EBD Jovens - Aula 07 - A graça de Deus

6,355 views
6,223 views

Published on

Resumo da Aula Apresentada.

Published in: Spiritual
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,355
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
256
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

EBD Jovens - Aula 07 - A graça de Deus

  1. 1. EBD Aula Ano 2009 II Trimestre Jovens 07 Epistola de Gálatas A GRAÇA DE dEUS Bíblico Texto B blico: Gl. 2. 17 A 21 Texto Áureo: Sl. 63.3 ureo
  2. 2. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução – A Maravilhosa graça de Deus; 01 – Definindo a graça. 02 – Compreendendo a graça. 03 – A graça e a Trindade. 04 – Suas características e Ação.
  3. 3. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução A Maravilhosa Graça de Deus. Alguns anos atrás, numa igreja na Inglaterra, o pastor notou um ex- assaltante se ajoelhando para receber a ceia do Senhor ao lado de um juiz da Suprema Corte da Inglaterra. O juiz era o mesmo que, anos antes, havia condenado o assaltante a sete anos na prisão. Após o culto, enquanto o juiz e o pastor caminhavam juntos, o juiz perguntou, “Você viu quem estava ajoelhado ao meu lado durante a ceia?” “Sim”, respondeu o pastor, “mas eu não sabia que você havia notado”. Os dois homens caminharam em silêncio por alguns momentos. Daí o juiz disse, “Que milagre da graça!”
  4. 4. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus O pastor concordou. “Sim, que milagre maravilhoso da graça”. Daí o juiz perguntou, “Mas você se refere a quem?” O pastor respondeu “É claro, à conversão do assaltante.” O juiz falou “Mas eu não estava pensando nele. Estava pensando em mim mesmo.” “Como assim?” indagou o pastor. O juiz respondeu, “O assaltante sabia o quanto ele precisava de Cristo para salvá-lo dos seus pecados. Mas, olhe para mim. Eu fui ensinado desde a infância a ser um cavalheiro, a cumprir a minha palavra, fazer minha orações, ir à igreja.
  5. 5. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Eu passei por Oxford, recebi meu diploma, fui advogado e eventualmente tornei-me juiz. Pastor, nada, a não ser a graça de Deus, podia ter me levado a admitir que eu era um pecador igual àquele assaltante. Levou muito mais graça para me perdoar por meu orgulho, minha confiança em mim mesmo, para me levar a reconhecer que não sou melhor aos olhos de Deus do que aquele assaltante que eu mandei à prisão.” E que maravilha a graça é. Boas pessoas só não entram no céu porque seu orgulho as impede de chegar ao Salvador. - Steven J. Cole, Not the healthy but the sick WORLD (March 1, 1997).
  6. 6. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução – A Maravilhosa graça de Deus; 01 – Definindo a graça. 02 – Compreendendo a graça. 03 – A graça e a Trindade. 04 – Suas características e Ação.
  7. 7. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Definindo a Graça de Deus Palavra Grega CHARIS. Aparece mais de 150 vezes no Novo Testamento. É um dos atributos comunicáveis divinos, ou perfeições de Deus. Favor Imerecido de Deus para os Homens. quot;Graça é algo em Deus que está no coração de todas as Suas atividades de redenção, Seu rebaixar-se e estender de Sua mão das alturas de sua majestade, para tocar o insignificante e a misériaquot;. Philips
  8. 8. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Definindo a Graça de Deus A palavra GRAÇA é aplicada de três formas e com significados distintos na bíblia: 1. Atitude de Deus ou disposição dele para o amor e favor para com o pecador. Noé, encontrou graça diante de Deus – encontrou favor. 2. Quando Deus faz algo de bom pelo pecador. Nós somos salvos pela graça de Deus. 3. Os efeitos ou frutos da graça dada ao crente. A disposição dos macedônios para ofertarem com liberalidade, foi chamada de graça. II Cor. 8.1
  9. 9. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução – A Maravilhosa graça de Deus; 01 – Definindo a graça. 02 – Compreendendo a graça. 03 – A graça e a Trindade. 04 – Suas características e Ação.
  10. 10. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Compreendendo a graça. Para compreendermos a graça, vamos contrasta-la com: 1) a lei; 2) o pecado; 3) as obras na salvação; 4) a divida da nossa salvação; A GRAÇA x A LEI – João 1.17 Moisés era o porta voz da lei Cristo é o porta voz da graça. A Natureza da Lei A Natureza da Graça faz demandas; outorgar bênçãos. é um ministério de condenação; é um ministério de perdão. torna o homem distante (culpa) do Senhor; traz o homem para perto de Deus. condena o melhor dos homens; a graça salva o pior dos homens. A lei diz: quot;Faça e viverásquot;; a graça diz: quot;Crê e viverásquot;. A lei exige perfeição; a graça providencia a perfeição. A lei condena; a graça liberta da condenação.
  11. 11. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Compreendendo a graça. Debaixo da Lei o homem está perdido. A única forma de livrar-se do julgo da lei é pela fé em Cristo; quot;Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que nele crêquot;. Romanos 10:4. quot;Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graçaquot;. Romanos 6:14. “A graça te põe no topo da montanha, ao passo que a lei te põe ao pé da montanha para você galgá-la.” Dtr. Philip Fravre.
  12. 12. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Compreendendo a graça. O PECADO x A GRAÇA Reina para morte Rm. 5.21 Reina para vida eterna Recebe poder de condenação Rouba do pecado este poder e através da lei entrega Cristo para satisfação da lei A única fonte de Perigo é a lei O único escape é a lei satisfeita violada através de Cristo Cristo satisfez a lei por Seu povo, para que a lei pudesse ser satisfeita com eles.
  13. 13. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Compreendendo a graça. A Graça X As Obras A graça se contrasta com as obras na salvação dos pecadores. quot;Pois pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se gloriequot;. Efésios 2:8-9. A salvação é pela graça do Criador em lugar das obras da criatura. A salvação pela graça exclui a possibilidade de obras, sejam elas grandes ou pequenas, morais ou cerimoniais. A salvação pela graça não dá ocasião para o homem se gloriar. Toda gloria é dada a Deus.
  14. 14. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Compreendendo a graça. A Graça x A Divida quot;Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiçaquot;. Romanos 4:4-5. O homem que recebe o salário pelas suas obras, não recebe da dádiva da graça, mas recebe do que lhe é devido. Não existe graça onde o homem recebe por causa do que merece ou ganha. Graça exclui a noção de débito ou obrigação. A salvação pela graça implica que Deus não é obrigado a salvar. Se existe uma obrigação da parte de Deus para com o homem, não seria a graça a causa da salvação. Foi pela graça de Deus não por obrigação alguma que Ele salvou o pecador. quot;O caminho ao céu não é uma estrada de pedágio, mas uma estrada livre, pela graça imerecida de Deus em Cristo Jesus. A graça nos encontra como pobres mendigos e nos deixa como devedoresquot;. Toplady
  15. 15. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução – A Maravilhosa graça de Deus; 01 – Definindo a graça. 02 – Compreendendo a graça. 03 – A graça e a Trindade. 04 – Suas características e Ação.
  16. 16. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus A graça na Trindade. 1. O Pai é a fonte de toda graça. Ele propôs o fato e o plano da graça. Ele formulou o concerto de graça e preparou um meio pelo qual quot;os pecadores banidos da presença dEle, não fossem expulsos dElequot;. Ele fez a escolha, pela graça, de quem seriam os beneficiados por Sua graça, e na plenitude dos tempos mandou Seu Filho ao mundo para servir como mediador da graça. 2. O Filho eterno é o canal de graça. O único meio pelo qual a graça de Deus pode atingir o pecador é através de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que rejeita a graça de Deus jamais deve se considerar como beneficiário da graça de Deus! Sua obra reconciliou graça e justiça, como está escrito: quot;A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaramquot;. Salmo 85:10. 3. 3. O Espírito Santo é o administrador da graça. Sem a graciosa operação do Espírito Santo na conversão do pecador, nenhum pecador seria beneficiado pela graça. O Espírito toma o que é de Cristo e o dá ao pecador. Ele desperta todas as almas escolhidas por Deus, e conduz a Cristo todas as ovelhas pelas quais o Bom Pastor dera Sua vida. João 10:11. Ele conquista o mais endurecido dos corações. Ele abre os olhos cegos pelo pecado e os ouvidos fechados por Satanás. O Espírito Santo revela a graça do Pai e aplica a graça do Filho.
  17. 17. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus Introdução – A Maravilhosa graça de Deus; 01 – Definindo a graça. 02 – Compreendendo a graça. 03 – A graça e a Trindade. 04 – Suas características e Ação.
  18. 18. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça a) É poderosa, abundante 2 Co 9.8 “E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra.” A suficiência da Graça divina: 1- Toca em todas as áreas da vida (em tudo). 2- Opera em toda hora da vida (sempre). 3- Destina-se a toda a boa obra na vida.
  19. 19. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça b) Corre ricamente Ef 1.7 “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.” Redenção = Denota libertar da escravidão através de pagamento. Neste caso, o valor infinito do sangue vertido de Cristo é eficaz para remir os nossos pecados. (Graça; Favor) 1 Tm 1.14 “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo.”
  20. 20. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça c) É suficiente 2 Co 12.9a “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” É a graça suficiente que pode agir no meio das fraquezas. Traz consigo alegria e poder. d) É maravilhosa Ef 1.6 “... para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis, isto é, que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado.” Concedeu gratuitamente Literalmente é “manifestar Sua graça”.
  21. 21. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça Ela está ao alcance de: a) Todos os pecadores I Tm 1.14,15 “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo. (v.15) Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” b) Todos os filhos de Deus Ef 3.8 “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo.” c) Principalmente dos humildes I Pe 5.5 “Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
  22. 22. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça O que a graça efetua: a) Salva o homem gratuitamente Ef 2.5 “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” b) Justifica (demonstra a inocência) o pecador Rm 3.24 “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” * Redenção Significa a compra de um escravo para dar-lhe a liberdade.
  23. 23. EBD Jovens Aula 07 A graça de Deus As características e a ação da Graça c) Chama e capacita para a obra do Senhor. Gl 1.15 “Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios.” Hb 12.28 “Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade;”

×