CONSTELAÇÕES

6,324 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,324
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
834
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

CONSTELAÇÕES

  1. 1. PROFª FÁTIMA SENA
  2. 2.  As constelações são agrupamentos arbitrários de estrelas que as várias civilizações e povos foram construindo no seu imaginário ao longo da História. Em geral elas representam deuses, mitos, animais e até objetos de uso importante no cotidiano. A divisão do céu em constelações facilitava a identificação dos objetos celestes, como estrelas, planetas, cometas, entre outros.
  3. 3.  Esses conjuntos de estrelas são classificados em quatro grupos, sendo que a localização é o principal critério dessa divisão: Boreais (Hemisfério Celeste Norte), Austrais (Hemisfério Celeste Sul), Zodiacais (próximas dos limites entre os Hemisférios Celestes Norte e Sul) e Equatoriais (“cortadas” pelo Equador Celeste). As constelações Boreais que são vistas apenas no hemisfério norte e as constelações Austrais que são vistas somente no hemisfério sul são caracterizadas de acordo com o hemisfério que as visualizam.
  4. 4.  As constelações surgiram na antiguidade e elas ajudavam a identificar as estações do ano. ex.: A constelação do Escorpião é típica do Inverno do hemisfério sul. Órion é típica do Verão hemisfério. Há historiadores que dizem que as constelações foram inventadas para ajudar os agricultores lembrarem quando deviam plantar e colher. As estrelas de uma constelação só estão aparentemente próximas na esfera celeste, pois na verdade estão a distâncias reais diferentes.
  5. 5.  As constelações podem ser divididas da seguinte maneira nos hemisférios: Austrais: Circinus, Centaurus, Phoenix, Pavo, Norma, Columba, Microscopium, Corona Australis, Lupus, Crux, Dorado, Musca, Indus, Horologium, Fornax, Pictor, Carina, Piscis Austrinus, Antlia, Volans, Vela, Ara, Tucana, Triangulum Australe, Caelum, Grus, Puppis, Pyxis, Reticulum, Sculptor e Telescopium. Boreais: Leo Menor, Lacerta, Ursa Maior, Perseus, Lynx, Lyra, Hércules, Triangulum, Corona Borealis, Cassiopea, Andromeda, Auriga, Canis Venatici e Cygnus.
  6. 6.  Zodiacais: Pisces, Aries, Virgo, Aquarius, Taurus, Scorpius, Sagittarius, Capricornus, Leo, Cancer, Gemini e Libra Circunpolares Norte: Draco, Cepheus, Camelopardus e Ursa Menor Circunpolares sul: Octans, Chamaeleon, Mensa, Apus e Hydrus Equatoriais: Vulpecula, Bootes, Canis Menor, Canis Maior, Sextans, Serpens, Scutum, Aquila, Sagitta, Monoceros, Eridanus, Delphinus, Crater, Equuleus, Corvus, Coma Berenices, Hydra, Ophiuchus, Orion, Pegasus, Cetus e Lepus.
  7. 7.  No Brasil, a constelação mais popular é a Constelação de Órion ou parte dela, mais conhecida como Três Marias. As Três Marias representam o centro desta constelação e ao localizá-las pode-se facilmente visualizar toda a constelação. Constelação de Órion (caçador), com as estrelas principais. No centro: as estrelas Alnilak, Alnilam e Mintaka formam o cinturão de Órion e são conhecidas como as Três Marias.
  8. 8.  Chama-se de zodíaco o conjunto de constelações ao longo da eclíptica (o caminho aparente percorrido pelo Sol durante o ano). As 12 constelações que compõem o zodíaco são: Aries, o carneiro - 21/03 a 20/04 Taurus, o touro - 21/04 a 20/05 Gemini, os gêmeos - 21/05 a 20/06 Cancer, o caranguejo - 21/06 a 21/07 Leo, o leão - 22/07 a 22/08
  9. 9.  Virgo, a virgem - 23/08 a 22/09 Libra, a balança - 23/09 a 22/10 Scorpius, o escorpião - 23/10 a 21/11 Sagittarius, Sagitário, o arqueiro - 22/11 a 21/12 Capricornus Capricórnio, a cabra-do-mar ou o bode da montanha - 22/12 a 20/01 Aquarius, Aquário, o Aguadeiro, carregador de água - 21/01 a 19/02 Pisces, os peixes - 20/02 a 20/03
  10. 10.  Escorpião _ Constelação facilmente reconhecível. Podemos vê-la do lado esquerdo do Cruzeiro do Sul na direção leste. A “cauda” curva, sugerindo uma interrogação de ponta cabeça é muito aparente no céu. Faz parte do zodíacoe de Sagitário. Na mitologia grega, foi o animal, que matou Órion com sua picada.
  11. 11. BOA PROVA!COORDENAÇÃO OBA

×