Como as agências de comunicação entendem a comunicação digital

3,081 views
2,902 views

Published on

O trabalho analisa a prática da comunicação digital pelas agências de relações públicas e comunicação do Brasil e é resultado de uma pesquisa realizada pelo Grupo de Relações Públicas Digital com o apoio da Abracom (Associação Brasileira de Comunicação).

Published in: Business, Technology
0 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,081
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
122
Comments
0
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como as agências de comunicação entendem a comunicação digital

  1. 1. ABRACOM Grupo de Estudos Relações Públicas Digitais
  2. 2. Comunicação Digital Conceitos e práticas da comunicação digital nas agências Julho de 2009
  3. 3. Índice  Sumário  Objetivo e Metodologia  Perfil dos entrevistados e das agências  Principais resultados  Conclusões
  4. 4. Sumário  O trabalho analisa a prática da comunicação digital pelas agências de relações públicas e comunicação do Brasil e é resultado de uma pesquisa realizada pelo Grupo de Relações Públicas Digital com o apoio da Abracom (Associação Brasileira de Comunicação).  Aplicou-se um questionário de 20 questões para 191 profissionais de 61 diferentes agências, entre atendentes, redatores, coordenadores, gerentes, diretores e sócios: 85% dos entrevistados possuem menos de 40 anos.  88% dos entrevistados dizem conhecer de moderadamente a muito o conceito de comunicação digital.  Os entrevistados dizem que as agências na qual trabalham oferecem aos clientes sobretudo desenvolvimento e produção de conteúdo de blogs, além do monitoramento de redes sociais.  89% dos entrevistados dizem que podem acessar redes sociais nas agências que trabalham.  45% dos entrevistados pensam que as redes sociais são essenciais para traçar planos e rotas para os clientes.
  5. 5. Sumário  Entretanto, os entrevistados demonstram dedicar pouco tempo do trabalho diário em redes sociais e 21% dizem que não gastam tempo nessa atividade.  77% dos entrevistados dizem saber o significado de RSS e esses mesmos dizem entender o significado de comunicação digital, são leitores de blogs e 60% dizem freqüentar redes sociais.  87% dos entrevistados utilizam no trabalho pelo menos o MSN e 13% dizem não utilizar comunicadores instantâneos.  84% conhecem redes sociais como Orkut, Youtube, Myspace e Facebook, mas há ainda uma grande diferença entre conhecer e utilizar estas redes.  62% dos entrevistados atribuem ao cliente o maior problema de lidar com a rede – “falta entendimento, investimento e valorização das redes sociais como meio.”
  6. 6. Sumário  Daqueles que possuem blogs (34% dos entrevistados): 64% são jovens de até 30 anos, 62% freqüentam redes sociais, mas somente 17% usa a rede para divulgar ações parar clientes.  92% dos entrevistados utilizam blogs como fonte de informação pelo menos uma vez na semana.  Entretanto, 31% dos entrevistados não utilizam o conteúdo de blogs para clientes e 51% dizem que fazem isso algumas vezes.  Os entrevistados vêem a importância das redes sociais para campanha, assessoria de imprensa, comunicação interna, planejamento e estratégia e gerenciamento de crise.  Todos os entrevistados apresentaram interesse em trabalhar com comunicação digital, especialmente na área de planejamento.
  7. 7. Objetivo e Metodologia  Objetivo da pesquisa Analisar o entendimento e o uso das redes sociais pelos profissionais que atuam em agências de comunicação corporativo, relações públicas e assessoria de imprensa.  Metodologia Questionário de 20 questões aplicado a 191 funcionários de agências de publicidade, relações públicas (RP) e profissionais de comunicação. Pesquisa aplicada via web disponível pelo período de 30 dias, por meio de ferramenta de formulário do Google. Apenas uma questão permitia a resposta aberta. Todas as demais contavam com a opção de múltipla escolha.
  8. 8. Perfil dos entrevistados Faixa etária (%) Área que trabalha (%) Cargo (%)
  9. 9. Grau de conhecimento em comunicação digital (1- conhece pouco e 5 conhece muito – em % de pessoas) 88% dos entrevistados dizem conhecer de moderadamente a muito o conceito de comunicação digital.
  10. 10. Perfis das agências participantes Agências (%) Localidade (%)  61 agências por todo o Brasil  Com diferentes expertises: Comunicação Integrada, Marketing Digital e Relações Públicas
  11. 11. Estrutura de trabalho em relação ao conceito de Comunicação Digital e oferta de serviços do gênero (% dos entrevistados) 85 % das agências trabalham com o conceito de comunicação digital.
  12. 12. Principais serviços oferecidos (agências)  Design, desenvolvimento e gestão de blogs corporativos/internos Serviços + citados  Monitoramento/auditoria de redes sociais (blogs, orkut, etc)  Produção de conteúdo para blogs corporativos/internos Serviços - citados  Relatórios quantitativos e qualitativos de monitoramento das redes  Gerenciamento de crise em meios digitais  Produção de conteúdo (desenvolvimento, design e gestão) de podcast e videocast Os entrevistados dizem que as agências nas quais trabalham oferecem aos clientes sobretudo desenvolvimento e produção de conteúdo de blogs, além do monitoramento de redes sociais.
  13. 13. Permissão do uso de redes sociais pela empresa (% dos entrevistados) 89% dos entrevistados dizem que podem acessar redes sociais nas agências que trabalham.
  14. 14. Importância das redes sociais (% dos entrevistados) 45% dos entrevistados pensam que as redes sociais são essenciais para traçar planos e rotas para os clientes.
  15. 15. Tempo diário dedicado ao trabalho em redes sociais (% dos entrevistados) Entretanto, os entrevistados demonstram dedicar pouco tempo do trabalho diário em redes sociais e 21% dizem que não gastam tempo nessa atividade.
  16. 16. Conhecem RSS (% dos entrevistados) Dos que sabem o significado de RSS: • 95% dizem conhecer de moderadamente a muito o significado de comunicação social • 95% utilizam blogs como fontes de informação • 60% dizem freqüentar redes sociais 77% dos entrevistados sabem o significado de RSS e esses mesmos dizem entender o significado de comunicação digital, são leitores de blogs e 60% dizem freqüentar redes sociais. Nota: Segundo o Wikepedia, RSS (Really Simple Syndication) permite o recebimento rápido de notícias ou informações, sincronizadas com fornecedores de conteúdo, de maneira rápida em texto simples.
  17. 17. Comunicadores instantâneos que utilizam no trabalho (% dos entrevistados que mencionaram o item) Comunicadores Instantâneos Uso MSN (Microsoft) 87% MSN (Microsoft) e Gtalk 43% MSN (Microsoft) e Skype 23% MSN (Microsoft), Gtalk, Skype e outras 4% Outras combinações (Gtalk e Skype, ICQ, etc) 5% Não usam 13% Os entrevistados que dizem não usar ou é porque a agência não libera o acesso ou porque não percebem a necessidade do uso no trabalho diário. 87% dos entrevistados utilizam no trabalho pelo menos o MSN e 13% dizem não utilizar comunicadores instantâneos.
  18. 18. Tipos de redes sociais que conhecem e utilizam com alguma freqüência (% dos entrevistados que mencionaram o item) Redes Sociais Conhece Usa Diferença Orkut, Youtube 99% 64% 35% Orkut, Youtube, Facebook 86% 16% 70% Orkut, Youtube, Facebook, Myspace 84% 12% 72% Orkut, Youtube, Facebook, Myspace, Twitter 65% 9% 56% Orkut, Youtube, Facebook, Myspace, Twitter, Linkedin 40% 5% 35% Orkut, Youtube, Facebook, Myspace, Twitter, Linkedin e Outras entre (Flickr, Blip.fm, Last.fm, Delicious, Digg, Slideshare, Sonico. Plaxo) 9% 1% 8% • 99% dos entrevistados conhecem o Orkut e Youtube e somente 64% deles dizem utilizar essas redes; • Quando consideramos Facebook e Myspace, somente 16% e 12% utilizam essas redes, respectivamente; • O Twiteer é também reconhecido por 65% dos entrevistados que conhecem o Orkut, Youtube, Facebook e Myspace. Entretanto, o Linkedin é reconhecido somente por 40% e quando consideramos redes como Flirck, Blip.fm, Last., fm, Delicious, Digg, Slideshare, Sonico ou Plaxo estes percentual cai para 9%. 84% conhecem redes sociais como Orkut, Youtube, Myspace e Facebook, mas há ainda uma grande diferença entre conhecer e utilizar essas redes.
  19. 19. Tipo de dificuldade em lidar com redes sociais (% dos entrevistados) 62% 62% dos entrevistados atribuem ao cliente o maior problema de lidar com a rede - “falta entendimento, investimento e valorização das redes sociais.”
  20. 20. Utilização de blogs por profissionais de comunicação (% dos entrevistados) Número dos entrevistados que Dos que possuem blogs: possuem blogs  A maioria tem menos de 30 anos;  62% tem alguma freqüência no uso de redes sociais;  30% dedicam mais de 50% do seu tempo em redes sociais;  17% usa a rede para divulgar ações para seus clientes. Daqueles que possuem blogs (34%): 64% são jovens de até 30 anos, 62% freqüentam redes sociais, mas somente 17% usam a rede para divulgar ações parar clientes.
  21. 21. Freqüência do uso de blogs como fonte de informação (% dos entrevistados) 92% dos entrevistados utilizam blogs como fonte de informação pelo menos uma vez na semana.
  22. 22. Uso do conteúdo de blogs como sugestão de pauta para clientes (% dos entrevistados) Entretanto, 31% dos entrevistados não utilizam o conteúdo de blogs para clientes e 51% dizem que fazem isso algumas vezes.
  23. 23. Áreas da comunicação mais propensas ao uso de redes sociais (% dos entrevistados que mencionaram o item) Importância das redes sociais para áreas da comunicação Campanhas 92% Assessoria de imprensa 84% Comunicação interna 82% Planejamento e estratégia 78% Gerenciamento de crise 75% Relação com investidores 59% Os entrevistados vêem a importância das redes sociais para campanhas, assessoria de imprensa, comunicação interna, planejamento e estratégia e gerenciamento de crise.
  24. 24. Áreas da comunicação digital que têm maior interesse em trabalhar (% dos entrevistados que mencionaram o item) Área da comunicação digital que tem interesse Planejamento em comunicação digital 56% Desenvolvimento de campanhas que envolvam as mídias/redes sociais 54% Produção de conteúdo para canais digitais (blogs corporativos, wikis, etc) 49% Não quero ou gosto de trabalhar com estes canais 0% Nota: Não foram considerados aqueles que disseram já trabalhar com comunicação digital. Todos os entrevistados apresentaram interesse em trabalhar com comunicação digital, especialmente na área de planejamento.
  25. 25. Conclusões  Os entrevistados demonstraram conhecer, ter interesse e dar valor à comunicação em rede: blogs, redes sociais e comunicadores instantâneos;  As agências nas quais trabalham também sabem a importância da comunicação digital e já oferecem ao mercado principalmente serviços para a viabilização de blogs corporativos e monitoramento de marcas em redes socais;  Entretanto, o mercado retratado pelos entrevistados tem muito a amadurecer: “muitos clientes não dão valor ou não sabem do potencial desta comunicação multidimensional”.  A pesquisa mostra que os entrevistados são menos agentes e mais passivos na rede: são leitores de blogs, demonstram interesse e conhecimento da comunicação digital, mas são a minoria os que possuem blogs ou têm registros em redes sociais além do Orkut e do Youtube.  Uma vez que existe um distanciamento entre o conhecimento e a prática e que um não pode viver sem o outro, é notório que a comunicação digital tem muito a evoluir na ação, no desenvolvimento e no reconhecimento frente ao mercado das agências de comunicação/RP/assessoria de imprensa.
  26. 26. Conclusões  Todos os entrevistados parecem seguir a mesma linha sobre a definição do que é comunicação digital, apontando como resultado se tratar de novos meios de interação, formação, manutenção e reforço da reputação de marcas e empresas a partir de meios eletrônicos (ver anexos);
  27. 27. Contatos:  Para participar do grupo, acesse: http://groups.google.com.br/group/rpdigital?hl=pt-BR  Eduardo Vasques – coordenador evasques@gmail.com http://meadiciona.com/evasques
  28. 28. ANEXOS
  29. 29. O que é comunicação digital para você?  “Entendo com uma nova forma de comunicação que combine as estratégias tradicionais de relações pÚblicas com os canais digitais mais avançados e inovadores - blogs, redes sociais, ou seja, a web 2.0 - maximizando oportunidades de comunicação.”  “Utilização dos meios digitais para a realização dos mais variados trabalhos e tarefas de comunicação. Explorar todos os recursos (sites, podcasts, e-mail marketing, etc) para melhorar e/ou intensificar o fluxo de informações de maneira clara e transparente no mercado e dentro das organizações.”  “Para mim a comunicação digital é todo o conteúdo existente na web, como sites, blogs, redes sociais etc. Sem considerar a questão de qualidade da comunicação.”  “Ações realizadas na web com o objetivo de complementar o trabalho da comunicação corporativa e assessoria de imprensa. A comunicação digital envolve o usuário, que participa ativamente da formação de opinião e criação de conteúdo através de sites, blogs, comunidades e sites de relacionamento.”
  30. 30. O que é comunicação digital para você?  “Vejo a comunicação digital como mais uma interface (que se soma ao rádio, TV e impressos diversos) e creio que, se ainda não for, esteja em processo de se tornar a mais poderosa delas. Por ser um meio que proporciona a troca de informações em tempo real, capaz de congregar um número infinito de pessoas independente de onde estejam fisicamente, somando a isto a queda nos preços de equipamentos e serviços, a meu ver é o meio mais democrático e sedutor de todos. (Existem hoje grupos de estudo e tratamento para viciados em internet na USP/HC, na Unifesp/Escola Paulista de Medicina etc. O poder de encantamento da comunicação digital sobre as pessoas é imenso e, por si só, fascinante.)Apenas tenho dúvidas quanto à utilidade de se desenvolver áreas específicas de comunicação digital dentro das agências. Talvez seja mais produtivo que o conceito e a utilidade da comunicação digital sejam ensinados e incorporados ao trabalho de todos na agência.”  “É mais uma midia a ser usada para a construção de imagem e da visibilidade da marca.”  “Comunicação Digital, na minha opinião,se resume em mídias e ferramentas que são utilizadas para estreitar a comunicação entre o emissor e o receptor em um ambiente saturado por informação, gerando a utilização de ferramentas on-line, softwares específicos e estratégias de marketing geral.”

×