Your SlideShare is downloading. ×
4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

1,756
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,756
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A GRA ND E EVOLU ÇÃ O D A ELET RÔNI CA PRESENT E EM NOSSO COT I D I A NO VEM OS OS COM PONENT ES SE A D A PT A REM , SEGU I ND O U M PA D RÃ O D E M I NI A T U RA LI ZA ÇÃ O RED U ZI ND O CA D A VEZ M A I S SEU T A M A NHO. PA RA OS RESI ST ORES I SSO NÃ O É D I FERENT E. Resistores SMD, Variáveis, Ajustáveis.
  • 2. Nessa aula veremos.  Resistores SMD (superficial monting device );  Identificação de resistores SMD de 3 e 4 dígitos;  Resistores variáveis;  Resistores ajustáveis;  Resistores especiais;
  • 3. Resistores SMD  São encontrados com 3 e 4 dígitos, e identificados segundo a tabela abaixo:
  • 4. Resistores Variáveis.  O resistor variável é um resistor cujos valores podem ser ajustados por um movimento mecânico, por exemplo, rodando manualmente.  Os resistores variáveis podem ser de volta simples ou de múltiplas voltas com um elemento helicoidal. Alguns têm um display mecânico para contar as voltas.
  • 5. Potenciômetros, Reostato, Varistor, Trimpot, Termistores e LDR.  Potenciometro: É u tipo de resistor variável comum, normalmente usado para controlar volume, brilho, tonalidade de aparelhos. São divididos em dois tipos. Lineares e Logarítmicos.  Lineares: Os potenciômetros lineares possuem curva de variação de resistência constante (linear) em relação ao ângulo de giro do eixo.  Logarítmicos: Os potenciômetros logarítmicos, por sua vez, apresentam uma variação de resistência ao ângulo de giro do eixo mais adaptada à curva de resposta de audibilidade do ouvido humano.
  • 6. Continuação  Reostato: é um resistor variável com dois terminais, sendo um fixo e o outro deslizante. Geralmente são utilizados com altas correntes.  Varistor VDR: é um componente eletrônico cujo valor de resistência elétrica é uma função inversa da tensão aplicada nos seus terminais. Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.
  • 7. continuação  Trimpot: é um potenciômentro miniatura ajustável. Ele é ajustado quando instalado em algum dispositivo, e normalmente fica em local que o usuário não o veja, de modo que eventuais ajustes somente sejam feitos por técnicos. Eles são comuns em circuitos de precisão como componentes de áudio ou vídeo, e podem necessitar de ajustes quando o aparelho é consertado. Diferentemente de outros controles variáveis, os trimpots são montados diretamente na placa de circuitos, ajustados por uma pequena chave e projetado para uma pequena quantidade de ajustes em sua vida útil.
  • 8. continuação  Termistor: Dão resistências que variam o seu valor de acordo com a temperatura a que estão submetidas. A relação geralmente é direta, porque os metais usados têm uma coeficiente de temperatura positivo, ou seja se a temperatura sobe, a resistência também sobe. Os metais mais usado são a platina, daí as designação Pt100 e Pt1000(100 porque à temperatura 0 °C, têm uma resistência de 100 ohm, 1000 porque à temperatura 0 °C, têm uma resistência de 1000ohm) e o Níquel (Ni100).
  • 9. PTC, NTC E LDR  PTC e NTC são um caso particular, visto que em vez de metais usam semicondutores, por isso alguns autores não os consideram resistores.  PTC (Positive Temperature Coefficient) : É um resistor dependente de temperatura com coeficiente de temperatura positivo. Quando a temperatura se eleva, a resistência do PTC aumenta.
  • 10. continuação  NTC (Negative Temperature Coefficient): Também é um resistor dependente da temperatura, mas com coeficiente negativo. Quando a temperatura sobe, sua resistência cai.
  • 11. LDR  LDR (Light Dependent Resistor): É uma resistência que varia, de acordo com a intensidade luminosa incidida. A relação geralmente é inversa, ou seja a resistência diminui com o aumento da intensidade luminosa. Muito usado em sensores de luminosidade ou crepusculares.
  • 12. Simbologia para resistores.
  • 13. SOLD A GEM E REM OÇÃ O D E COM PONENT ES; M U LT Í M ET RO EM CORRENT E A LT ERNA D A A C; M U LT Í M ET RO EM CORRENT E CONT Í NU A D C; Próxima Aula