Met. do ens. de história

447
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
447
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Met. do ens. de história

  1. 1. COLÉGIO ESTADUAL MALBA TAHAN ENSINO MÉDIO E NORMAL DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de História PROFESSOR: Fabio dos Santos Oliveira CURSO: Formação de Docentes TURMA: 4º ano ANO: 2014 PLANO DE TRABALHO DOCENTE Conteúdos Estruturantes (1º semestre)  Histórico da disciplina nos currículos escolares;  Fatores que norteiam o ensino de História na Educação Infantil e anos iniciais;  As finalidades do ensino da história no Brasil;  O processo da aprendizagem de História pela criança;  A construção das noções de tempo, espaço e leitura de mundo pela criança. Conteúdos básicos (1º semestre)  Histórico dos objetivos do ensino de História nos currículos escolares;  Fundamentos que norteiam a prática pedagógica para o ensino de História na Educação infantil e séries iniciais;  Finalidades do ensino de história;  Os processos de compreensão da história pela criança;  Noções de tempo, espaço e leitura de mundo pela criança. Conteúdos Estruturantes (2º semestre)  Objetivos e conteúdos programáticos de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental;  Planejamento, seleção e avaliação em História;  Recursos pedagógicos para o ensino de história;  Análise crítica do material didático.
  2. 2. Conteúdos básicos (2º semestre)  Currículo de história para os anos iniciais do Ensino Fundamental;  Como planejar, selecionar e avaliar conhecimentos em história;  Confecção e apresentação de materiais pedagógicos a serem utilizados na prática de sala de aula;  Análise crítica de livros didáticos. Justificativa/objetivos Ensinar História para crianças não é tarefa das mais fáceis. Principalmente por ser esta a disciplina que encontra maior resistência entre os alunos do ensino fundamental. As questões mais freqüentes são: porque devo estudar o que já passou? Para que guardar todas estas datas? o que tem a ver com minha vida estes fatos? Existe uma comunidade de sentidos no que se refere à disciplina História? Partindo desses conceitos torna-se necessário apresentar aos alunos um ensino de história voltado as transformações ocorridas na sociedade através dos tempos, os quais foram construídos coletivamente. Para tanto, o ensino de história busca mostrar que a sociedade não se mantém estática, mas em contínuo processo de mudanças e que tais mudanças dependem da participação de todos os sujeitos através de ações reflexivas e transformadoras. A disciplina de Metodologia do Ensino de História tem como objetivo a reflexão a respeito das formas de ensinar história na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, faz-se necessário que os professores em formação sejam capazes de:  Conhecer os principais conhecimentos do ensino de História para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino fundamental;  compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas;  Compreender a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações;  Identificar e avaliar as ações humanas em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos,.
  3. 3. Encaminhamentos metodológicos e recursos didáticos, tecnológicos Os conteúdos que compõem a estrutura da disciplina permitirão aos alunos em formação conhecimentos teóricos que fundamentarão sua prática em sala de aula. Para tanto, serão desenvolvidos através das seguintes estratégias:  aulas expositivas e dialogadas;  leituras reflexivas de textos; atividades individual e em grupo;  estudos dirigidos;  seminários e palestras sobre os assuntos estudados;  teatros, dramatizações, musica;  dinâmicas e técnicas que facilitem a compreensão dos temas abordados;  elaboração de relatórios sobre filmes assistidos;  oficinas de confecção de materiais didáticos;  Orientação na elaboração de planos de aula e apresentação prática dos mesmos Critérios e instrumentos de avaliação A avaliação tem por objetivo a verificação da aprendizagem, realizada através de ações diagnósticas, numa visão inclusiva, priorizando a especificidade dos processos formativos dos alunos. Será desenvolvida através de provas escritas (individual e grupo), com e sem consulta; relatórios individuais sobre os temas estudados, participação em seminários, elaboração e apresentação de projetos de confecção de materiais pedagógicos; análise dos planos de aula e verificação do desempenho do aluno em aulas práticas. Acontecerá semestralmente, sendo 60 pontos para provas escritas e 40 pontos para trabalhos de pesquisa, relatórios, participação em grupos de estudo, seminários e debates de temas propostos. A recuperação ocorrerá paralelamente aos conteúdos estudados, a fim de que ocorra aprendizagem. Aos alunos que não alcançaram a média estabelecida, serão proporcionados avaliações escritas e/ou trabalhos a fim de que progridam em sua aprendiza Referências Bibliográficas BRASIL. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Superitendência da Educação. Departamento de Educação Profissional. Proposta pedagógica curricular do curso
  4. 4. de formação de docentes da educação infantil e ano iniciais do ensino fundamental, em nível médio na modalidade normal. Curitiba: SEED – Pr., 2006 – 100 p. CARDOSO, C. F. S. Uma introdução à história. São Paulo: brasiliense, 1988. CITRON, S. Ensinar a história hoje: a memória perdida e encontrada. Lisboa: Livros Horizonte, 1990. LE GOFF, J. História e memória. São Paulo: Unicamp, 1992. PENTEADO, H. D. Metodologia de ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 1991. SCHIMIDT, M. A. O uso escolar do documento histórico. Caderno de história: Ensino e Metodologia, Curitiba, n. 2. 1997.

×