PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011




  DEMANDA GT
12.a - Desenvolvimento de sistema para
  mapeam...
PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011



               OBJETIVOS
1. Criar mapas georreferenciados , q...
PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011

                PROBLEMA A SER RESOLVIDO
      Identificação do...
PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011

              PROBLEMA A SER RESOLVIDO
      Identificação do M...
PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011

              PROBLEMA A SER RESOLVIDO
      Identificação do M...
PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011
                    RESULTADO ESPERADO
1.     Desenvolvimento e ...
PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011
                    RESULTADO ESPERADO
2.   Criação de mapas geo...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

12a

228

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
228
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

12a

  1. 1. PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011 DEMANDA GT 12.a - Desenvolvimento de sistema para mapeamento, análise e definição de mercado-alvo para comercialização de energia.
  2. 2. PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011 OBJETIVOS 1. Criar mapas georreferenciados , que possibilitem a seleção do mercado atrativo de clientes livres e especiais para atuação da comercializadora Cemig, tendo em vista o mercado nacional. 2. Criar metodologias para seleção do mercado-alvo para a comercializadora , considerando os fatores de sustentabilidade para os diferentes setores econômicos. 3. Aplicar a metodologia para seleção do mercado-alvo (objetivo 2) aos mapas georreferenciados desenvolvidos no objetivo 1.
  3. 3. PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011 PROBLEMA A SER RESOLVIDO Identificação do Mercado Atrativo para a Comercializadora Métodos: econômicos, econométricos, estatísticos e análises espaciais A venda de energia para clientes livres ou especiais, ou seja aqueles que podem escolher o seu próprio fornecedor de energia, abrange todo o território nacional, sendo importante levantar o mercado potencial, segmentá-lo e identificar o mercado-alvo, considerando tanto as necessidades dos clientes como as características dos produtos oferecidos. Os clientes que podem atuar no ACL (Ambiente de Contratação Livre) são, em geral, grandes e médias unidades consumidoras, muitas delas pertencentes a um mesmo grupo empresarial, espalhadas em vários estados. Esses clientes (Grupo A) devem ter uma demanda (ou uso do sistema elétrico) contratada acima de 500 kW. O principal fator que leva um cliente a optar por atuar no mercado livre é o fator econômico, isto é, a possibilidade de redução do custo total da energia em relação ao que ele pagaria como cativo. Como as tarifas de energia para os clientes cativos não são uniformes nas diferentes regiões do país, sendo diferentes para cada distribuidora, essas diferenças são o primeiro fator a ser considerado na determinação da atratividade para migração de um cliente do mercado cativo para o livre.
  4. 4. PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011 PROBLEMA A SER RESOLVIDO Identificação do Mercado Atrativo para a Comercializadora Métodos: econômicos, econométricos, estatísticos e análises espaciais Outra questão a ser abordada está relacionada à sustentabilidade dos clientes, fator importante quando se pensa em contratos de venda de energia de longo- prazo, muitos deles com cláusulas de “take-or-pay” com algumas flexibilidades. Nesse caso, é importante, para se estabelecer a atratividade de um mercado, analisar não só a questão da capacidade de crédito do grupo empresarial, mas a sustentabilidade do negócio e sua sensibilidade ao preço da energia. Por exemplo, para os setores energo-intensivos, quais são os fatores críticos, para a sua sustentabilidade (disponibilidade de matéria-prima, mão-de-obra, incentivos fiscais, etc) e quanto são sensíveis à variação do preço dos principais energéticos. Cada setor econômico tem sua própria dinâmica e a atratividade irá depender do seu desempenho quanto aos fatores críticos, que deverão ser levantados nesse projeto.
  5. 5. PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011 PROBLEMA A SER RESOLVIDO Identificação do Mercado Atrativo para a Comercializadora Métodos: econômicos, econométricos, estatísticos e análises espaciais Finalmente com base nas informações levantadas, a criação de mapas georreferenciados permitirá, com o cruzamento de dados , realizar análises espaciais identificando os focos para atuação da comercializadora da geração. A diversidade de informações possibilitará à geradora a administração de um portfólio de clientes que minimizarão os riscos da venda de energia. Construída a base georreferenciada, a estrutura de dados planejada deverá permitir a agregação de informações à medida que forem obtidas, por meio de contatos comerciais ou de análise de similaridade com outros clientes já existentes. Como exemplo, cita-se o perfil de carga típica de setores / unidades consumidoras mapeados. Objetiva-se também com esse trabalho identificar regiões de favorabilidade para a instalação de novas unidades produtivas, tanto do ponto de vista econômico como de sistema elétrico.
  6. 6. PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011 RESULTADO ESPERADO 1. Desenvolvimento e aplicação ao mercado de Minas Gerais e do Brasil de metodologia para análise de sustentabilidade de setores da economia e de clientes, considerando questões de risco derivados da variabilidade do preço de produtos e insumos. a) Identificação dos fatores críticos para a sustentabilidade e o desempenho dos produtos a esses fatores; b) Estudo das vantagens comparativas regionais (considerando MG e Brasil) para os fatores de riscos identificados; c) A metodologia empregada deve ir além da tradicional análise de sensibilidade. Uma possível abordagem seria a utilização da matriz insumo- produto conjugada com a aplicação do método Monte-Carlo ou outra metodologia que caracterize inovação;
  7. 7. PROGRAMA DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO CEMIG / ANEEL 2011 RESULTADO ESPERADO 2. Criação de mapas georreferenciados e utilização de técnicas como análise exploratória de dados e de econometria espacial, para identificar o mercado-alvo, considerando características identificadas como essenciais para a comercialização de energia, tais como: preço da energia cativo, sustentabilidade do negócio, qualidade do crédito, constituição de grupos empresariais, perspectivas de crescimento, perfil de carga, etc a) Dentre as fontes de informação para a criação desta base, podem ser citados: IBGE, SERASA, CDL, Federação das Indústrias, Entidades de Classe, Fundação João Pinheiro, Órgãos Governamentais, Google Earth, etc. 3. Os softwares e tecnologias de informação a serem utilizados devem obedecer a padrões que serão definidos pela CEMIG, optando, preferencialmente, no caso de análises estatísticas pelo uso do SAS e para o tratamento espacial de dados pelo Geomedia ou produtos da plataforma ESRI (ainda a definir). 4. Desenvolvimento de um aplicativo para análise econômica e espacial, em ambiente WEB, que possibilitará a manutenção, atualização e análise periódica da segmentação e do mercado-alvo.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×