Your SlideShare is downloading. ×
Frente 3  cad.01-módulo 07
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Frente 3 cad.01-módulo 07

290
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
290
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ELETRODINÂMICA
  • 2. Módulo 07www.fisicarildo.blogspot.com
  • 3. Amperímetro e Voltímetro.1)Amperímetro:-Mede TensãoElétrica(Volts).-Ligado em Paralelo.-Resistência Interna “Infinita”.
  • 4. 2)Voltímetro:-Mede Corrente Elétrica(Ampères).-Ligado em série.-Resistência Interna “Nula”.
  • 5. Variação da Resistência com a Temperatura. Metal: R e ΔΘ são proporcionais.
  • 6. Leitura:Como usar um Multímetro.O modelo que uso, é um DT-64 da Univolt, nãoé nada de especial mas serve bem para quemestá a aprender este ofício.Este modelo como se pode ver na imagemabaixo está envolvido numa borracha amarelaprotetora à volta do corpo de plástico, já aantever muitas quedas e não só, mesmo paraproteção dos componentes electrónicos muitosensíveis.
  • 7. Aqui encontramos um quadrante com várias opções à escolha, para asselecionar basta rodar o seletor.O quadrante encontra-se dividido em várias partes, correspondentesao que o multímetro pode medir, no meu caso, ele pode medir,tensões, intensidades, resistências, frequência, temperatura,capacidades, testar díodos etc.Para o que se viu mais atrás, vai nos interessar apenas, as tensões,intensidades, resistências, e por ventura temperatura, se bem quenão tem assim muito que saber.Um dado muito importante e que importa reter, é que sempre quevamos efetuar uma medição, seja de corrente seja de tensão,devemos de saber o seguinte:-- Se é CC ou CA, e escolher adequadamente no seletor.-- Ter uma vaga ideia do valor máximo possível que vamos medir, paraque quando se vá medir se escolha o valor do seletor mais próximo doque vamos medir. Por exemplo se formos medir 20V devemos deescolher sempre o divisor mais perto, sempre para cima, ou seja nestecaso temos exatamente o valor 20V no seletor, mas não vamosescolher, vamos optar pelo seguro e escolher o 200V. O procedimentoé sempre este, seja que valor for, se não temos a certeza escolhes omaior no seletor e vamos por indução em erro, Se for numa fonte dealimentação o divisor mais usado é o de 20V, pois as tensões são de12V, 5V e 3.3V, neste caso o divisor de CC.-- Também é importante que se coloque as pontas de prova no sítiocorreto.
  • 8. Para se poder efetuar as medições sãonecessárias duas pontas de prova, uma com acor vermelha, e outra com a cor preta.Essas pontas são conectadas no multímetronuma parte especial, e que tem de se ver commuita atenção, pois ao mínimo erro e pode-semeter água.Na imagem abaixo, a figura mostraprecisamente esses terminais onde iremosligar as pontas, repare que existe um terminalpreto, e 3 vermelhos.
  • 9. Quando se efetua uma medição coloca-se sempre a ponta de prova preta no terminal que diz COM, e nunca a movemos da li, pois a pontaque se move consoante o que vamos medir é a vermelha.O facto de termos amperes de um lado e Volts/Ohms/frequência deve-se á principalmente á necessidade de que os amperes medem-se emserie e os volts em paralelo.Da esquerda para a direita, o podemos ver um A por cima do terminal, e que nos diz que temos de medir amperes usando aquele terminal,mas tb nos indica em baixo que só aguenta até 20A durante 15segundos no máximo, e que não tem proteção de fusível, logo no campo demedida do multímetro seja em CA ou CC quando vamos medir mais de 200mA devemos de conectar a ponta vermelha neste terminal, eselecionar no quadrante os 20A respectivos.A seguir a esse temos um terminal que diz mA, quando o que vamos medir é inferior a 200mA, devemos de conectar aqui a ponta de prova,seja em CC ou CA, este está protegido por fusível, fusível este que pode fundir, e que mais à frente veremos como substituir.Temos então o COM, onde ligamos a ponta de prova preta.A seguir temos um único terminal que devemos de ligar quando vamos medir resistências, frequências ou tensões, tendo em atenção semprea tenção que vamos medir, aqui tb não importa que seja CC ou CA.Penso que a parte das ligações e de como preparar o multímetro para a medição já foi abordada muito resumidamente.Vou agora mostrar os 3 quadrantes que são mais usados
  • 10. Ohmímetro:Como se pode ver na imagem, o ohmímetrotem um campo de seleção que vai desde os200 Ohm até aos 200 Mega Ohm, não nospodemos esquecer que se deve de medir depreferência fora do circuito, ou quando estenão tem corrente eléctrica a circular.Medição da resistência de uma resistência, denotar que os sinais + e -, em nada afetam amedição numa resistência:
  • 11. Voltímetro:Como podemos ver o multímetro tem a tensão dividida em duasparte, CC e CA, logo quando formos medir temos de escolher, edepois é só escolher o valor que se adapta ao que vamos medir, nocaso de CC vai desde 200mV até 1000Volts!!!!Deixo aqui uma imagem da medição da tensão num molex, maispropriamente a linha dos 12V. Para se efectuar a medição das linhas,seja 12V, 5V ou 3.3, basta colocar a ponta de prova vermelha no fio decor correspondente, e a ponta de prova preta num fio preto da fonte,neste caso para medir os 12V, colocarei a vermelha no amarelo e apreta no preto.Temos de ter em atenção que podemos medir a tensão em “vazio”,ou com o conector ligado a um componente, como pode ser o caso deuma gráfica, estando assim a medir com carga, que como sabemos nocaso da gráfica poderá estar em Idle ou Full. No caso da gráfica amedição é feita no conector PCI auxiliar, já que a PCI não forneceenergia suficiente para as gráficas da actualidade, já lá vai o tempodas S3Trio… como temos 3 pinos amarelos e três pretos, escolhemosum preto e um amarelo ao acaso, e depois é só colocar a pontavermelha num amarelo, e a preta num preto.Para se medir por toda a fonte o procedimento é sempre igual,avisando no entanto que se deve ter muito cuidado com as pontaspois pode-se provocar um curto-circuito. No caso da ficha que liga àmotherboard, basta aceder a um site que forneça os valores dastensões de cada pino de ligação.
  • 12. Amperímetro:Do mesmo género dovoltímetro, dividido em CC e CA e varia desde2mA até 20A.Não vou aqui referir como medir intensidadeem fontes, apenas o vou mostrar o consumode uma resistência, num circuito simples, poisnuma fonte a medição de intensidade járequer algo mais, e é um procedimentoperigoso e desaconselhado a quem tem menosprática.