Your SlideShare is downloading. ×
Conceitos Básicos de Sociologia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Conceitos Básicos de Sociologia

95,379

Published on

Conceitos básicos de Sociologia …

Conceitos básicos de Sociologia
Introdução a Sociologia

Published in: Technology
1 Comment
11 Likes
Statistics
Notes
  • ahh
    obrigadah
    me foi muito útil esse texto...^^
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total Views
95,379
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
831
Comments
1
Likes
11
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Conceitos básicos de Sociologia 3ª série Ensino Médio Profª Marilete Peres Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro Sociologia
  • 2. Interação social : é o resultado da estimulação recíproca entre indivíduos. A Sociologia investiga as variações nos padrões de interação social.
  • 3. Quando dá uma aula, o professor está em contato social com seus alunos e estabelece comunicação com eles. Os alunos aprendem coisas; seu comportamento, portanto, sofre uma modificação; também o comportamento do professor sofre modificações. Dizemos então que existe entre eles uma interação social .
  • 4. Isolamento social Aristóteles tinha razão ao afirmar: “o homem é por natureza um animal social”. A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem tem necessidade de seus semelhantes para sobreviver, para propagar e perpetuar a espécie e para realizar-se plenamente como pessoa.
  • 5. A sociabilidade, a tendência natural para viver em sociedade, é desenvolvida através do processo de socialização. O isolamento social é a ausência de contatos sociais.
  • 6. Contatos e processos sociais: Os contatos sociais caracterizam o modo como os indivíduos participam da interação e os processos definem como se realiza a interação. - Fato Básico : Interação entre A e B; - Contato Social : Como A e B estão envolvidos - Processo Social : Como se realiza a interação entre A e B
  • 7. Processo Sociais Básicos Definição Comunicação : Sinônimo de interação social Socialização : Sinônimo de educação (integração das novas gerações e dos novos membros do grupo) Cooperação : Aproxima os indivíduos na ação conjunta ou no parcelamento de tarefas, visando ao objetivo proposto.
  • 8. Competição: A competição é uma força que leva os indivíduos a agirem uns contra os outros, em busca de um melhor “lugar ao sol”. A competição nasce da vontade de ocupar uma posição social mais elevada, de ter uma importância maior no grupo social, de conseguir riqueza ou poder etc ;
  • 9. Conflito : Luta consciente e intermitente pela conquista de status; O conflito social é um processo social básico porque, empenhando-se em conflitos, os homens provocam mudanças sociais.
  • 10. Acomodação: Solução provisória do conflito. Quando, num conflito, um dos adversários derrota o outro, o derrotado, para não correr o risco de ser totalmente liquidado, aceita as condições impostas pelo vencedor .
  • 11. Assimilação : Solução definitiva do conflito A B. Pela assimilação se suspendem os conflitos. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos diferentes tornam-se mais semelhantes. A assimilação processa-se por um mecanismo de imitação, exigindo um certo tempo para se realizar. É um processo longo e complexo.

×