Adoração - Aula 2 - Termos Biblicos para Adoração

  • 8,229 views
Uploaded on

 

More in: Spiritual , Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
8,229
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
235
Comments
0
Likes
3

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. EBD São Paulo, 26 de Julho de 2009. Aula 02 Jovens TERMOS BIBLICOS PARA ADORAÇÃO a Texto Biblico Versiculo Chave Jo. 4.20-24 Sl. 96.9
  • 2. Índice & São Paulo, 26 de Julho de 2009. Objetivos Aula 02 Indice •Introdução Termos do NT para Adoração. •Ponto I Adorar é Render-se. •Ponto II Adorar é Servir. •Ponto III Adorar é Reverenciar. •Ponto IV Adorar é Serviço. •Conclusão Resumo e Exercícios Objetivos - Estudar os termos bíblicos utilizados pelos escritores do novo testamento para entender a adoração.
  • 3. Introdução São Paulo, 26 de Julho de 2009. Termos do NT para Adoração Aula 02 Se quisermos alcançar uma visão da adoração neotestamentária, é necessário examinar os termos usados pelos escritores bíblicos. A bíblia possui cerca de 5.000 termos relacionados a culto; Vamos estudar 04 deles que significam diretamente “Adorar”. - Proskuneõ - Latreia - Sebein -Leitourgeõ
  • 4. Ponto I São Paulo, 26 de Julho de 2009. Adorar é Render-se! Aula 02 Proskuneõ - Originalmente significa “Beijar” – entre os gregos significava “adorar os deuses” dobrando os joelhos e prostrando-se. - Foi utilizada para traduzir a palavra hebraica shachah e o significado transmitia o conceito de curvar-se e ir até o ponto de beijar os pés de uma pessoa. - A posição de beijar os pés de uma pessoa trazia a idéia submissão: “Reconheço minha inferioridade e a sua superioridade e coloco-me sua inteira disposição”. - Em Jo. 4.20 a 24 Jesus usa esta palavra cerca de 10 vezes. Ele diz que os verdadeiros proskunetes (adoradores) proskuneõ (adoram) em espírito e em verdade.
  • 5. Cont. São Paulo, 26 de Julho de 2009. Adorar é Render-se! Aula 02 - A verdadeira adoração compreende rendimento – estou a inteira disposição, entregue totalmente, faço o que você quiser. - A rendição manifesta a disposição do homem em executar a vontade de Deus; - Mt. 4.9, 10 – Quando satanás tenta a Jesus ele deseja receber um ato de adoração (proskunesis) do filho de Deus. Jesus sabia que proskunesis um ato externo poderia ser um ato interno de rendição e entrega total. - A resposta de Jesus: Ao Senhor seu Deus adorarás (poskunesis) poskunesis e só a ele darás culto. - Satanás em toda sua história deseja receber do homem adoração, e isto significa render-se a ele.
  • 6. Ponto II São Paulo, 26 de Julho de 2009. Adorar é Servir! Aula 02 Latreia - Significa servir. Este termo estava presente na resposta de Jesus a satanás durante a tentação – “só a ele (Deus) servirás (Latreuseuis). Latreuseuis - Seu significado no grego nos tempos dos apóstolos era de trabalho pago e não pago – escravidão (douleuo). - A adoração envolve uma disposição de servo (escravo) – servir ao Senhor. Esta relação (escravo x senhor) entre Deus e o homem é comum no AT e no NT. - Em Hb. 9.14 observamos que Jesus derramou seu sangue para que tenhamos consciência limpas para podermos adorar (latreuein) latreuein ao Deus vivo.
  • 7. Cont. São Paulo, 26 de Julho de 2009. Adorar é Servir! Aula 02 - Paulo também usa latreia para descrever o culto cristão em Rm. 12.1 – “... Esse é o vosso culto (latreia) racional (logiken – espiritual, verdadeiro, essencial). - Esta adoração acontece somente pelas misericórdias – sugere a iniciativa divina na adoração. - A nossa vida corpórea representa toda nossa capacidade, inteligência, energia e dedicação. Este corpo ofertado integralmente como sacrifício é a adoração genuína que Deus espera. - Latreia também está presente na raiz do vocábulo “idolatria”. Deus exige a totalidade do serviço daqueles a quem Ele deu a vida; Mt. 4.10 – “...só a Ele (Deus) darás culto (latreuseis). latreuseis - Desta forma, o culto a Deus misturado com culto a ídolos é inadmissível. I Cor. 10.20
  • 8. Ponto III São Paulo, 26 de Julho de 2009. Adorar é Reverenciar! Aula 02 Sebein - Significa reverenciar. Está ligado ao temor do Senhor – O terror do Senhor impele o pecador a afastar-se, com temor da majestade divina (misterium tremendum). - Palavra usada mais raramente para descrever a adoração na bíblia por causa de sua conotação pagã pelos gregos. - A reverencia associada ao temor traz a idéia de preocupação em agradar a Deus. - Em Jo 9.31 o termo aparece indicando aquele que teme a Deus – “... Se alguém teme (theosebes) a Deus e pratica sua vontade, a theosebes este atende. - A reverencia a Deus está ligada a agradar a Deus – eu me preocupo se o que faço agrada a Deus ou não.
  • 9. Cont. São Paulo, 26 de Julho de 2009. Adorar é Reverenciar! Aula 02 - Da raiz do vocabulo Sebein, vem a palavra impiedade (impio)– asebeia. Significa também irreligiosidade que é falta de asebeia reconhecimento a Deus em toda a sua majestade e santidade. - Deus é reverenciado pelo fato do homem “temer” a ele, ou seja, oferecendo adoração,veneração, sacrifício. - Mq. 6.8 lança luz sobre o que significa “temer a Deus”. “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus”.
  • 10. Ponto IV São Paulo, 26 de Julho de 2009. Adorar é Serviço! Aula 02 Leitourgeo - Esta palavra é composta por outras duas palavras grega – Laos (povo) e Ergon (trabalho). Significava um trabalho publico que era feito e em que se pagava sozinho as despesas. Biblicamente foi utilizado para descrever o ministério sagrado dos sacerdotes. - Em Lc. 1.23, Zacarias ministrava (leitourgia) no templo. O ato de aspergir sangue na tenda e utensilios é chamado de liturgia pelo autor de hebreus, em 9.21. E que tudo isto foi superado pelo no “serviço” de Deus, o ministro sagrado (leitourgos). - Em Rm. 15.16 Paulo descreve o ministro missionário como leitourgon. A obtenção de fundos para os carentes da igreja de Jerusalém chama-se leitourgia (II Cor.9.12).
  • 11. Cont. São Paulo, 26 de Julho de 2009. Adorar é Serviço! Aula 02 -O serviço que Epafrodito prestou a Paulo foi reconhecido como leitourgia. leitourgia - Exercemos “liturgia” (adoramos) quando servimos nossos irmãos motivado pelo amor de Deus. -Todo o tipo de serviço que fazemos para Deus, por amor a Deus é adoração. Por meio deste termo o NT nos mostra mais uma vez o que é adoração genuína. - Aquele que serve a Deus, serve a igreja e vice-versa.
  • 12. São Paulo, 26 de Julho de 2009. Conclusão Aula 02 -Adorar é reconhecer a superioridade de Deus e render-se a ele (proskuneõ). - Adorar é servir a Deus com toda a sua potencialidade e energia (Latreia). - Adorar é reverenciar a Deus preocupando-se em agradar a Ele (Sebein). - Adorar é trabalhar para a igreja e nossos irmãos motivados pelo amor a Deus. (Leitourgeo).