Controle de poluição do ar

7,638 views

Published on

Alguns equipamentos de controle de poluição do ar

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,638
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
171
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Controle de poluição do ar

  1. 1. 0 Os lançamentos de gases e pequenas partículas na atmosfera podem alterar sensivelmente a qualidade do ar, provocando a sua poluição.0 Além da quantidade e do teor dos poluentes lançados na atmosfera, alguns fatores ambientais podem influir no processo de poluição do ar.
  2. 2. A poluição do ar depende, principalmente, de:0 Fontes de emissão de poluentes; tipos e quantidades de resíduos; período de emissão dos mesmos;0 Características climáticas do ambiente, tais como a velocidade e direção dos ventos e a estabilidade atmosférica;0 Condições topográficas do meio, influindo na circulação do ar.
  3. 3. Um exemplo das condições climáticascontribuindo para o agravamento da poluição é ofenômeno conhecido como “inversão térmica” (ou“inversão de camada”, ou ainda, “inversão detemperatura”).
  4. 4. 0 Normalmente, a temperatura da atmosfera decresce com a altura, ficando as camadas mais frias de ar sobre as camadas mais quentes. Ocorre um movimento ascendente do ar, a partir da superfície da terra, com o ar mais quente (mais leve) subindo e o ar mais frio (mais pesado) descendo. Este fenômeno contribui para a dispersão do ar, no sentido vertical.
  5. 5. 0 Nessas situações, o movimento vertical do ar é prejudicado, formando-se uma camada estável. Os poluentes lançados na atmosfera concentram-se nas proximidades da superfície da terra, podendo resultar em grave problema de poluição.
  6. 6. Dzerzhinsk, Rússia. A cidade mais quimicamente poluída na TerraLinfen, China. Tem maispoluição atmosférica do quequalquer outra cidade nomundo.
  7. 7. As principais fontes de poluição atmosférica são:0 Fontes industriais, incluindo as fábricas e outros processos, tais como a queima de combustíveis derivados do petróleo, em fornos caldeiras etc.;0 Transportes, compreendendo os veículos automotores de vários tipos e o tráfego aéreo;0 Outras fontes, tais como: incineração do lixo; perdas, por evaporação, em serviços petroquímicos; queima de combustíveis para aquecimento de edificações; queima da vegetação (queimadas); consumo de cigarro.
  8. 8. Poluição industrial Poluição por veículos
  9. 9. Os principais poluentes atmosféricos são:0 Material particulado (fuligem);0 Monóxido de carbono;0 Óxido de enxofre;0 Hidrocarbonetos;0 Óxidos de nitrogênio;0 Oxidantes fotoquímicos. AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das populações: genética, evolução e ecologia. Volume 3. São Paulo: Moderna, 1994. p. 465.
  10. 10. A presença de poluentes na atmosfera poderesultar em prejuízos à saúde humana, aosanimais, aos vegetais e aos materiais em geral,podendo-se enumerar os seguintes efeitos:
  11. 11. 0 Danos à saúde humana, contribuindo para a maior incidência de doenças respiratórias, irritação nos olhos e pulmões, podendo causar até a morte;0 Redução da visibilidade, devido à presença de partículas de materiais na atmosfera;0 Danos aos animais, podendo causar até a morte, em situações graves de poluição do ar;
  12. 12. DoençaspulmonaresIrritação nosolhos
  13. 13. Campo de visão reduzidodevido a poluição
  14. 14. 0 Prejuízos aos materiais, tais como: corrosão do ferro, aço e mármore; deterioração da borracha, de produtos sintéticos e tecidos; sujeira de roupas, prédios e monumentos;0 Danos aos vegetais, causando a descoloração de folhas e flores, queda de folhas falhas na floração e produção de frutos, malformação e até mesmo a morte de plantas.
  15. 15. Oxidação dos metaisMalformação de vegetais
  16. 16. O controle da poluiçãoatmosférica, principalmente nas grandescidades ou centros industriais, torna-senecessário para garantir uma qualidadesatisfatória ao ar. Entre as principais medidasde controle, destacam-se:
  17. 17. 0 Localização adequada de industrias, com relação às residências e a outros usos sensíveis, exigindo-se um afastamento conveniente, em função do potencial de poluição da fonte;0 Instalação de equipamentos de retenção de poluentes, nas industrias e outras fontes de poluição da fonte;0 Controle da emissão de gases a partir dos veículos, através de novas técnicas de fabricação que conduzam a uma menor produção de poluentes atmosféricos;
  18. 18. 0 Utilização maior do transporte coletivo, nas grandes cidades, em substituição ao transporte individual;0 Melhoria do sistema de transporte urbano, buscando-se um fluxo mais rápido dos veículos, o que resultará numa menor quantidade de poluentes lançados na atmosfera;0 Controle da queima do lixo e de outros materiais; nos incineradores de resíduos sólidos, devem ser instalados dispositivos de controle da emissão de poluentes.
  19. 19. Curiosidade
  20. 20. Rio Citarum, IndonésiaO Citarum tem sido chamado de rio maispoluído do mundo. Cerca de cinco milhõesde pessoas vivem na bacia do rio, e muitosdeles dependem de seu fluxo para o seuabastecimento de água.
  21. 21. Fontes0 http://www.institutoecofaxina.org.br/2010/01/2401 2010-por-william-rodriguez-schepis.html0 http://campeche.inf.furb.br/sias/saude/Textos/polui cao_ambiental.htm0 Google Imagens

×