• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content

Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this presentation? Why not share!

Beatriz 6º M

on

  • 461 views

 

Statistics

Views

Total Views
461
Views on SlideShare
363
Embed Views
98

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

5 Embeds 98

http://emrcbentocarqueja.blogspot.com 60
http://emrcbentocarqueja.blogspot.pt 35
http://www.emrcbentocarqueja.blogspot.com 1
http://www.emrcbentocarqueja.blogspot.pt 1
http://emrcbentocarqueja.blogspot.com.br 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Beatriz 6º M Beatriz 6º M Presentation Transcript

    • Foi há cerca de 2000 anos quenasceu em Belém um meninochamado Emanuel, Deus connosco.Desde então um luz brilhou e todosos anos festejamos o seunascimento, o NATAL.
    • O Natal surge como o aniversário donascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendoactualmente uma das festas católicas maisimportantes.Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava oNatal. Foi em meados do século IV d.C. que secomeçou a festejar o nascimento do Menino Jesus,tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 deDezembro, já que se desconhece a verdadeira data doSeu nascimento.
    • Uma das explicações para a escolha do dia 25 deDezembro como sendo o dia de Natal prende-secomo facto de esta data coincidir com aSaturnália dos romanos e com as festasgermânicas e célticas do Solstício deInverno, sendo todas estas festividades pagãs, aIgreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar adata, colocando em segundo plano a suaconotação pagã. Algumas zonas optaram porfestejar o acontecimento em 6 deJaneiro, contudo, gradualmente esta data foisendo associada à chegada dos Reis Magos e nãoao nascimento de Jesus Cristo.
    • O presépio é uma das representações maissingelas do nascimento de Jesus Cristo.Procura resgatar a importância e a magnitudedaquele momento ao mesmo que nos lembra aforma simples e humilde em que se deu onascimento.A presença do menino Deus naqueleestábulo, ao lado de seus pais, tendo portestemunhas os pastores e os animais erecebendo a visita dos Reis Magos, guiados àgruta pela estrela de Belém, mostra agrandeza e a omnipotência de Deusrepresentada na fragilidade de uma criança.
    • O NATAL é, assim, dedicadopelos cristãos a Jesus, que é overdadeiro Sol de Justiça(Mateus 17,2; Apocalipse 1,16),e transformou-se numa dasfestividades centrais da Igreja,equiparada desde cedo à Páscoa. Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.
    • Sob influência franciscana, espalhou-se, apartir de 1233, o costume de, em toda acristandade, se construírem presépios, jáque estes reconstituíam a cena donascimento de Jesus. A árvore de Natalsurge no século XVI, sendo enfeitada comluzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Umaoutra tradição de Natal é a troca depresentes, que são dados pelo Pai Natal oupelo Menino Jesus, dependendo da tradiçãode cada país.
    • Apesar de todas estas tradições serem importantes(o Natal já nem pareceria Natal se não ascumpríssemos), a verdade é que não nos podemosesquecer que o verdadeiro significado de Natalprende-se com o nascimento de Cristo, que veio aoMundo com um único propósito: o de justificar osnossos pecados através da sua própria morte.Nesses tempos, sempre que alguém pecava edesejava obter o perdão divino, oferecia umcordeiro em forma de sacrifício. Então, Deusenviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sempecados, veio ao mundo para limpar os pecados detoda a Humanidade através da Sua morte, para queum dia possamos alcançar a vida eterna, porintermédio dele, Cristo, Filho de Deus.
    • Este bonito postalé para mandar aopai natal ou para mandar a um familiar que esteja a comemorar noutro país Uma palavra ou um gesto de amizade, valem mais que mil prendas.
    • Trabalho da disciplinaReligião e Moral Professora Emília Nunes Neste Natal quero ser luz a brilhar para todos aqueles que estão tristes e sem abrigo para festejar. Bem Vindo Menino Jesus Trabalho realizado por: Beatriz Silva Gaspar Nº 5 Turma: 6º M
    • * A caminho do Natal – ano B. Edições Salesianas* http://natalnatal.no.sapo.pt/simb_trad.htm