Termologia intensivão
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Termologia intensivão

on

  • 7,527 views

tyduyj

tyduyj

Statistics

Views

Total Views
7,527
Views on SlideShare
7,527
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
25
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

     Termologia intensivão Termologia intensivão Document Transcript

    • Termologia –Física-Frente 2 -Rildo piscina, muito embora as duas piscinas estivessem expostas ao mesmo sol.01 - (UFF RJ/2010) Esta situação é possível ou impossível Uma bola de ferro e uma bola de porque madeira, ambas com a mesma massa e a mesma temperatura, são retiradas de um forno quente e colocadas sobre a) impossível, visto que ambas as blocos de gelo. piscinas estão sob o mesmo sol; b) possível, visto que os comprimentos das piscinas são diferentes; c) possível, visto que as profundidades das piscinas são diferentes; d) possível, visto que as larguras das piscinas são diferentes; Marque a opção que descreve o que acontece a seguir. e) possível, visto que uma piscina é maior que a outra. a) A bola de metal esfria mais rápido e derrete mais gelo. Gab: C b) A bola de madeira esfria mais rápido e derrete menos gelo. c) A bola de metal esfria mais rápido 03 - (UFG GO/2010) e derrete menos gelo. Um automóvel possui uma mistura d) A bola de metal esfria mais rápido aquosa em seu sistema de e ambas derretem a mesma arrefecimento. Essa mistura é quantidade de gelo. bombeada fazendo circular o calor do e) Ambas levam o mesmo tempo para motor até o radiador, onde o calor é esfriar e derretem a mesma dissipado para o meio ambiente. Um quantidade de gelo. motorista liga o motor desse automóvel e parte para sua viagem. Decorridos 10 minutos, ele observa, noGab: C indicador de temperatura do painel, que a mistura chega ao radiador com 90 ºC e permanece em torno desse valor durante a viagem. Isso ocorre02- (UNIFOR CE/2010) porque Um pai, ao sair de sua piscina (Largura 4m – Comprimento 10,0m – Profundidade 1,2 m) para brincar com a) o radiador dissipa mais calor do seu filho na piscina conjugada (Largura que o motor produz. 2,0 – Comprimento 3,0 m – Profundidade 0,50m ), notou que a b) o radiador dissipa mais calor temperatura da água na piscina infantil quanto maior a temperatura da era maior do que a temperatura na sua mistura aquosa.
    • c) o motor libera menos calor quando aquecido acima dessa temperatura. d) o motor para de produzir calor acima dessa temperatura. e) o radiador dissipa menos calor acima dessa temperatura. (www4.prossiga.br/Lopes/prodcien/fisican aescola)Gab: B04 - (UEPG PR/2010) A partir desse resultado, pode-se Quanto à transferência de energia concluir que térmica, assinale o que for correto. a) a esfera C apresenta o maior calor 01. Corpos diferentes apresentarão específico das três. temperaturas diferentes após recebimento de calor num b) a esfera A apresenta calor determinado tempo. específico maior que o da esfera B. 02. A energia cinética média das c) as três esferas apresentam o partículas individuais está mesmo calor específico. diretamente relacionada com a temperatura de uma substância. d) as esferas apresentam calor específico igual ao do gelo. 04. Quanto maior o calor específico de uma substância, maior será a e) as esferas apresentam calor dificuldade em fazer variar a sua específico maior que o do gelo. temperatura. 05. O calor específico é de maior valor Gab: A nas substâncias sólidas do que nas substâncias líquidas. 06 - (PUC SP/2008)Gab: 06 Leia a tirinha a seguir:05 - (FMJ SP/2009) Numa aula prática de calorimetria, um professor faz a seguinte demonstração a seus alunos: apóia três esferas metálicas A, B e C de mesma massa, mas de substâncias diferentes, aquecidas a 100 ºC, sobre um bloco de gelo fundente. Verifica que para atingir o equilíbrio térmico com o gelo, a esfera C é a que derrete a maior quantidade de gelo, afundando mais, enquanto que a esfera A é a que derrete a menor quantidade de gelo.
    • Gab: C 07 - (FATEC SP/2010) Atualmente, muitas residências estão fazendo o uso de energia solar, através de coletores instalados no telhado, para aquecer a água e, assim, contribuir para um menor gasto em energia elétrica em relação aos chuveiros elétricos convencionais. Sobre esses coletores solares são feitas as seguintes afirmativas: I. As chapas de alumínio e as tubulações de água devem ser pintadas de preto, pois a cor preta aumenta a absorção da energia radiante do sol incidente, aquecendo mais rapidamente a água. II. O processo de transmissão de calor, que ocorre das placas quentes para a água, é chamado de convecção, ocorrendo devido ao deslocamento de matéria. Bill Watterson (Calvin e Haroldo) III. As placas de vidro colocadas sobre as tubulações são transparentes à luz, mas boasO fato de Calvin e Haroldo sentirem as refletoras de radiaçãosensações de calor e de frio, acima, infravermelha e por isso ajudamsugere que a situação se passa no aquecimento da água noa) de manhã e o calor específico da interior da tubulação. areia é maior do que o da água.b) à tarde e o calor específico da areia É correto o que se afirma em é maior do que o da água.c) de manhã e o calor específico da areia é menor do que o da água. a) I, apenas.d) à tarde e o calor específico da areia b) II, apenas. é menor do que o da água. c) I e III, apenas.e) ao meio-dia e o calor específico da areia é igual ao da água. d) II e III, apenas.
    • e) I, II e III. O uso racional das fontes de energia é uma preocupação bastante atual. Uma alternativa para o aquecimento daGab: C água em casas ou condomínios é a utilização de aquecedores solares.08 - (UEPG PR/2010) Calor pode ser conceituado como sendo uma forma de energia que é Um sistema básico de aquecimento de transferida de um sistema físico para água por energia solar é composto de outro sistema físico devido, coletores solares (placas) e exclusivamente, à diferença de reservatório térmico (boiler), como temperatura existente entre os dois esquematizado na figura abaixo. sistemas. Sobre o fenômeno da transferência de calor, assinale o que for correto. 01. A transmissão do calor por convecção, em um meio, consiste essencialmente no deslocamento de moléculas de diferentes densidades, de uma região para outra desse meio. 02. A condução do calor pode ser atribuída à transmissão da energia através de colisões entre as moléculas constituintes de um Em relação ao sistema ilustrado da corpo. Por isso, os sólidos são figura acima, assinale a(s) melhores condutores de calor do proposição(ões) CORRETA(S). que os líquidos e do que os gases. 04. Fluxo de calor corresponde à quantidade de calor que atravessa 01. A água circula entre os coletores e uma seção reta do corpo que o o reservatório térmico através de conduz, na unidade de tempo. um sistema natural, por convecção. A água dos coletores 08. O calor, espontaneamente, se fica mais quente e, portanto, propaga do corpo de maior menos densa que a água no temperatura para o corpo de reservatório. Assim a água fria menor temperatura. “empurra” a água quente gerando 16. Quando dois corpos, em contato, a circulação. estão em equilíbrio térmico, pode- 02. Os canos e as placas dentro do se afirmar que o fluxo de calor coletor devem ser pintados de entre eles é constante. preto para uma maior absorção de calor por irradiação térmica.Gab: 15 04. As placas coletoras são envoltas em vidro transparente que09 - (UFSC/2009) funciona como estufa, permitindo a passagem de praticamente toda a radiação solar. Esta radiação
    • aquece as placas que, por sua vez, I. Calor é a energia transferida de um aquecem o ar no interior da estufa, corpo para outro em virtude de formando correntes de convecção, uma diferença de temperatura sendo que este ar é impedido de se entre eles. propagar para o ambiente externo. II. O calor se propaga no vácuo por 08. Em todo o processo de condução. aquecimento desse sistema, não III. Um pedaço de carne assará mais há transferência de calor por condução. rapidamente se o espeto for metálico. 16. Como a placa coletora está situada abaixo do reservatório térmico, o IV. As roupas escuras refletem a maior parte da radiação que nelas incide. sistema acima descrito só funcionará se existir uma bomba V. Uma pessoa sente frio quando hidráulica que faça a água circular perde calor rapidamente para o entre os dois. meio ambiente. 32. A condução de calor só ocorre nas VI. As máquinas térmicas, operando placas, pois são metálicas, mas não em ciclos, transformam em na água. trabalho todo calor a elas fornecido.Gab: 0710 - (UFRR/2009) Estão corretas as afirmativas Em uma geladeira com congelador interno é recomendado que as frutas e a) I, III e VI, apenas. verduras sejam colocadas na gaveta na parte inferior da geladeira. O b) II, IV, V e VI, apenas. resfriamento desta região da geladeira, c) I, III e V, apenas. mesmo estando distante do congelador, é possível devido a um d) II, III, IV e V, apenas. processo de transmissão de calor chamado de: e) III, IV, V e VI, apenas. a) Condução. Gab: C b) Convecção. 12 - (UEM PR/2009) c) Radiação. Analise as afirmativas abaixo: d) Irradiação. e) Dilatação. I. Não existe transferência de calor no vácuo. II. A energia térmica se propaga nosGab: B sólidos, principalmente, por condução.11 - (UNIR RO/2009) III. Quanto maior a temperatura de Sobre o calor, analise as afirmativas. um corpo, maior a quantidade de radiação emitida por ele.
    • IV. Corpos escuros são melhores a) I, III e VI, apenas. absorvedores e melhores emissores que os corpos claros. b) II, IV, V e VI, apenas. c) I, III e V, apenas. Dessas afirmativas, estão corretas d) II, III, IV e V, apenas. e) III, IV, V e VI, apenas. 01. I e II. Gab: C 02. II e III. 04. III e IV. 08. III e I. 14 - (UFTM/2008) 16. II e IV. A transmissão de calor entre os corpos pode ocorrer por três processos diferentes. Sobre estes processos, considere:Gab: 22 I. As trocas de calor por irradiação são13 - (UNIR RO/2009) resultantes da fragmentação de núcleos de átomos instáveis num processo também Sobre o calor, analise as afirmativas. conhecido por radioatividade. II. A condução térmica é o processo de transferência de calor de um meio ao outro I. Calor é a energia transferida de um através de ondas eletromagnéticas. corpo para outro em virtude de III. Não pode haver propagação de calor nem uma diferença de temperatura por condução, nem por convecção, onde entre eles. não há meio material. IV. O fenômeno da inversão térmica ocorre II. O calor se propaga no vácuo por mais freqüentemente no inverno e acentua condução. a poluição, já que não ocorre convecção. III. Um pedaço de carne assará mais rapidamente se o espeto for É correto o contido em apenas metálico. a) I e II. IV. As roupas escuras refletem a maior parte da radiação que nelas incide. b) I e III. V. Uma pessoa sente frio quando c) II e III. perde calor rapidamente para o d) II e IV. meio ambiente. e) III e IV. VI. As máquinas térmicas, operando em ciclos, transformam em trabalho todo calor a elas Gab: E fornecido. 15 - (UFRN/2008) Estão corretas as afirmativas O efeito estufa, processo natural de aquecimento da atmosfera, é essencial para a existência de vida na Terra. Em tal processo, uma parcela da radiação solar refletida e da
    • radiação térmica emitida pela superfície II. Nas paredes do forno de argila o calor se terrestre interage com determinados gases propaga pelo processo de convecção. presentes na atmosfera, aquecendo-a. III. O calor que atinge o trabalhador se O principal mecanismo físico responsável pelo propaga predominantemente através do aquecimento da atmosfera devido à ação do processo de radiação. efeito estufa resulta da IV. O deslocamento das substâncias a) absorção, por certos gases da atmosfera, responsáveis pelo efeito estufa é de parte da radiação ultravioleta recebida conseqüência da propagação do calor por pela Terra. condução. b) reflexão, por certos gases da atmosfera, da radiação visível emitida pela Terra. Estão corretas somente c) absorção, por certos gases da atmosfera, de parte da radiação infravermelha a) I e II proveniente da superfície da Terra. b) I e III d) reflexão, por certos gases da atmosfera, de c) II e III parte da radiação de microondas recebida pela Terra. d) III e IV e) II e IVGab: C16 - (UFPA/2008) Gab: B Um expressivo pólo de ferro-gusa tem se implantado ao longo da ferrovia de Carajás, na região sudeste do Pará, o que ensejou um aumento vertiginoso na produção de carvão, normalmente na utilização de fornos conhecidos como “rabos-quentes”, que a foto abaixo ilustra. Além dos problemas ambientais causados por esses fornos, a questão relativa às condições altamente insalubres e desumanas a que os trabalhadores são submetidos é preocupante. A enorme temperatura a que chegam tais fornos propaga uma grande quantidade de calor para os corpos dos trabalhadores que exercem suas atividades no seu entorno. Com base nas informações referidas no texto ao lado, analise as seguintes afirmações: I. O gás carbônico (CO2) emitido pelos fornos é um dos agentes responsáveis pelo aumento do efeito estufa na atmosfera.