Your SlideShare is downloading. ×

Construindo

853
views

Published on

UM ESTUDO SOBRE RELACIONAMENTOS FAMILIARES

UM ESTUDO SOBRE RELACIONAMENTOS FAMILIARES

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
853
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
49
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Vivemos um tempo em que a principal coluna da sociedade estásendo destruída. As famílias estão em crise no mundo. A coluna dasociedade esta sendo atacada e nocauteada.Depois de anos de estudos, o famoso historiador Edward Gibbondeclarou: “as nações podem sobreviver ao fracasso militar, àdepressão, a fome, as enchentes, aos incêndios e as mudançasgovernamentais, mas quando os lares são destruídos, o mesmoacontece às escolas, aos grupos religiosos, aos governos e a tudode valor”.A sociedade com tudo que a envolve, entra em declínio quando afamília perde o seu inestimável valor.Deixemos, portanto o Senhor nosso Deus edificar a nossa família!
  • 2. Após Deus ter criado todas as coisas, fez ohomem, dando a ele o domínio sobre tudoque havia criado.Aos olhos de Deus tudo era bom, menos asolidão do homem. Então disse Deus: “não ébom que o homem esteja ou viva só”. Deusviu que o homem precisava de alguém parase relacionar e compartilhar seus planos,projetos e ideais. Alguém que fosse idônea,isto é, capaz, apta, que possuísse condiçõespara desempenhar certos cargos e derealizar certas obras. Então Deus disse: “voufazer-lhe uma auxiliadora, umacompanheira”. Deus então deu ao homemuma esposa, oficializando assim o conceitobásico da família segundo o seu propósito.
  • 3. Dentro do propósito divino, o matrimônio foi constituídopara tornar o ser humano realizado em todas as suasdimensões, visando um relacionamento de unidade,comunhão e comprometimento entre os seus membros.A essência do propósito sobre a formação da família ou asua principal importância, está na sua missão deestabelecer uma sociedade justa e ordeira a partir daconstrução da personalidade de cada membro da família;as emoções, os sistemas de valores e as ações precisamser construídos e moldados ao longo da vida humana. Comtoda certeza essa era e sempre será a missão principal dafamília.
  • 4. Para que a família possa cumprira sua missão de construir umasociedade justa e ordeira, énecessário que se tenha umaboa qualidade de vida familiar;para isso é indiscutível anecessidade de se construirboas relações entre os membrosda família; tecer laços de amor esolidariedade afim de que todospossam ser envolvidos efortalecidos criando assim umaresistência contra todo mal quecerca a família. Só assim elapoderá cumprir a sua missão!
  • 5. Todo verdadeiro cristão estácomprometido com a integridade e afelicidade da família. A vontade deDeus é que a família seja totalmentepreservada dos males de umasociedade secular, perversa eanticristã. É essencial que cadamembro da família reconheça que olar só será um lar cristão, quando asdecisões domésticas forem tomadas A Bíblia Sagrada tem conselhosa luz da Palavra de Deus. profundos e firmes para todos osCertamente só alcançaremos o membros da família. Por issopadrão de família cristã, quando devemos buscar Nela em oração, osdeixarmos o Senhor edificar a nossa conselhos de Deus, antes de agir ou decidir alguma coisa com respeito acasa. nossa família. Quão maravilhoso é ouvirmos os conselhos de Deus para a nossa família!
  • 6. O matrimônio como instituição divina, foi projetado visando relacionamentos profundos e duradouros entre os membros da família. São na família que se devem viver as mais intensas relações!Somos seres relacionais, dependemos de relações, de convivência, e é na família que se adquire as primeiras noções de relacionamento. É na família que aprendemos a ter bons relacionamentos. São três os relacionamentos familiares:
  • 7. RELACIONAMENTOCONJUGAL.RELACIONAMENTOPATERNAL.RELACIONAMENTOFRATERNAL.
  • 8. O relacionamento conjugal, tambémchamado o relacionamento de uma “carnesó”, acontece entre o casal. Aqui não existeo Eu e Você, mas o Nós, pois o casal estáindissoluvelmente ligado e unido pelo laçodo amor. Assim quando o esposo ama a suaesposa não estará de forma alguma amandooutra pessoa, mas a si mesmo, e o mesmoacontece com a esposa. Aqui, o casalaprende a se conhecer melhor, acompartilhar afetos, sonhos e projetos,formando assim a base, o alicerce, ondeserá construída a família. Com todo certeza,casais bem entrosados e bem preparados,formaram filhos mais equilibrados no âmbitosocial, emocional e espiritual. Serão filhosmaduros para terem bons relacionamentosafetivos no futuro.
  • 9. O relacionamento paternal acontece entre os pais e filhos. Este relacionamento é extremamente necessário para ensinar aos filhos as primeiras noções de autoridade, submissão e obediência. Aqui os filhos são ensinados a respeitar o seu semelhante e a se adaptar as doutrinas e regras sociais e emocionais, e a obedecerem a normas impostas.Um dos maiores problemas hoje, é que muitos pais tem medo de liderar, por entender que seus filhos são mais inteligentes que eles. Isso pode até ser verdade, mas esta não deve ser razão para deixar de serem pais. Pais firmes e amorosos ao mesmo tempo. Não se pode esquecer que os pais são o alicerce da família!
  • 10. O relacionamento fraternal acontece entre os irmãos. Este relacionamento é necessário para a formação da capacidade e da habilidade de trocar, negociar e compartilhar. Aqui os irmãos aprendem a conviver com os pares; primeiro com os próprios irmãos, depois os amigos, futuros colegas de trabalho e por fim os seus futuros cônjuges. Tudo isso os filhos devem aprender no ambiente familiar.Somente uma família bem estruturada poderá contribuir para a formação e capacitação do indivíduo. Só assim teremos uma sociedade justa e ordeira.
  • 11. A verdade é que muitas vezes o confronto nos relacionamento é inevitável, e para que não haja prejuízos nas relações familiares é preciso evitar o cinismo, o sarcasmo e as palavras ásperas. Expressar os sentimentos de forma saudávelDeus estabeleceu certos é imprescindível! princípios para que a vida seja Há um provérbio chinês que preservada, e um desses diz: “se a sua visão é para um princípios é a lei da semeadura ano, plante trigo; se for para e da colheita. Esse princípio é uma década plante árvore; se imutável, uma vez que todas as for para toda vida, plante coisas no universo humano pessoas”. estão de uma forma ou de outra envolvida neste processo.
  • 12. REFLEXÃO!“o sucesso de um casamento nãoestá em encontrar a pessoacerta, mas ser a pessoa certa”.
  • 13. CONCLUSÃOSendo o Senhor o centro da família em tudo, com todacerteza Ele concederá as suas bênçãos para que cadamembro da família dê a sua contribuição para que orelacionamento cristão ideal seja uma realidade no lar.A Palavra de Deus é um guia para tudo na vida. Dela seextrai o padrão de comportamento que cada membro dafamília deve ter. Procedendo assim, cada membro seaproximará bastante do ideal estabelecido por Deus paraa família.Deixemos, portanto Deus fazer parte da nossa história devida familiar!