óPtica da visão

5,293 views
5,042 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,293
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
818
Actions
Shares
0
Downloads
174
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

óPtica da visão

  1. 1. O Olho Humano
  2. 2. Lentes córnea (difração fixa; 42D) cristalino (difração variável; mais 12D) Pupila Miose (músculo constritor da pupila) Midriase (músculo dilatador da pupila ) Músculos extrínsecos do olho Movimentos oculares Retina Local de focalização da imagem e de Transdução sensorial ANATOMIA DO OLHO
  3. 3. ***Olho mirando o ponto remoto(infinito) ***Olho mirando o ponto próximo(25 cm)
  4. 4. Ponto Próximo 25 cm Ponto remoto-infinito(D >10m)
  5. 5. Miopia : Sintoma :não vê longe, ou seja, o ponto remoto se aproxima. Causa : retina se afasta da córnea. Correção : Lentes Divergentes ***Na cirurgia de miopia, dá-se uma aplainada na córnea, reduzindo sua curvatura e conseqüentemente sua convergência. Raios muito convergentes
  6. 6. Hipermetropia : Sintoma :não vê perto, ou seja, o ponto próximo se afasta. Causa :Retina se aproxima da córnea. Correção : Lentes Convergentes
  7. 7. Astigmatismo : É um pouco mais complicado de descrever. Normalmente, a córnea é uma superfície esférica, com a mesma curvatura em todas as direções. Se, no entanto, ela se achata em alguma direção as imagens na retina ficam desfocadas nessa direção.
  8. 8. Presbiopia : cristalino fica menos flexível conforme a idade. Não enxerga bem a pequenas distâncias (como na hipermetropia). Correção : Lentes Convergentes
  9. 9. Catarata : Sintoma : Embaçamento ou visão borrada. Causa : opacificação do cristalino. Correção : só cirurgia. Correção com lente implantada no olho
  10. 10. <ul><li>Alteração da visão que faz com que a pessoa tenha dificuldades – em menor ou maior grau – de fazer a distinção entre cores, principalmente o verde e o vermelho; </li></ul><ul><li>Existem os que não têm a percepção de todas as cores, enxergando apenas em preto e branco ou tons de cinza, mas esses casos são minoria; </li></ul><ul><li>Defeito na retina, a parede do fundo do olho. Esse defeito afeta as células responsáveis pela percepção das cores (os cones). </li></ul>Daltonismo:
  11. 12. A ilusão e a Arte da ilusão
  12. 13. Tipos de ilusão óptica <ul><li>Ilusões sensoriais </li></ul>Aproxime o seu rosto do desenho, até o nariz tocar, para fechar a ponte.
  13. 14. <ul><li>Contrastes </li></ul>A primeira maça parece mais escura. O mesmo se passa com os dois ratos.  
  14. 15. <ul><li>Contrastes </li></ul>Tente contar os pontos pretos
  15. 16. <ul><li>Ilusões por persistência de imagem </li></ul>Fixe, durante 30 segundos, a imagem da esquerda da figura e logo a seguir olhe para a da direita. O fundo vermelho aparecerá agora na sua cor complementar, o verde, e a face branca tornar-se-á ligeiramente avermelhada, devido à impressão de contraste.
  16. 17. <ul><li>Visão das cores </li></ul>Olhe para baixo e diga as CORES, não as PALAVRAS O lado direito do seu cérebro tenta dizer a cor, mas o lado esquerdo insiste em ler a palavra. Conflito no Cérebro!
  17. 18. <ul><li>Movimentos </li></ul>Focalize o ponto no centro e mova a cabeça para a frente e para trás
  18. 19. <ul><li>Ilusões óptico – geométricas </li></ul>São linha horizontais paralelas, ou diagonais?
  19. 20. Exercício sobre ilusões geométricas O diâmetro do prato é maior que a altura do copo? Ambas as figuras são idênticas? O vermelho e o preto são iguais em área? Este cubo reversível pode parecer estar em várias posições?
  20. 21. Exercício sobre as ilusões de óptica A linha azul nos dois desenhos têm o mesmo comprimento? A figura azul é a que tem altura e largura iguais? Essa não é uma espiral, mas uma série de círculos completos? A face de cada lente tem a mesma curvatura?
  21. 22. Exercício sobre as ilusões de óptica Todos os quatro círculos têm o mesmo tom de azul? A linha vermelha e a linha azul têm o mesmo tamanho? As linhas vermelhas formam quadrados perfeitos? As intersecções das listas brancas não são mais escuras?
  22. 23. Exercício sobre as ilusões de óptica As linhas pretas têm o mesmo comprimento nas duas figuras? As linhas vermelha e azul são do mesmo comprimento? A distância entre a ponta da estrela e a ponta do losango mais próximo é igual ao comprimento do losango? Pode parecer que estamos olhando para baixo ou para cima da escada?
  23. 24. A Arte da Ilusão Imagens Duplas W. E. Hill 1915 Octavio Ocampo
  24. 25. A Arte da Ilusão Peter Brookes Charles Gillbert Imagens Duplas
  25. 26. A Arte da Ilusão Shigeo Fukuda Imagens Duplas
  26. 27. A Arte da Ilusão István Orosz René Magritte Imagens Impossíveis
  27. 28. A Arte da Ilusão David MacDonald M. C. Escher 1958 Imagens Impossíveis
  28. 29. A Arte da Ilusão M. C. Escher Imagens Impossíveis
  29. 30. A Arte da Ilusão Archimboldo Imagens Ocultas
  30. 31. A Arte da Ilusão Donald Rust Bev Doolittle Imagens Ocultas
  31. 32. A Arte da Ilusão John Van Straalen Imagens Ocultas
  32. 33. A Arte da Ilusão Vasarely Curiosidades
  33. 34. A Arte da Ilusão Sergio Buratto Curiosidades
  34. 35. www.ilusaodeotica.com/ Animação 1 Animação 2

×