO ESTIMADO: 2 AULAS (50MIN/AULA)A aula começara com explicação sobre tecido muscular com o uso de banner. Apósexplicação a sala será dividida em grupos para leitura, responder questões e discursãosobre o texto.RECURSOS:  Piloto  Quadro branco  BannerAVALIAÇÃO:  Os alunos serão avaliados a partir da entrega do exercício.REFERÊNCIA:AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da BiologiaModerna. ed. 4. Editora Moderna. São Paulo, 2006.OBSERVAÇÃO PÓS-AULA:Aula muito proveitosa. Por ser um assunto muito comum entre os jovens surgiu váriosquestionamentos, historias de pessoas conhecidas que já aconteceu algum problemacom anabolizante. Alguns alunos comentaram ao fim da aula que gostaram da aula eque queriam mais textos para discursão em sala.
  3. 3. ANEXO:Colégio Estadual Pedro Ribeiro PessoaProfessora regente: Rejane BorgesProfessora estagiaria: Monalisa QueirozAlunos: Esteroides Anabolizantes Esteroides Anabolizantes são drogas fabricadas para substituírem ohormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam nocrescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento dascaracterísticas sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeitoandrogênico).São usados como medicamentos para tratamento de pacientes quenão produzem quantidade suficientes de Testosterona. Os principais medicamentosesteroides anabolizantes utilizados no Brasil são: Durasteton®, Deca-Durabolin®,Androxon®.Podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas, ou como injeçãointramuscular. Os que utilizam essas drogas sem ser por problemas médicos fazem esseuso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular ereduzir a gordura do corpo. Os principais usuários dessas drogas são os atletas,porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam umcorpo "sarado" (forte, desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários,mas esse uso vem crescendo entre as mulheres. Usuários de anabolizantes podemdesenvolver dependência a essas drogas. Essa dependência pode ser percebida nousuário que continua tomando anabolizantes mesmo depois de ter tidoconsequências causadas pela droga como problemas físicos, nervosismo,irritabilidade, efeitos negativos com suas relações com as pessoas. Além disso,gastam grande quantidade de dinheiro e tempo para obter a droga e quandodeixam de usá-las apresentam uma série de sintomas desagradáveis. Para os que já vem tomando altas doses dessas drogas há muito tempo ecom sintomas de dependência, nem sempre é fácil parar de usar. Quando parampodem sentir fadiga, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual, e aindauma grande vontade de continuar usando anabolizantes. O sintoma mais perigosoque pode surgir quando da parada dessas drogas é a depressão que em casosextremos pode levar à tentativa de suicídio. Nesses casos é necessária a ajuda deum profissional para parar de usar anabolizantes. Essas drogas são medicamentos,portanto, não são ilícitas no Brasil. Para utilizá-las é necessário existir uma receitamédica. Os que fazem uso delas para fins estéticos, ou seja, sem indicação médica,se forem pegos utilizando podem sofrer consequências por isso.O COI (Comitê Olímpico Internacional) proíbe o uso dessas drogas por atletas.Realizam testes antidoping e caso seja detectado que o atleta está fazendo usodessas drogas o mesmo poderá sofrer duras penas.
  4. 4. Efeitos dos anabolizantes já comprovados pela ciência:  O tamanho e a força muscular mais rápido do que sistema normal entre treinamento e alimentação e suplementação;  No sangue, aumentam a contagem de células vermelhas, volume e concentração de hemoglobina, sendo que todos estes fatores aumentem o desempenho a nível esportivo;  O tamanho do coração;  Facilitam a atenção e o raciocínio;  A autoconfiança e a autoestima, bem como a tolerância á dor, Permitindo maior intensidade de treinamento;  Facilitam o fenômeno da memória muscular, tornando mais fácil o retorno a um nível de condicionamento físico e desempenho atlético;  Acne;  Alargamento do clitóris;  Alargamento do pênis;  Atrofia dos testículos;  Amarelamento da pele e dos olhos;  Níveis de colesterol LDL (ruim);  Arritmia cardíaca;  Aumento da pressão arterial;  Câimbras;  Câncer hepático;  Cansaço;  Cefaleia grave;  Cistos renais;  Comportamento agressivo (irreversível);  Calvície  Crescimento irreversível de pelos nas mulheres;  Crescimento anormal de cabelos;  Diminuição grave dos níveis de colesterol HDL (bom);  Dores ósseas;  Edema (retenção hídrica no tecido);  Ereções frequentes e contínuas;  Esterilidade (irreversível );  Escurecimento da pele;  Hálito forte;  Insônia;  Náusea e vômitos frequentes;  Manchas na pele;  Mulheres grávidas: dano irreversível ao feto;  Pele oleosa na mulher;  Perda de peso;  Problemas para urinar;  Sangramentos do nariz;  Tumores hepáticos;  Morte.Após leitura, reúnam-se em grupos para responder as perguntas a baixosendo feita depois discussão em sala. 1. O que são esteroides ou anabolizantes como são mais conhecidos? 2. Como os anabolizantes são utilizados?
  5. 5. 3. Por que as pessoas usam os anabolizantes?4. Quem são as pessoas que mais usam os anabolizantes?5. As pessoas ficam dependentes dos anabolizantes?6. As pessoas podem parar de usar os anabolizantes?7. O que acontece se uma pessoa for surpreendida usando anabolizantes?

×