4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

  • 1,478 views
Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,478
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
26
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. A GRA ND E EVOLU ÇÃ O D A ELET RÔNI CA PRESENT E EM NOSSO COT I D I A NO VEM OS OS COM PONENT ES SE A D A PT A REM , SEGU I ND O U M PA D RÃ O D E M I NI A T U RA LI ZA ÇÃ O RED U ZI ND O CA D A VEZ M A I S SEU T A M A NHO. PA RA OS RESI ST ORES I SSO NÃ O É D I FERENT E. Resistores SMD, Variáveis, Ajustáveis.
  • 2. Nessa aula veremos.  Resistores SMD (superficial monting device );  Identificação de resistores SMD de 3 e 4 dígitos;  Resistores variáveis;  Resistores ajustáveis;  Resistores especiais;
  • 3. Resistores SMD  São encontrados com 3 e 4 dígitos, e identificados segundo a tabela abaixo:
  • 4. Resistores Variáveis.  O resistor variável é um resistor cujos valores podem ser ajustados por um movimento mecânico, por exemplo, rodando manualmente.  Os resistores variáveis podem ser de volta simples ou de múltiplas voltas com um elemento helicoidal. Alguns têm um display mecânico para contar as voltas.
  • 5. Potenciômetros, Reostato, Varistor, Trimpot, Termistores e LDR.  Potenciometro: É u tipo de resistor variável comum, normalmente usado para controlar volume, brilho, tonalidade de aparelhos. São divididos em dois tipos. Lineares e Logarítmicos.  Lineares: Os potenciômetros lineares possuem curva de variação de resistência constante (linear) em relação ao ângulo de giro do eixo.  Logarítmicos: Os potenciômetros logarítmicos, por sua vez, apresentam uma variação de resistência ao ângulo de giro do eixo mais adaptada à curva de resposta de audibilidade do ouvido humano.
  • 6. Continuação  Reostato: é um resistor variável com dois terminais, sendo um fixo e o outro deslizante. Geralmente são utilizados com altas correntes.  Varistor VDR: é um componente eletrônico cujo valor de resistência elétrica é uma função inversa da tensão aplicada nos seus terminais. Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.
  • 7. continuação  Trimpot: é um potenciômentro miniatura ajustável. Ele é ajustado quando instalado em algum dispositivo, e normalmente fica em local que o usuário não o veja, de modo que eventuais ajustes somente sejam feitos por técnicos. Eles são comuns em circuitos de precisão como componentes de áudio ou vídeo, e podem necessitar de ajustes quando o aparelho é consertado. Diferentemente de outros controles variáveis, os trimpots são montados diretamente na placa de circuitos, ajustados por uma pequena chave e projetado para uma pequena quantidade de ajustes em sua vida útil.
  • 8. continuação  Termistor: Dão resistências que variam o seu valor de acordo com a temperatura a que estão submetidas. A relação geralmente é direta, porque os metais usados têm uma coeficiente de temperatura positivo, ou seja se a temperatura sobe, a resistência também sobe. Os metais mais usado são a platina, daí as designação Pt100 e Pt1000(100 porque à temperatura 0 °C, têm uma resistência de 100 ohm, 1000 porque à temperatura 0 °C, têm uma resistência de 1000ohm) e o Níquel (Ni100).
  • 9. PTC, NTC E LDR  PTC e NTC são um caso particular, visto que em vez de metais usam semicondutores, por isso alguns autores não os consideram resistores.  PTC (Positive Temperature Coefficient) : É um resistor dependente de temperatura com coeficiente de temperatura positivo. Quando a temperatura se eleva, a resistência do PTC aumenta.
  • 10. continuação  NTC (Negative Temperature Coefficient): Também é um resistor dependente da temperatura, mas com coeficiente negativo. Quando a temperatura sobe, sua resistência cai.
  • 11. LDR  LDR (Light Dependent Resistor): É uma resistência que varia, de acordo com a intensidade luminosa incidida. A relação geralmente é inversa, ou seja a resistência diminui com o aumento da intensidade luminosa. Muito usado em sensores de luminosidade ou crepusculares.
  • 12. Simbologia para resistores.
  • 13. SOLD A GEM E REM OÇÃ O D E COM PONENT ES; M U LT Í M ET RO EM CORRENT E A LT ERNA D A A C; M U LT Í M ET RO EM CORRENT E CONT Í NU A D C; Próxima Aula