Revolução francesa

556 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
556
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Revolução francesa

  1. 1. Prof.ª Fabiana Tonsis
  2. 2. REVOLUÇÃO = MUDANÇA NA FRANÇA ANTES DEPOIS CAMINHO PERCORRIDO
  3. 3. COMO ERA A FRANÇA ANTES DA REVOLUÇÃO
  4. 4. CLERO 1º ESTADO 120 MIL PESSOAS-1% 1 VOTO NOBRES 2º ESTADO 360 MIL PESSOAS- 2% 1 VOTO SERVOS 3º ESTADO 23 MILHÕES - 97% 1 VOTO
  5. 5. FRANÇA ESTAVA EM CRISE FINANCEIRA: GUERRA DOS SETE ANOS INDEPENDÊNCIA DOS EUA GASTOS DA CORTE/LUXO QUAL A ATITUDE DO REI? REUNIÃO COM OS TRÊS ESTADOS.
  6. 6. ESTADOS GERAIS: A SOLUÇÃO ENCONTRADA PELO REI ERA AUMENTAR OS IMPOSTOS. OS TRÊS ESTADOS VOTARAM E IMAGINEM? O TERCEIRO ESTADO PERDEU E SEUS IMPOSTOS FORAM AUMENTADOS. ELES ACEITAM? NÃO. COMEÇA A REVOLUÇÃO FRANCESA.
  7. 7. O TERCEIRO ESTADO EXIGE UMA CONSTITUIÇÃO, ONDE OS VOTOS SEJAM POR CABEÇA E NÃO POR ESTADO. O REI NÃO ACEITA. O TERCEIRO ESTADO SAI QUEBRANDO/SAQUEANDO TUDO E INVADEM BASTILHA, UMA PRISÃO FORTIFICADA ONDE SE ENCONTRA OS PIORES INIMIGOS DO REI.
  8. 8. TOMADA DE BASTILHA- 14 DE JULHO DE 1789 MARCO INICIAL DA REVOLUÇÃO FRANCESA.
  9. 9. O REI COM MEDO RESOLVE ACEITAR ALGUNS PEDIDOS DO TERCEIRO ESTADO. TODOS OS ESTADOS SE REÚNEM PARA DECIDIR O DESTINO DA FRANÇA: ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE FICA DECIDIDO QUE TODOS OS ESTADOS PAGARÃO IMPOSTOS; TODOS SÃO IGUAIS PERANTE AS LEIS; CRIA A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO;
  10. 10. NESTA MESMA REUNIÃO FICA DECIDIDO QUE A FRANÇA SERÁ GOVERNADA POR UMA MONARQUIA CONSTITUCIONAL
  11. 11. A FRANÇA TEM REI MAS ELE NÃO TEM PLENOS PODERES, POIS TEM QUE RESPEITAR A CONSTITUIÇÃO. REI = PODERES LIMITADOS
  12. 12. O REI ACEITA PERDER O PODER? NÃO ENTÃO ELE É PRESO
  13. 13. ATIVIDADES: 01- COMO ESTAVA ORGANIZADA A SOCIEDADE FRANCESA ANTES DA REVOLUÇÃO? 02- É POSSÍVEL DIZER QUE ESTA SOCIEDADE ERA INJUSTA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. 03- QUEM NA SOCIEDADE FRANCESA POSSUÍA PRIVILÉGIOS: 04- QUEM TRABALHAVA PARA GERAR RIQUEZAS E PAGAR IMPOSTOS? 05- O QUE ESTABELECIA A CONSTITUIÇÃO CRIADA PELA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE?
  14. 14. A REPÚBLICA FRANCESA TINHA TRÊS PARTIDOS POLÍTICOS:
  15. 15. OCORREM ELEIÇÕES. QUEM VENCE? JACOBINOS- GIRONDINOS - PLANÍCIE
  16. 16. ALÉM DISSO PEGOU TERRAS DOS NOBRES E DISTRIBUIU PARA OS CAMPONESES.
  17. 17. DEVIDO O PERÍODO DE TERROR AS PESSOAS FICARAM COM MEDO DOS JACOBINOS, ENTÃO RESOLVERAM TIRÁ-LOS DO PODER. QUEM ASSUME A REPÚBLICA? DIRETÓRIO: 05 DEPUTADOS GIRONDINOS NESTE PERÍODO HOUVE MUITAS REVOLTAS (BAGUNÇA), POIS OS JACOBINOS NÃO ACEITAVAM PERDER O PODER.
  18. 18. A FRANÇA PRECISA DE UM SALVADOR DA PÁTRIA- ALGUÉM FORTE E ADMIRÁVEL. NAPOLEÃO BONAPARTE EM 1799 DÁ UM GOLPE DE ESTADO - GOLPE DE 18 BRUMÁRIO E ASSUME O PODER NA FRANÇA POR QUINZE
  19. 19. CONCLUSÃO: ACABAVA ASSIM A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789/1799. SEU SALDO FINAL: O FIM DO ABSOLUTISMO E A CONSTITUIÇÃO DE UM ESTADO BURGUÊS. O POVO? BEM, MAIS UMA VEZ, O POVO FOI UTILIZADO COMO MASSA DE MANOBRA, NÃO CONSEGUINDO CONQUISTAR QUALQUER TIPO DE PARTICIPAÇÃO OU PODER POLÍTICO.
  20. 20. ATIVIDADES: O1- QUAIS ERAM OS PARTIDOS POLÍTICOS DA REPÚBLICA? 02- QUAIS FORAM AS MEDIDAS ADOTADAS PELOS JACOBINOS NO PODER? 03- O QUE FOI O PERÍODO DE TERROR? 04- O QUE FOI O GOLPE 18 BRUMÁRIO?

×