Your SlideShare is downloading. ×

Associação em paralelo exercícios

15,114
views

Published on


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
15,114
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
112
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. DIVERSÃO DE AULA/CASA1 – Calcule a resistência equivalente das associações das figuras abaixo: a) b)2 – Seis resistências, de 24 cada uma, estão ligadas em paralelo. Determine a resistênciaequivalente da associação.3 – As lâmpadas de uma residência e os eletrodomésticos devem ser associados em série ou emparalelo? Justifique.4 – Considere a associação da figura.Determine: a) A intensidade total da corrente no circuito; b) A intensidade da corrente em cada resistor.5 – Dada a associação:Calcular: a) A resistência do resistor equivalente entre A e B;b) A intensidade da corrente total do circuito;c) A intensidade da corrente em cada resistor.6 – Uma bateria de 12 volts ligam-se dois resistores pelos quais passam, respectivamente, 0,50Ae 1,5A. a) Qual a carga fornecida pela bateria durante 5 minutos? b) Qual a potência total dissipada nos resistores?7 – Determine a resistência equivalente entre os pontos A e B nas associações a seguir. a) b)
  • 2. 8 - A figura representa quatro lâmpadasassociadas em paralelo submetidas à d.d.p. de220V.Determine: a) A corrente elétrica em cada lâmpada; b) A corrente total do circuito9 – Na associação da figura, determine:a) A resistência equivalente da associação;b) A d.d.p. entre A e B;c) As correntes i1, i2 e i3.10 – Na associação, UAB = 12V. Determine, i2 e R111 – São dados dois resistores que, à mesma temperatura, têm a mesma resistência R. Associam-se os dois resistores, inicialmente em série e depois em paralelo. a) Calcule as resistências equivalentes às associações feitas. b) Modificam-se agora as temperaturas dos resistores, de modo que um deles tenha sua resistência diminuída 10% e o outro, aumentada 10 %. Calcule as resistências equivalentes das associações em série e em paralelo feitas nestas condições.12 – três resistores de resistências R1 = 60 Ω, R2 =30 Ω e R3 = 20 Ω, estão associados em paralelo,sendo submetidos à ddp de 120 V. Determine:a) resistência equivalente da associação.b) a intensidade de corrente em cada resistor.c) a intensidade total da corrente.
  • 3. 14 – A figura abaixo mostra quatro passarinhospousados em um circuito no qual uma bateria deautomóvel alimenta duas lâmpadas. Ao ligar-se achave S, o passarinho que pode receber um choqueelétrico é o de número:a) I b) II c) IIId) IV e) I e III15 – Quando vários aparelhos elétricos estão em funcionamento, é possível desligar um deles e osdemais continuarem em operação normal. Suponha que toda a rede elétrica seja ligada a umdisjuntor que limita a corrente de entrada para evitar um superaquecimento dos fios elétricos darede. Analise as afirmativas.I. Para a ligação dos aparelhos na rede elétrica é feita uma associação de resistências elétricas emparalelo.II. A ligação dos aparelhos na rede elétrica não é feita em série, pois, se assim fosse,a interrupçãoda correnteelétrica em um deles acarretaria o desligamento de todos os outros.III. Todos os aparelhos são submetidos à mesma tensão.IV. Quanto maior o número de aparelhos ligados, menor será a resistência total do circuitoelétrico e, consequentemente, maior será a corrente total na entrada e maior o valor da conta deenergia elétrica a ser paga no final do mês . São corretas: a) Todas b) I, II e III c) I e II d) II, III e IV e) I, III e IVb