Intensivão 01 f2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Intensivão 01 f2

on

  • 2,299 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,299
Views on SlideShare
2,299
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Intensivão 01 f2 Intensivão 01 f2 Document Transcript

  • 1. A imagem de um objeto forma-se a 40 cm de um espelho côncavo com distância focal de 30 cm. A imagem formadasitua-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3 cm de altura.a) Determine a posição do objeto.b) Construa o esquema referente à questão representando objeto, imagem, espelho e raios utilizados e indicando asdistâncias envolvidas.TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃOPara medir a altura de um prédio, Mônica cravou uma estaca, verticalmente no chão, mediu a estaca, sua sombra e a sombrado prédio. Os valores que encontrou estão indicados na figura a seguir.2.Calcule a altura aproximada do prédio.a) 4000 cmb) 1000 damc) 30,4 md) 0,5 kme) 2 × 10¥ mm3. Um objeto y de comprimento 4,0 cm projeta uma imagem y em uma câmara escura de orifício, como indicado na figura.O comprimento de y é, em centímetros, igual aa) 2,5b) 2,0c) 1,8d) 1,6e) 0,4
  • 4. Marília e Dirceu estão em uma praça iluminada por uma única lâmpada.Assinale a alternativa em que estão CORRETAMENTE representados os feixes de luz que permitem a Dirceu ver Marília.5. Leia o trecho da música "Espelho DÁgua" de Almir Sater e Renato Teixeira. Emoção... Os rios falam pelas cachoeiras, Compaixão... Os peixes nadam contra a correnteza, Sim ou Não... As dúvidas são partes da certeza, Tudo é um rio refletindo a paisagem, Espelho dágua levando as imagens pro mar, Cada pessoa levando um destino, Cada destino levando um sonho...As águas límpidas e calmas de um rio podem se comportar como um espelho plano, refletindo a imagem dos objetos de umapaisagem de forma: direta,a) real e de tamanho igual ao do objeto.b) virtual e de tamanho igual ao do objeto.c) real e de tamanho menor que o do objeto.d) virtual e de tamanho menor que o do objeto.e) real e de tamanho maior que o do objeto.6. A figura a seguir representa um espelho plano, um objeto, O, sua imagem, I, e cinco observadores em posições distintas,A, B, C, D e E.Entre as posições indicadas, a única da qual o observador poderá ver a imagem I é a posiçãoa) A.b) B.c) C.d) D.e) E.
  • 7.Nesse poema, Paulo Leminski brinca com a reflexão das palavras, dando forma e significado a sua poesia ao imaginar areflexão em um espelho dágua. Para obter o mesmo efeito de inversão das letras, se os dizeres da primeira linha estiveremsobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo, com sua escrita voltada diretamente à face refletora do espelho, otexto corretamente grafado e o anteparo onde será projetada a imagem devem estar localizados sobre o eixo principal, nessaordem,a) no mesmo lugar e sobre o foco.b) no mesmo lugar e sobre o vértice.c) no centro de curvatura e sobre o foco.d) no foco e sobre o centro de curvatura.e) no mesmo lugar e sobre o centro de curvatura.8. Utilizando um espelho esférico côncavo de raio de curvatura 2 m e um espelho plano, um caminhãozinho de brinquedo,colocado com suas rodinhas apoiadas sobre o chão a 0,5 m do espelho côncavo, é observado por uma pessoa posicionada noponto A, conforme a montagem óptica esquematizada na figura 1. Do mesmo ponto A, a pessoa também pode observar ocaminhãozinho diretamente. A imagem observada com o uso do arranjo de espelhos ideais, comparada à obtida diretamentepelo observador, está melhor representada na alternativa:
  • GABARITO1. a) 120 cm.b) Observe a figura a seguir.2. [C]3. [D]4. [A]5. [B]6. [B]7. [E]8. [C]