Sociologia: Uma Ciência Social

6,869 views
6,551 views

Published on

Assuntos abordados: Sociologia e o senso comum, Características da Sociologia como ciência, O que estuda a Sociologia?, A Sociologia em outros ramos, Sociologia uma Disciplina Humanista, Problemas sociais e problemas sociológicos, Teorias sociais e doutrinas entre outras. Riacho de Santana/ Pau dos Ferros- RN.

Published in: Education
3 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
6,869
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
398
Comments
3
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sociologia: Uma Ciência Social

  1. 1. Sociedade
  2. 2. Senso Comum
  3. 3. A Sociologia como Ciência
  4. 4. Características da Sociologia como ciência
  5. 5. • Problemas e soluções encontrados na sociedade; • Objetivos a partir da observação dos fatos; • A Sociologia e sua neutralidade valorativa; • Transitoriedade e generalização da Sociologia.
  6. 6. O que estuda a Sociologia?
  7. 7. A Sociologia é a ciência que estuda o desenvolvimento, a estrutura e a função da sociedade. Os sociólogos estudam a forma em que as estruturas sociais, as instituições e os problemas sociais influem na sociedade. Porém não estuda todos os fatos observáveis na sociedade, se ocupa apenas daqueles que apresentam alguma regularidade no seu modo de ser. Só é possível fazer generalizações a respeito de fatos regulares de fenômenos que se repetem de forma padronizada. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos.
  8. 8. O que a Sociologia estuda: As ações das pessoas As relações entre as pessoas Valores e crenças dos indivíduos (religião, arte e cultura) Instituições da sociedade: família, governo, politica, etc.
  9. 9. A classificação é uma tarefa muito importante nos estudos da sociedade, como: Grupos, categorias, subculturas, classes, etc. A sociedade é, antes de mais nada, estudar as relações sociais, e as relações sociais não constituem uma realidade física imediatamente perceptível. Ao sociólogo, com as técnicas de pesquisa apropriadas ao seu objeto de estudo, cabe desvendar as relações sociais existentes entre os diferentes conjuntos de indivíduos ligados, conscientemente ou não, por alguma característica compartilhada, e que fazem a sociedade.
  10. 10. O sociólogo não só aprende os fatos pela observação, mas, sobretudo, os compreende pela participação. A realidade é muito mais complexa para ser explicada em sua totalidade pela ciência. Assim, a teoria sociológica, impossibilitada de compreender toda a complexidade da vida social, é, antes de mais nada, uma simplificação, em termos de conhecimento, da realidade social. Sociologismo é o termo que se tem usado para denominar a pretensão ingênua de explicar tudo o que ocorre na sociedade. A Sociologia portanto, não se ocupa de todas as regularidades observáveis na sociedade humana, mas, apenas, daquelas que têm origem nas relações sociais.
  11. 11. A Sociologia como ciência
  12. 12. Economia Etnologia Sociologia Outras Ciências Psicologia Social
  13. 13. Todo fenômeno social ocorre em algum contexto histórico Sociologia História Observa o que é repetitivo nas relações Estuda o que é único na sociais para formular sociedade generalizações
  14. 14. Nem todo social é econômico, mas todo econômico é social Sociologia Economia Estuda a complexidade que envolve todos os âmbitos da sociedade, inclusive o econômico Se ocupa de fatores econômicos da sociedade
  15. 15. Provavelmente, a única diferença entre Antropologia Cultural e Sociologia é o tempo em que elas atuam Sociologia Etnologia Estuda as sociedades modernas Estuda as sociedades Antigas, as “Primitivas”
  16. 16. A Psicologia Social seria uma ramificação da Psicologia e se assemelha a Sociologia, no entanto suas atuações diferem Sociologia Psicologia Social Estuda condições psicológicas da vida social em geral Atua com temas específicos da Psicologia
  17. 17. Sociologia: Disciplina humanística e forma de consciência social
  18. 18. • Sociologia como uma disciplina humanista, auxiliando na consciência social; • Função ideológica das categorias sociais; • A ciência social está dentro do seu próprio objeto.
  19. 19. Problemas Sociais e Problemas Sociológicos
  20. 20. • A sociologia não tem como objeto de estudo os problemas sociais; • A sociologia busca explicar os fatos observados ou os “problemas sociológicos”; • O que pode ser considerado problema sociológico?
  21. 21. Teorias Sociológicas e Doutrinas Sociais
  22. 22. É frequente que os que não conhecem a sociologia de perto confundam esta ciência com alguma doutrina social. Por isso é necessário deixar claro que faz com que as teorias sociológicas sejam diferentes das doutrinas a respeito da sociedade. As doutrinas sociais, portanto, interessam aos sociólogos como um componente da vida social eventualmente digno de atenção como parte de objeto de estudo da sua ciência, e não como explicação da realidade.
  23. 23. Sociologia Radical ou Sociologia Conservadora ?
  24. 24. A preocupação de fazer a sociologia instrumento de mudança da sociedade através da denuncia das causas da injustiça social, notadamente daquelas radicais nos interesses das categorias política e economicamente privilegiadas, levou alguns sociólogos a fazer distinção entre “Sociologia Radical” e “Sociologia Conservadora”. Se o sociólogo é motivado pelo conhecimento que possui a respeito as sociedade para engajar-se na ação política, este engajamento representa antes um direito que ele possui como cidadão do que uma obrigação decorrente de sua condição de sociólogo.
  25. 25. Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria Estadual de Educação e Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM 1º Período do Curso de Administração – CAD Disciplina: Sociologia Geral – 2013.2 Profª: Zênia Regina dos Santos Graduandos(as): Antonio Neto, Daianny, Fabio Roque, Josafábia Leonor, Lígia Aquino, e Sarah Oliveira.
  26. 26. “Todo pensamento é um Produto social” (Sebastião Vila Nova)

×