Your SlideShare is downloading. ×
Lakatos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Lakatos

522
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
522
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 1. Apresentação; De acordo com Lakatos e Marconi: A apresentação inicia-se com a capa, onde são indicados os elementos essenciais à compreensão do estudo que se pretende realizar, sob os auspícios de quem ou para quem e ao conhecimento do responsável pelo trabalho. O nome da entidade (instituição, organização, empresa, escola) pode corresponder àquela à qual está de algum modo ligado o coordenador e que oferece a pesquisa para ser financiada ou “comprada por pessoa (s) e/ ou entidades ou à que custeia a realização da mesma.11.1 Capa; Para Lakatos e Marconi: A capa é composta de título, acompanhado ou não por subtítulo. Toda pesquisa deve ter um responsável, que se denomina coordenador. O nome deve vir em destaque. O local se refere localiza a entidade ou a equipe de pesquisa. A data refere-se ao ano em que o projeto é apresentado. 21.2 Ficha Técnica; Segundo Lakatos e Marconi: A primeira página do projeto é dedicada à relação do pessoal técnico. Inicia- se com a repetição do nome da entidade, seguido do endereço completo, incluindo o(s) telefone(s), precedido(s) do prefixo da cidade para contatos pelo sistema de DDD, quando necessário. O mesmo cuidado deve ser seguido na indicação do endereço do coordenador, que é o responsável direto por contatos com a entidade às quais ou à qual o projeto é dirigido. A seguir, vem a relação completa do pessoal técnico, discriminando os cargos, seguidos do nome, endereço e telefone de cada um. São dispensáveis os elementos identificadores quando a equipe de pesquisadores de campo for numerosa.32. Objetivo: A especificação do objetivo de uma pesquisa responde às questões para quê ? e para quem? (Lakatos e Marconi, 2010, p. 201).2.1Geral; Para Leite: O objetivo geral manifesta a meta do conhecimento acadêmico desejado. Apresenta, como quer Soares, “de forma genérica o que pretende o pesquisador no desenvolvimento do assunto a ser abordado, independentemente das motivações ‘pessoais’ que podem ter sido apresentadas na justificativa”.42.2 Específico; Conforme nos ensina Leite: Objetivo específico apresenta as finalidades específicas que pretende alcançar com a pesquisa, ou seja, funcionam como desdobramentos detalhados e sustentadores do objetivo geral. Ou, como igualmente precisou Soares, “é a1 Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi. 7. ed. p.200.2 Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi. 7. ed. p. 201.3 Lakatos, Eva Maria. Idem, ibidem.4 Leite, Eduardo de Oliveira. Monografia Jurídica. 8. ed. rev., p. 80. Apud Soares, Edvaldo. Metodologiacientífica: lógica, epistemologia e normas, p. 46.
  • 2. subdivisão do objetivo geral em outros menores, os quais poderão até vir a constituir-se em possíveis capítulos do trabalho final”.5Justificativa: Para Lakatos e Marconi, a justificativa: Consiste numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. Deve enfatizar: o estágio em que se encontra a teoria respeitante ao tema; as atribuições teóricas que a pesquisa pode trazer: confirmação geral, confirmação na sociedade particular em que se insere a pesquisa, especificação para casos particulares, clarificação da teoria, resolução de pontos obscuros etc.; importância do tema do ponto vista geral; importância do tema para os casos particulares em questão; possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema exposto; descoberta de soluções para casos gerais e/ ou particulares etc.6Metodologia: Segundo Lakatos e Marconi: A especificação da metodologia da pesquisa é a que abrange maior número de itens, pois responde, a um só tempo, às questões como?, com quê?, onde?, quanto? Correspondente aos seguintes componentes: Método de abordagem: que engloba o indutivo, o dedutivo, o hipotético-dedutivo e o dialético. Método de procedimento: constituem etapas mais concretas da investigação. Com finalidade mais restrita em termos de explicação geral dos fenômenos menos abstratos. Técnicas: consideradas como um conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência, são, também, a habilidade para usar esses preceitos ou normas, na obtenção de seus propósitos.Embasamento teórico Lakatos e Marconi ensina: Neste tópico aparecerão os elementos de fundamentação teórica da pesquisa, respondendo a questão como? Bem como a definição dos conceitos empregados. A pesquisa cientifica, tem como finalidade o desenvolvimento de um caráter interpretativo, no que se refere aos dados obtidos, correlacionando a pesquisa com o mundo teórico. Pesquisa alguma começa do nada, é necessário procurar fontes, documentos ou bibliografias, para a não inclusão de conceitos comuns no trabalho. A ciência é lida com conceitos, visando esclarecer o fato ou fenômeno que se está investigando e ter possibilidade de comunicá-lo, de forma não ambígua. Outro fator, é que os conceitos podem ter significados diferentes de acordo com o quadro de referência ou a ciência que os emprega, ou seja, a definição dos termos esclarece e indica o emprego dos conceitos da pesquisa.Cronograma5 Leite, Eduardo de Oliveira. Monografia Jurídica. 8. ed .rev., p. 80. Apud Soares, Edvaldo. Metodologiacientífica: lógica, epistemologia e normas, p. 46.6 Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi. 7. ed. p.202.
  • 3. Conforme Lakatos e Marconi Respondendo a pergunta como? A pesquisa deve ser realizada em partes, sendo necessário a previsão do tempo necessário para cada fase, podendo algumas serem realizadas simultaneamente.Orçamento Lakatos e Marconi, apontam que: Quanto a questão do quanto? O orçamento deve ser dividido em: Pessoal – gastos ocorridos do coordenador aos pesquisadores e demais colaboradores; Material – gastos com materiais de consumo utilizados na execução da pesquisa (caneta, papel etc) e ainda materiais permanentes, como computadores e outros equipamentos.Referências; Para Leite (2008 apud ABNT, 1989, p. 2): A referência bibliográfica é um conjunto de elementos descritivos de todo ou de parte de um documento, disposto em um espaço tipográfico reduzido. Ou, como pretende a ABNT, “é o conjunto de elementos que permite a identificação, do todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais” (ABNT, 1989, p. 2).77 Leite, Eduardo de Oliveira. Monografia Jurídica. 8. ed .rev., p. 80. Apud Soares, Edvaldo. Metodologiacientífica: lógica, epistemologia e normas, p. 99.