• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Aula 03   isc -softwares-hardwares-arquiteturas
 

Aula 03 isc -softwares-hardwares-arquiteturas

on

  • 355 views

 

Statistics

Views

Total Views
355
Views on SlideShare
355
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Aula 03   isc -softwares-hardwares-arquiteturas Aula 03 isc -softwares-hardwares-arquiteturas Presentation Transcript

    • DCC103-Introd. a Sistemas de ComputaçãoAula03 – Hardware, Softwares,Organização e Arquitetura Prof. Acauan Ribeiro
    • Hardware X SoftwareDamos a denominação de hardware atodos os itens físicos do computador e adenominação software a todos os itenslógicos, ou seja, todos os programasinstalados no computador. Hardware Software
    •  Além do hardware e software, ainda existe o Peopleware, que compreende todas as pessoas envolvidas em um sistema de computação, desde engenheiros de hardware e software até usuários finais.
    • Software Básico Podemos definir software básico como ―software usado para controlar ou coordenar o uso do hardware entre vários programas aplicativos e usuários.‖ Tais softwares caracterizam-se por forte interação com hardware de computador e por um intenso uso de múltiplos usuários. Fazem parte deste grupo a BIOS (Basic Input Output System), os drivers de dispositivos e o sistema operacional.
    • Conceito: Driver Os drivers de dispositivo são programas que fazem parte do núcleo do sistema operacional e possuem como função ―dirigir‖ ou controlar o funcionamento de um dispositivo (geralmente de entrada e saída), fornecendo uma forma de interação entre este usuário e o dispositivo. http://drp.su/
    • Conceito: BIOS Biossignifica ―Basic Input Output System‖, ou ―sistema básico de entrada e saída‖. A Bios é a primeira camada de software do sistema, que fica gravada em um pequeno chip na placa mãe, e tem a função de ―dar a partida‖, reconhecendo os dispositivos instalados no micro e realizando a inicialização do sistema.
    • Sistema OperacionalUm sistema operacional é um programa que atuacomo intermediário entre o usuário e o hardware deum computador e tem suasfunçãofunções específicas, Dentre por várias gerenciar osrecursos de hardware disponíveis, fornecendo ao podemos citar:usuário um ambiente 􀁴 execução de programas.conveniente e e"ciente para das operações de 􀁴 gerência executar seus programas.O sistema operacional é o principal programa do entrada/saída.sistema, que controla todos os recursos do computador 􀁴 manipulação do sistema de(dispositivos físicos e funções de so"ware). Ele também arquivos.tem por função realizar a interação entre o usuário e os 􀁴 detecção de errosdispositivos do sistema, 􀁴 alocação de recursos.permitindo um uso mais fácil do computador pelo 􀁴 gestão da memória principalusuário. Exemplos proteção do sistema 􀁴de sistemas operacionais são o Windows, Linux, UNIX, computacionaletc.
    • UtilitáriosUtilitários são programas criados para auxiliar autilização de um Sistema Operacional. Os utilitáriosgeralmente não são usados para nenhumaatividade de produção humana direta, mas como onome diz, são úteis para garantir a estabilidade e obom funcionamento do sistema. A maioria dossistemas operacionais oferece um conjunto deprogramas utilitários que tornam o ambiente maisconveniente para o desenvolvimento e execuçãode programas. Estão nesta categoria os verificadoresde disco, desfragmentadores de disco etc.
    • Aplicativos Como o nome propriamente diz, aplicativos são programas criados para serem ―aplicados‖ em atividades humanas, como edição de texto, criação de planilhas eletrônicas, comunicação, dentre outros. Possuem geralmente interface gráfica de fácil interação com o usuário, permitindo um alto nível de interatividade. São exemplos de aplicativos: editores de texto, programas para envio de e-mail, programas de editoração gráfica, etc.
    • O Conceito de ArquiteturaA arquitetura de um computador é ummodelo da organização e funcionamento deum sistema de processamento. A descriçãoda arquitetura destaca as funções doscomponentes básicos de um computador, ainterconexão destes componentes e o modocomo os componentes interagem
    • O Conceito de Arquitetura
    • Trabalho 01 – Aula 03 Faça uma pesquisa sobre as Arquiteturas de Computadores.  Definição  Diferenças entre Arquitetura de Von Neumann e Harvard Envie pelo www.ava.ufrr.br Não esqueça as referencias das pesquisa.
    • Níveis de Arquitetura Narealidade, o conceito de arquitetura pode ser aplicado a diferentes sistemas de hardware e software, levando a diversos níveis de arquitetura conforme mostra
    • Sobre Niveis de ArquiteturaÉ muito importante perceber que os níveis de arquiteturanão estão isolados.O perfeito entendimento de um nível mais elevado exigea compreensão de vários aspectos de um ou mais níveisinferiores. Por exemplo, para entender o gerenciamentode memória virtual — um assunto que é tratado dentrodo nível de arquitetura de sistema operacional — énecessário conhecer o suporte para memória virtualoferecido pelo processador, o que é abordado no nívelde arquitetura de processador.Atualmente, está cada vez mais claro que o plenodomínio de algumas áreas da computação exige doindivíduo uma visão de conjunto destes quatro níveis dearquitetura.
    • Compilação de ProgramasEm geral, todos os programas usados no seu dia-a-diasão desenvolvidos em uma linguagem de alto nível comoJava, Delphi ou C.O compilador traduz o programa de alto nível em umasequência de instruções de processador. O resultadodessa tradução é o programa em linguagem demontagem (assembly language).A linguagem de montagem é uma forma de representartextualmente as instruções oferecidas pela arquitetura, jáque as mesmas são representadas internamente naforma de números binários. Cada arquitetura possui umaparticular linguagem de montagem.
    • Compilação de ProgramasNo programa em linguagem de montagem, asinstruções são representadas através de mnemônicos,que associam o nome da instrução à sua função,como por exemplo, ADD (soma) ou SUB (subtração).Esta transformação é necessária porque para nós,seres humanos, é muito mais fácil programar em umalinguagem de programação de alto nível, ou seja,mais próxima da nossa linguagem natural. Entretanto,como vimos anteriormente, o processador só entendecódigos binários. Para vencer o abismo semânticoentre nossa linguagem e a linguagem docomputador, existem os compiladores, que criam uma―ponte‖ entre as duas linguagens.
    • Trabalho 02 – Aula 03 Faça uma pesquisa sobre os tipos de linguagem de programação.  Linguagens de Alto Nível, Linguagem de maquina? Cite no mínimo 4 linguagens.  Quais são as linguagens mais utilizadas?  Qual a melhor?  O que é MVC?  O que é Design Patterns? Envie pelo www.ava.ufrr.br Não esqueça as referencias das pesquisa.
    • Conceitos Linguagem de programação – conjunto bem definido de símbolos, regras sintáticas e semânticas, utilizado para escrever programas de computador. Em função de suas peculiaridades, cada linguagem de programação tem seu próprio compiladorexecução do programa é feita sempre Interpretador A para cada família presença do programa interpretador e do programa na de equipamentos. fonte, sendo que o interpretador vai convertendoCompilador é um para linguagem máquina cada substitui cada (traduzindo) programa de computador que linha, cadainstrução de uma linguagemfonte passo a passo. Assim, a instrução do programa de programação por um conjunto verificação da existência de erros de sintaxe ou estruturade instruções equivalentes de uma linguagem mais próxima doprocessador. em runtime e o código fonte do programa tem só ocorreAssim, o processador executa ao utilizador final. de ser sempre fornecido programa em linguagem binária.No processo de compilação, todo o programa é traduzido umaúnica vez para linguagem de máquina e executado várias vezes.
    • RevisaoUm programa de computador é a formalização deum algoritmo em qualquer linguagem capaz de ser transformadaem instruções que serão executadas por um computadorgerando os resultados esperados .O termo "software" pode ser utilizado quando se quer designar umconjunto de programas ou, mais freqüentemente, quando é feitauma referência à parte não física do sistema computacional, emcontraposição ao termo "hardware", que designa o conjuntode componentes eletrônicos que constituem um computador.Os programas de computador utilizados diretamente por pessoascomuns, como os editores de texto, são chamados de softwareaplicativo, ou de aplicação. Os programas voltados para darsuporte funcional aos computadores, como os sistemasoperacionais, são chamados de software de sistema. Essessoftwares, assim como aqueles embutidos em outros sistemas(firmware), podem ser genericamente chamados de "programas".