Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Variac3a7c3a3o linguc3adstica
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Variac3a7c3a3o linguc3adstica

  • 55 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
55
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Prof.ª Andreia
  • 2. O que é variação linguística  Variações linguísticas correspondem às variações que uma língua apresenta, em função das condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Um dos princípios das variedades da língua é a dinamicidade. As línguas mudam, variam ao longo dos tempos, de região para região, de homem para mulher, de jovem para idoso, de pessoa escolarizada para não escolarizada, etc.
  • 3.  Diferenças entre fala e escrita  Variedade padrão e não-padrão: aquela corresponde à variedade de maior prestígio social (norma culta), esta corresponde a todas as variedades linguísticas diferentes da padrão.
  • 4. Tipos de variação  Regional ou geográfica: maneira própria de falar de cada região. (aspectos importantes: vocabulário e pronúncia-> aipim/ mandioca, mexerica, tangerina, muito/ “muitcho”...)  Sociocultural: se refere ao grupo social ao qual o falante pertence. (norma padrão x variedade não- padrão: “ as balas” x “as bala”; gírias, etc.)  Histórica: representa estágios de desenvolvimento da língua, alterações de grafia ou de sentido das palavras ao longo do tempo.
  • 5.  Dialeto e registros: dialetos são variedades originárias das diferenças de região, de idade, de classes ou grupos sociais, de sexo e da própria evolução histórica da língua. Registros dependem da forma de expressão, oral ou escrita; da receptividade entre os interlocutores e do grau de formalismo da interação.  Gíria: é um dialeto linguístico que apresenta um vocabulário específico, criado por um grupo social, que o distingue da língua-padrão. Quando ligada a uma profissão, é chamada de jargão.
  • 6. Cabo verde  As relações entre Brasil e Cabo Verde referem-se às relações bilaterais entre a República Federativa do Brasil e are pública de Cabo Verde, estabelecidas em 1975, após a independência do país africano.1 Os dois países mantém importantes laços históricos e culturais devido ao idioma em comum e por terem sido parte do Império Português.
  • 7. Introdução História Política Geografia Economia Demografia Cultura ( Língua, Religião Galeria de Fotos Biblografia
  • 8. Diogo Gomes  Foram descobertas as primeiras ilhas do Arquipélago de Cabo Verde provavelmente em 1456 por Diogo Gomes e Alvise Cadamosto, e as seguintes, em 1461 por Diogo Gomes e António Noli, ao serviço da coroa portuguesa.  As ilhas, desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana, começaram a ser colonizadas por Portugal.  Dois anos mais tarde, trouxeram escravos da costa da África para plantar algodão, árvores frutíferas e cana-de-açúcar para a ilha de Santiago.  Nessa ilha, fundaram a cidade de Ribeira Grande, que se tornou muito importante para o comércio de escravos. A cidade cresceu de tal maneira que começou a ser atacada fortemente por piratas, até que, devido a esse motivo, a cidade foi abandonada no ano de 1712. Alvise Cadamosto
  • 9. Pedro Verona Rodrigues Pires Aristides Maria Pereira António Mascaranhas Monteiro  Cabo Verde é uma república democrática .  O governo é baseado na constituição de 1980, que estabeleceu o regime de partido único.  Esta constituição foi revista em 1990 para introduzir o multipartidarismo e em 1992 para ajustá-la na totalidade com os valores da democracia multipartidária.  As eleições são presidenciais (para eleger o Presidente da República) e legislativas (para eleger os deputados nacionais), que são eleitos para mandatos de cinco anos.  O presidente do partido com maioria na Assembleia Nacional (Parlamento) assume o cargo de Primeiro- ministro. Apesar de ainda não ter acontecido, há a possibilidade de o Presidente da República ser de um partido e o Primeiro-ministro de outro.  O Presidente da República, a Assembleia Nacional e o Conselho Superior da Magistratura Judiciária (esses também eleitos pela Assembleia Nacional) participam na eleição dos membros do Supremo Tribunal da Justiça.
  • 10.  Cabo Verde é um arquipélago localizado ao largo da costa da África Ocidental.  .As ilhas vulcânicas que o compõem são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão activo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2829 m.  O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas, e vários ilhéus desabitados, divididos em dois grupos: - Ao norte, as ilhas de Barlavento que incluem as ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista, os ilhéus desabitados de Branco e Raso, o ilhéu dos Pássaros os ilhéus Rabo de Junco e os ilhéus de Sal Rei e do Baluarte; , -Ao sul, as ilhas de Sotavento compostas pelas ilhas de Maio, Santiago, Fogo e Brava, pelo ilhéu de Santa Maria, pelos ilhéus Grande, Rombo, Baixo, de Cima, do Rei, Luiz Carneiro, pelo ilhéu Sapado e pelo ilhéu da Areia.  As maiores ilhas são a de Santiago a sueste, onde se situa Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida por Mindelo, na ilha de São Vicente.
  • 11.  As ilhas de Cabo Verde têm poucos recursos. Os mais relevantes são a agricultura e a riqueza marinha do arquipélago, sendo que o primeiro é frequentemente afectado por secas. A agricultura é prejudicada pela falta de chuvas regulares e está restrita a apenas quatro ilhas.  O Produto interno bruto (PIB) é produzido, em sua maior parte, pelo sector terciário (serviços e turismo).  Portugal tem fortemente cooperado e ajudado Cabo Verde a nível económico e social, o que resultou na classificação de sua moeda, o escudo cabo-verdiano, ao euro, e no crescimento de sua economia interna.  A economia cabo-verdiana desenvolveu-se significativamente desde o final da última década, e o país já pode ser contado entre aqueles com desenvolvimento humano médio.  O país tem muitos emigrantes espalhados pelo mundo, especialmente nos EUA e em Portugal que contribuem com ajudas financeiras significativas para o seu país de origem. O turismo começa a ser uma fonte de receita importante. As principais ilhas turísticas são a Ilha do Sal e a Ilha da Boa Vista.
  • 12.  Em todos os seus aspectos, a cultura de Cabo Verde caracteriza-se por uma mistura de elementos europeus e africanos. Não se trata de um conjunto de duas culturas, convivendo lado a lado, mas sim, um terceiro produto, totalmente novo, resultante de uma troca que começou há quinhentos anos.
  • 13.  A língua oficial é o português, usada nas escolas, na administração pública, na imprensa e nas publicações.  A língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo, é o crioulo cabo-verdiano (criol, kriolu). Cabo Verde é formado por dez ilhas e cada uma tem um crioulo diferente. O crioulo está oficialmente em processo de normalização (criação de uma norma) e discute- se a sua adopção como segunda língua oficial, ao lado do português.  Cabo Verde é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).  Cabo Verde é país-sede de um organismo da CPLP, o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).  O inglês e o francês são leccionados no ensino secundário.  Existe uma comunidade de imigrantes senegaleses, especialmente na ilha do Sal, que fala também o francês.
  • 14.  Os cabo-verdianos são de maioria Católica Romana (mais de 90%).  Outras denominações cristãs também estão estabelecidas em Cabo Verde, com destaque para os protestantes da Igreja do Nazareno e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, assim como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mormons), a Congregação Cristã em Cabo Verde, Assembleia de Deus eTestemunhas de Jeová .  A liberdade de religião é garantida pela Constituição e respeitada pelo governo. Há boas relações entre as diversas confissões religiosas.
  • 15. Mapa de Cabo Verde Estátua na Ilha de Santiago Ilha de S.Vicente
  • 16. Conjunto de imagens de Cabo Verde Carnaval do Mindelo Carnaval do MindeloCarnaval do Mindelo
  • 17. Morna Funaná Coladeira Batucadeiras na ilha de Santiago
  • 18. Trabalho realizado por : Everto santos de santana Douglas araujo Alcides Icaro
  • 19. Wikipédia, a enciclopédia livre  Google, imagens paradisíacas de Cabo Verde