• Save
GABARITO DA PRÉ-SELEÇÃO OBA 2012 (ENSINO MÉDIO)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

GABARITO DA PRÉ-SELEÇÃO OBA 2012 (ENSINO MÉDIO)

on

  • 3,392 views

GABARITO DA PRÉ-SELEÇÃO OBA 2012 (ENSINO MÉDIO)

GABARITO DA PRÉ-SELEÇÃO OBA 2012 (ENSINO MÉDIO)

Statistics

Views

Total Views
3,392
Views on SlideShare
3,392
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
1

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Gostei muito. parabens!!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

GABARITO DA PRÉ-SELEÇÃO OBA 2012 (ENSINO MÉDIO) GABARITO DA PRÉ-SELEÇÃO OBA 2012 (ENSINO MÉDIO) Document Transcript

  • COLÉGIO MILITAR TIRADENTES XV OBA – GABARITO DA PROVA DO NÍVEL 4 Comunidade do ORKUT: Olimpíada de AstronomiaNota de Astronomia: ________ Nota de Energia: ________ Nota Final: ____________ Visto do(a) Prof(a): ______Nota de Astronáutica:________ Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia, de Astronáutica e de Energia.Dados do(a) aluno(a) (use somente letras de fôrma):Nome completo:.................................................................................................... Sexo:...............Endereço: ............................................................................................................ nº......................Bairro:.................................. CEP: _ _ _ _ _ - _ _ _ Cidade: ......................................... Estado: _ _Tel (_ _ ) _ _ _ _ - _ _ _ _ E-mail: ..............................................Data de Nascimento _ _/_ _/_ _Série/ano que está cursando: ................Quantas vezes você já participou da OBA? ....................Declaro que estou realizando esta prova em 22 de março de 2012. ............................................ Assinatura do alunoDados da escola onde o(a) aluno(a) estuda:Nome da escola:.............................................................................................................................Endereço: .............................................................................................................nº......................Bairro:.............................. CEP: _ _ _ _ _ - _ _ _ Cidade: ...............................................Estado: _ _Duração máxima desta prova: 2 horas.Atenção: não é permitido nenhum tipo de consulta ou uso de calculadora. BOA OLIMPÍADAQuestão 1) (2,0 pontos) Em 2009 comemoramos o Ano Internacional da Astronomia e em2011 o Ano Internacional da Química, mas também comemoramos os 50 anos do primeiro vooao espaço pelo astronauta russo Yuri Gagarin em 12 de abril de 1961. Ele deu uma volta aoredor da Terra em 108 minutos e disse uma frase muito famosa: “A Terra é azul”.Em 20 de julho de 1969 dois astronautas norte-americanos caminharam pela primeira vezsobre a Lua e o primeiro a pisar o solo lunar, Neil Armstrong, também disse outra frase queficou famosa:“Este é um pequeno passo para um homem, mas é um salto gigantesco para a humanidade”.Pergunta 1a) (1 ponto) Por que será que Yuri Gagarin disse que a Terra é a azul? Coloque um Xna alternativa correta.
  • ( ) Todo mundo sabe que na Terra tem mais água do que terra e que a água é azul, logo a Terraé azul.( ) Todo mundo sabe que o ar é azul, logo, vista do espaço, a Terra é azul.( ) O vidro da janelinha da nave Vostok 1, onde estava Gagarin, era azul, por isso ele disse quea Terra era azul.(X) A luz branca que vem do Sol é a mistura das cores que vemos no arco-íris, logo o azul estáentre elas. A cor azul é a mais espalhada pela atmosfera, para todos os lados, por isso da Terravemos o céu azul e do espaço parece que toda a Terra é azul. 1a) - Nota obtida: _____Pergunta 1b) (0,5 ponto cada acerto) Quantos anos e meses depois de Yuri Gagarin realizar oprimeiro voo ao espaço, Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharam sobre a Lua?Respostas 1b): Anos: 8 Meses: 3 1b) - Nota obtida: _____Questão 2) (2,0 pontos) Fotografias da Lua como estas, abaixo, foram feitas com a luneta quea OBA está distribuindo para as escolas.Pergunta 2a) (1 ponto) Coloque um X sobre a foto que melhor representa a Lua em sua fasequarto crescente ou quarto minguante. X 2a) - Nota obtida: _____Pergunta 2b) (1 ponto) Afinal, porque vemos a lua com diferentes aparências (fases)? Vocêpode fazer uma figura para ajudar a explicar melhor.Respostas 2b): Devido ao movimento dela ao redor da Terra 2b) - Nota obtida: _____Questão 3) (2,0 pontos) (0,4 ponto cada acerto)Ao lado está um esquemamostrando a Terra no seumovimento anual ao redor do Sol,em perspectiva, fora de escala, em4 datas especiais, para 2010.Coloque a data em que ocorre cadaum dos eventos da tabela abaixo.Pode haver mais de um evento para
  • uma mesma data.(21 /12) Sol a pino no Trópico de Capricórnio(23 / 09) Início da primavera no Hemisfério Sul 3) - Nota obtida: _____(20 / 03) Início do outono no Hemisfério Sul(21/ 06) Solstício de verão no Hemisfério Norte(20 /03) Sol sobre a intersecção da Eclíptica com o Equador Celeste indo do Hemisfério Sulpara o NorteAQUI TEMOS UMA QUESTÃO DE ASTRONÁUTICA. BOA SORTE PARA VOCÊ AQUI TAMBÉM.Questão 4) (2,0 pontos) O veículo de sondagem VS-30 é desenvolvido pelo Instituto deAeronáutica e Espaço (IAE) para realizar experimentos em ambiente de microgravidade. Nãopossuindo energia suficiente para atingir a velocidade orbital, tais foguetes descrevem umatrajetória aproximadamente parabólica e retornam à superfície terrestre, conforme ilustradona Figura abaixo. O VS-30 possui um único motor-foguete, denominado S30. Este motorfunciona por 30 segundos, levando o foguete a 25 km de altitude. Findo o combustível, o S30 édescartado e cai. Conforme mostrado na Figura abaixo, o que restou do foguete, a carga útil,continua, por inércia, o seu vôo ascendente, mas, em função da ação da gravidade e do atritocom a atmosfera terrestre (até 100 km de altitude), sua velocidade é reduzida até alcançar aaltitude máxima (apogeu). A partir do apogeu a carga útil, atraída pela gravidade terrestre,inicia o seu movimento de retorno à superfície terrestre. Para atenuar a velocidade de impactocom a superfície terrestre, a carga-útil é dotada de um sistema de paraquedas. Caso contrário,o impacto com o solo danificaria os experimentos levados ao espaço.
  • Pergunta 4a) (1 ponto): A partir da Figura acima qual é o apogeu da carga útil do VS-30?Resposta 4a): 158 km 4a) - Nota obtida:Pergunta 4b) (0,5 ponto) A distância entre o ponto de lançamento do foguete e o ponto deimpacto da carga útil é denominada alcance. A partir da Figura acima qual é o alcance doVS30?Resposta 4b): 94 Km 4b) - Nota obtida:Pergunta 4c) (0,5 ponto) Acima dos 100 km de altitude, são estabelecidas as condições demicrogravidade, ou seja, qualquer objeto solto no interior da carga útil do foguete flutuará, talqual os astronautas flutuam no interior das suas espaçonaves. A partir da Figura acima qual éo tempo de microgravidade (em segundos) proporcionado pelo vôo do VS-30?Resposta 4c): 310 – 85 = 225s 4c) - Nota obtida: AQUI TEMOS UMA QUESTÃO DE ENERGIAQuestão 5) (2,0 pontos) Você já deve ter percebido que se está debaixo da lâmpada deiluminação pública vê muito menos estrelas, ou seja, não vê as menos brilhantes. Na verdadebasta estarmos numa região urbana para vermos muito menos estrelas do que numa regiãorural. O brilho da Lua, principalmente da lua cheia, também nos impede de ver, à noite, asestrelas menos brilhantes, logo vemos menos estrelas.Pergunta 5a) (1,0 ponto) A iluminação pública e de jardim malfeita, nos impede de ver asestrelas mais fracas. Se continuarmos assim, no futuro não veremos nenhuma estrela.Coloque um grande X sobre a luminária que não desperdiça luz, pois ilumina só o chão. X 5a) - Nota obtida:Observação: Se na sua casa tem luminária assim, explique para seus pais que eles estãodesperdiçando energia, gastando mais dinheiro e poluindo o céu!Pergunta 5b) ( 0,5 ponto cada acerto) Escreva, abaixo, mais duas fontes de poluição luminosadiferente da iluminação pública inadequada e da poluição luminosa dos jardins das casas.Resposta 5b): Faróis de carros, placas de propaganda, etc 5b) - Nota obtida: