Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this presentation? Why not share!

Uso de ferramentas livres na Gestão do Conhecimento

on

  • 9,790 views

Palestra "Uso de ferramentas livres na Gestão do Conhecimento v02" realizada na I Semana Acadêmica do CBCC da UFPA (Belém-Pará-Brasil), em 29/09/2010.

Palestra "Uso de ferramentas livres na Gestão do Conhecimento v02" realizada na I Semana Acadêmica do CBCC da UFPA (Belém-Pará-Brasil), em 29/09/2010.

Statistics

Views

Total Views
9,790
Views on SlideShare
9,790
Embed Views
0

Actions

Likes
8
Downloads
279
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike LicenseCC Attribution-NonCommercial-ShareAlike LicenseCC Attribution-NonCommercial-ShareAlike License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Uso de ferramentas livres na Gestão do Conhecimento Uso de ferramentas livres na Gestão do Conhecimento Presentation Transcript

  • Uso de ferramentas livres na Gestão do Conhecimento v02 I Semana Acadêmica do CBCC da UFPA Palestrante: Eng. Ézyo Lamarca da Silva Esta apresentação está liberada sob uma licença Creative Commons: 29/09/2010 Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil
  • Agenda O que é Conhecimento? Economia do Conhecimento Trabalhador do Conhecimento Conceitos de Gestão do Conhecimento Sistema de Gestão do Conhecimento Modelos de Gestão do Conhecimento Organizacional Engenharia do Conhecimento GC no Governo Federal e Sociedade Padrões Abertos... Software Livre... Considerações Finais Perguntas?!
  • O que é conhecimento? Os gregos definiram várias formas de Conhecimento Episteme: conhecimento abstrato generalisante; Techné: conhecimento que permite a realização de uma tarefa; Phronesis: sabedoria social; Métis: conhecimento conjuntural.
  • O que é conhecimento? Segundo a psicologia cognitiva o conhecimento não é uma simples informação que tratamos, difundimos, classificamos ou estocamos, como um objeto; O conhecimento é uma reapropriação pelo ser humano, por meio de sua cultura, de seu meio sócio-profissional, de sua afetividade;
  • O que é conhecimento? Tipos de conhecimento Conhecimento tácito Conhecimento procedural, pessoal, específico de um determinado contexto, difícil de ser formulado e comunicado, advindo da experiência (know-how); Conhecimento explícito O conhecimento explícito passa pela mediação da linguagem (oral ou escrita), que permite a um indivíduo a aquisição do saber (entender e compreender) sobre determinados fatos e eventos, mas não lhe permite agir;
  • Economia do Conhecimento Preço da tonelada do silício X preço de um chip
  • Trabalhador do Conhecimento “Ao contrário do trabalhador da Era Industrial, cuja principal ferramenta de trabalho é o trabalho braçal, o Trabalhador do Conhecimento passa a ter como ferramenta de trabalho o seu intelecto, ou seja, o seu conhecimento.” (Fialho, 2007)
  • Trabalhador do Conhecimento Comunidades de Prática (CoP) Comunidade de Prática é um grupo de pessoas que se importa com um conjunto comum de questões, que compartilham e desenvolvem conhecimentos nesse domínio e, assim, organizam uma competência crítica para o sucesso da organização. Comunidades de prática são a próxima fase no design organizacional A organização funcional => A organização orientada ao mercado => A organização baseada em equipes => A organização multi-participativa. WENGER, E. Communities of practice. Cambridge: University Press, 1998.
  • Conceitos de Gestão do Conhecimento O primeiro artigo acadêmico com a expressão Knowledge Management (KM) em seu título, foi escrito por Roy E. Rickson em 1976. Gestão do Conhecimento (GC) existe como disciplina acadêmica há 17 anos. Ela se desenvolveu a partir dos trabalhos acadêmicos de Peter Druker (1970), Karl-Erik Sveiby (1980) e Nonaka & Takeuchi (1990). A partir de 1993, passou a ser amplamente aceito que a vantagem competitiva das empresas era devido ao seu capital intelectual, como as competências, as relações com os clientes e as inovações.
  • Conceitos de Gestão do Conhecimento O que é GC? A GC objetiva melhoria de produtividade por meio da gestão de processos que melhoram os ciclos do conhecimento organizacional. Consiste, essencialmente, em facilitar os processos de criação, de compartilhamento e de utilização dos conhecimentos organizacionais. GC não é gestão de informação ou tecnologia!
  • Conceitos de Gestão do Conhecimento GC faz uso do modelo PPT Pessoas Congregam as competências (incluindo o conhecimento - principal fator de geração de valor organizacional) e os relacionamentos dos indivíduos; Processos Organizam a tomada de decisão em termos operacionais, gerenciais e estratégicos, nos seus diferentes níveis, envolvendo valores, objetivos, exigências de conhecimento, fontes do conhecimento, priorização e alocação de recursos de ativos de conhecimento da organização; Tecnologias Devem servir de suporte aos processos e às pessoas. Considera-se as várias TICs existentes para suportar e/ou permitir as estratégias e funções da GC.
  • Conceitos de Gestão do Conhecimento Dados Tudo o que pode ser captado pelos nossos órgãos dos sentidos. Em princípio, não tem valor agregado, pois de forma isolada, não permitem entendimento algum e nem conectividade. São a base para a informação; Informação Tudo que é discriminado pela percepção humana. Agrega valor aos dados: contextualização, categorização, cálculos, correção, condensação. Implica em significado (relevância e propósito). Conhecimento codificado. É a base para o conhecimento; Conhecimento Mistura de vários elementos: experiência, valor, verdade fundamental, discernimento (julgamento). Tudo o que é processado pela cognição humana (é resultado de um processo cognitivo). Implica em uma aprendizagem. Segundo a teoria da cognição situada, está distribuído por toda a organização, pode ser associado a produtos e processos; Competência Segundo SVEIBY(1998), a competência individual é adquirida pela aquisição de conhecimento explícito, somada ao desenvolvimento de habilidades, à experiência, ao julgamento de valor e ao relacionamento social.
  • Conceitos de Gestão do Conhecimento Processos de GC Criação do conhecimento O conhecimento é criado e desenvolvido por meio da aprendizagem. Compartilhamento do conhecimento Compartilhar conhecimento envolve o processo de fazer com que uma pessoa acompanhe o pensamento de outra. Armazenamento do conhecimento Diz respeito à representação do conhecimento existente de modo que ele possa ser acessado e transferido. Distribuição do conhecimento Diz respeito ao processo de manter disponível o conhecimento para acesso fácil e rápido por aqueles que deles necessitam na organização ou em sua cadeia produtiva.
  • Conceitos de Gestão do Conhecimento Processos de GC Aquisição do conhecimento Processo por meio do qual se acessa conhecimento existente. Pessoas e organizações adquirem informação e conhecimento por meio de sistemas informacionais ou redes sociais (CALHOUN; STARBUCK, 2005). Utilização do conhecimento Diz respeito à efetiva integração do conhecimento por pessoas e organizações em sua prática diária. Reutilização do conhecimento Diz respeito à utilização de um conhecimento já gerado no escopo da organização, com o objetivo de evitar a “reinvenção da roda” e valorizar a experiência anterior da organização (STEIL, A., 2007).
  • Conceitos de Gestão do Conhecimento Ciclo de vida da Gestão do Conhecimento 1) Primeiros passos (diagnóstico: OKA); 2) Desenvolvimento de uma estratégia (política de GC); 3) Concepção e implementação de iniciativas de GC (plano de GC); 4) Expansão e suporte (TIC's); 5) Institucionalização da GC (medição: BSC, ROI). Road Map to Knowledge Management Results: Stages of Implementation (American Productivity and Quality Center)
  • Conceitos de Gestão do Conhecimento Vantagens da estratégia de GC 1) Divulgar e melhor compreender a GC na organização; 2) Explicitar as decisões a serem tomadas e evidenciar a vantagens esperadas; 3) Obter o engajamento da alta direção; 4) Obter recursos para a sua implementação; 5) Comunicar as melhores práticas de GC;
  • Sistema de Gestão do Conhecimento SGC Gerenciam o que as pessoas fazem com a informação. Mesmo na ausência total de informação, decisões são tomadas. Entretanto, tais decisões não são possíveis sem conhecimento. Informação e, sobretudo, saber o que fazer com ela, é a chave para apoiar a tomada de decisão organizacional. Sistemas de Gestão do Conhecimento Organizacional (SGCO) São sistemas inteligentes de apoio à criação, captura, armazenamento e disseminação dos conhecimentos nas organizações. Um SGCO deve permitir que as pessoas, usuárias do sistema, tenham acesso fácil a base documentada da organização, em termos de conhecimentos explícitos, de suas melhores práticas e de possíveis apoio à tomada de decisão
  • Modelos de Gestão do Conhecimento Organizacional Nonaka & Takeuchi (1995) Quatro processos de criação do conhecimento: socialização (tácito-tácito), explicitação (tácito-explícito), combinação (explícito-explícito) e incorporação (explícito-tácito). Segundo Nonaka e Takeuchi (1995), conhecimento organizacional é a capacidade de uma empresa de criar um novo conhecimento, difundi-lo na organização como um todo e incorporá-lo a produtos (ou serviços) e sistemas (processos). Conhecimento organizacional, portanto, é encontrado nas interações que existem entre os indivíduos e a organização. Tannembaum & Alliger (2000) e P.N. Rastogi (2000) Probst, Raub & Romhardt (2002) e Heisig (2001) Mark W. McElroy (2002) Chun Wei Choo (2003)
  • Engenharia do Conhecimento Tecnologias de Gestão do Conhecimento Ferramentas de colaboração CMS; Correio eletrônico; wiki; blogs; redes sociais; lista de discussão; fórum de discussões; videoconferências; VoIP; ferramentas de apoio à projetos; ferramentas de workflow; ferramentas de e-learning; ferramentas de trabalho virtual. Gestão de conteúdos A coleta do conteúdo (RI: buscadores); a estrutura do conteúdo (taxonomia, thesaurus, ontologias, XML, RDF, ); consulta e utilização do conteúdo. Criação de conhecimento Data Mining; visualização da informação; árvore de decisão; análise de causas fundamentais; redes neurais; lógica Fuzzy; algorítimos genéticos.
  • GC no Governo Federal e Sociedade Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica http://catir.softwarepublico.gov.br Proposta de Política Pública de Gestão do Conhecimento para a APF; Curso de OKA pela ENAP; Software SysOKA web em janeiro de 2011. Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento http://www.sbgc.org.br SBGC PA: sbgc-pa@sbgc.org.br
  • Padrões Abertos...
  • Software Livre...
  • Considerações Finais GC tem o foco nas pessoas e não na tecnologia; GC é um processo, não sistema ou projeto; GC evita o retrabalho; SL faz uso de GC de modo empírico, eficiente e eficaz; É possível implantar GC somente com SL no âmbito de TIC; Assim como no SL, o principal problema para implantação da GC é a cultura organizacional; Que organização queremos ser?!
  • Perguntas? "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina www.lamarca.eng.br