População
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

População

on

  • 606 views

 

Statistics

Views

Total Views
606
Views on SlideShare
584
Embed Views
22

Actions

Likes
0
Downloads
17
Comments
0

1 Embed 22

http://hugomorais.com.br 22

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

População População Presentation Transcript

  • Prof. Hugo Morais GEOGRAFIA DE UM JEITO MAIS FACIL www.hugomorais.com.br www.cursoconexao.com
  • Em outubro de 2011, a população mundial alcança a marca de 7 bilhões de pessoas, segundo as projeções feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU). www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais Em 2009, pela primeira vez na história da humanidade, a população que mora em cidades começou a superar a que vive no campo.
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais O QUE TEM COLABORADO PARA ESSE CRESCIMENTO POPULACIONAL NOMUNDO? Fertilidade tem uma ligação com a TX. DE NATALIDADE e Longevidade com a TX. MORTALIDADE E EXPECTATIVA DE VIDA. Segundo a ONU, 39 nações do mundo colaboram para o forte crescimento populacional, a maioria concentrada na África e na Ásia: Etiópia, Tanzânia, Sudão, Iraque, Iêmen a Afeganistão (países pobres). Segundo a ONU, existe países que apresentam uma tx. De mortalidade quase nula e onde a expectativa de vida vem aumentando, assim, o tempo estimado de vida para uma pessoa é cada vez maior. Isso devido ao número cada vez maior de pessoas que tem acesso aos avanços da medicina e da indústria farmacêutica, os serviços de saúde e ao saneamento básico.
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais VENDOALGUNS CONCEITOS População Absoluta (População Total) e População relativa (Densidade Demográfica) é o mesmo conceito? O que é um país populoso? O que é um país povoado? Um país populoso necessariamente é um país povoado? Sim ou não? Dê exemplo. O que é um país superpovoado (ou com um super povoamento)?
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais VENDOALGUNS CONCEITOS Países mais populosos do mundo: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil,; Países não populosos: Canadá, Portugal, Austrália, Mongólia. As cidades mais populosas do mundo: Cidade do México, Nova York, São Paulo, Tóquio e Xangai; Áreas pouco populosas: Amazônia, Sibéria e Saara. Países densamente povoados: Mônaco, Singapura e Holanda. Áreas densamente povoadas: Sudeste Asiático, Delta do Ganges, Leste da China e Nordeste dos EUA. Países fracamente povoados: Mongólia, Canadá, Austrália. Países mais povoados do mundo: Bangladesh, Formosa, Coréia do Sul,
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais Sudeste Asiático “Formigueiro humano” Nordeste dos EUA Área mais industrializada Litoral do Brasil Área mais urbanizada Centro da Europa Área mais industrializada
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais VENDOALGUNS CONCEITOS O que é Tx. de Natalidade? O que é Tx. de Mortalidade? O que é Tx. de Fecundidade? O que é Expectativa de vida?
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais COMO ESSES CONCEITOS ESTÃO LIGADOS AO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DESIGUAL DOCAPITALISMO? ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTOHUMANO No início da década de 1990, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou um indicador que atualmente serve de referência para estudos comparativos das condições de vida das populações do mundo. Trata-se do Índice de Desenvolvimento Humano ou, simplesmente, IDH. Desde então, o programa calcula e divulga anualmente o IDH de 174 países, classificando-os em uma escala que varia de 0 a 1.
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais Representa uma média, isto é, a parcela ideal da renda nacional apropriada porcada habitante. Reflete a qualificação da força de trabalho e a exclusão social, cultural e econômica. Pode ser analisado pela: tx. de analfabetismo, escolarização, matrículas escolares , participação política, tx. De desemprego. É um dos principais indicadores vitais, reveladores das condições de vida de uma população. Pode ser analisada pela: mort. infantil, mortalidade dos idosos, qualidade da alimentação, acesso a serviços médicos.
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais Índice de Desenvolvimento Humano e o Índice de Pobreza Humana O Índice de Pobreza Humana (IPH) ajuda a medir diretamente a incidência de pobreza no interior dos diversos países e regiões do mundo. Essas carências podem ser medidas em quatro dimensões: longevidade, o conhecimento, a provisão econômica e a inclusão social. IPHdos países desenvolvidos considera os pobres com: expectativa de vida inferior a 60 anos, os analfabetos funcionais, os que ganham menos da metade dos rendimentos pessoais médios e os que já estão desempregados há doze anos. Os países mais bem classificados são Suécia, Noruega e Países Baixos. IPHdos países Subdesenvolvidos estabelece: Expectativa de vida inferior a 40 anos, pela taxa de analfabetismo de adultos, pela porcentagem da população sem acesso à água potável e os serviços de saúde e pela incidência de crianças menores de cinco anos com peso insuficiente. Metade da África Subsaariana e pouco menos de 40% da população da Ásia meridional sobrevivem com menos de um dólar por dia (DOIS MAIORES BOLSÕES DE POBREZA NO MUNDO)
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais As causas da pobreza estão ligadas a herança da colonização europeia, transformando a África em centros de exportação de produtos agrícolas tropicais e importadores de alimentos.
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais Base: parte inferior, que representa a população jovem. Corpo: parte intermediária, correspondendo a população adulta. Ápice ou topo: parte superior, que corresponde a população idosa. PIRÂMIDE ETÁRIA QUAL A RELAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA DA PIRÂMIDE ETÁRIA E OIDH?
  • www.hugomorais.com.br Prof. Hugo Morais QUAL A RELAÇÃOENTRE A ESTRUTURA DA PIRÂMIDE ETÁRIA E A ESTRUTURA OCUPACIONAL DA POPULAÇÃO? POPULAÇÃOECONOMICAMENTE ATIVA
  • Prof. Hugo Morais GEOGRAFIA DE UM JEITO MAIS FACIL www.hugomorais.com.br www.cursoconexao.com